O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

18 abril 2006

Introdução

Amigos do social: este é um pequeno canto no qual eu procurarei retomar o título de um dos meus livros, os combates pela mentalidade sociológica. E tentarei isso sob um duplo prisma: primeiro fazendo a sociologia de mim próprio e, depois, a sociologia dos outros. Na realidade, não é possível fazer a segunda sem começar pela primeira. Porque, como bem sabeis, temos, muitos de nós, o pecaminoso defeito de pensar que ao olharmos os outros estamos, nós, os sociólogos, imunes a tudo aquilo que é a carga multiforme dos nossos hábitos, dos nossos prejuízos, da nossa cultura e dos nossos valores. Nenhum ser fora de nós (terrível forma de dizer as coisas) pode ser visto, lido, interpretado, se, primeiro, não começarmos nós, sociólogos, por nos interpretarmos a nós próprios. E uma forma de começar por mim é assumir-me carregado de defeitos, mergulhado por completo em automatismos cognitivos e verbais, como diria o falecido Pierre Bourdieu. A primeira tarefa do sociólogo consiste, exactamente, em disso ter consciência e isso enunciar com honestidade.

1 Comments:

Blogger TOMAS MUARRAMUASSA said...

A nascente de um rio pode ser pequena, mas denuncia o manancial que existe na profundidade do seu subsolo

16/4/08 6:08 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home