03 fevereiro 2008

Inranek Kalau vence em turco

De vez em quando faço alguma arqueologia na net, pesquiso. E foi fazendo isso que descobri que o moçambicano Inranek Kalau ganhou o ano passado um prémio nas olimpíadas linguísticas turcas: entre 550 estudantes de 100 países, foi um dos 16 estudantes apurados para o melhor poema e a melhor recitação. Ele recitou "Sanli Gelecek" (futuro glorioso) e disse: "Sou humano, mesmo se negro".
E, já agora, veja o vídeo da sua recitação, que consegui localizar, no qual Kalau recorda em seu traje a pele do leopardo. E repare-se como Kalau é aplaudido.

5 comentários:

Isabel Victor disse...

Artes & Letras, ecos de África (de uma África Atlântica e insular )lá nas áginas do " Caderno ... "

(Estou encantada com estas paragens ... com estas pessoas)

Abraço de Sodade (ainda que virtual ...)

iv

Carlos Serra disse...

Já lá fui espreitar e creia que amei. Abraço índico!

Antonio Aljofre disse...

Alo professor!
Aproposito dos mocambicanos que vao dando cartas alem fronteiras, encontrei, navegando na net, um mocambicano que ganhou um premio denominado Young Minds 2007 da International Telecommunication Union baseada na Suica. Ele Chama-se Stelios Papadakis e concorreu para o premio com o trabalho intitulado Technological Convergence: Opportunity and Challenges. Confira professor no segunte endereco: www.itu.int/osg/spu/youngminds/history.html. Penso que essa informacao deve ser compartilhada por todos, prof! Abraco made in Mozambique

Nelson disse...

Stélios Papadakis, se o cérebro me continua fiel e leal deve ser o "madala" como lhe chamávamos na 25 de Setembro em Quelimane e conheci-o pessoalmente. Ganhou uma bolsa junto à um Aljofre(que pode ser António), autor do comentário anterior que chamávamos "novo" e rumaram a Suazilândia. Eram "cabeças" em ciências esses rapazes e muito de "nós" lhes seguíamos as pegadas. Não me surpreendo que tenha chegado longe, muito longe.

Anónimo disse...

Saudacoes!
Com muito agrado que vejo este comentario de Antonio Aljofre a proposito de Stelio Papaquides que ganhou este premio. O Jornal Diario da Zambezia que se edita em Quelimane, havia escrito de facto acerca deste premio do jovem mocambicano. 'E um ganho para este pais.
Por isso caro Aljofre continue a despertar os outros.
Antonio Zefanias