Acontece que Frelimo e Renamo têm exibido em comícios as suas novas aquisições militantes. Mas agora é a vez do MDM. Com efeito, citando a Agência de Informação de Moçambique, a "@verdade" online reporta que jovens dizendo-se da Frelimo filiaram-se no MDM. Confira aqui. Este é um tema que carece ser ser pesquisado e analisado.
Adenda às 7:45: no “café da manhã” da Rádio Moçambique, o Emílio Manhique tem apresentado porta-vozes de partidos políticos. Porém, meia dúzia de pessoas (creio que sempre as mesmas) imediatamente entra em linha para dizer que os porta-vozes são ignorantes, enganadores, pedichões, palhaços, etc. Aniquilamento total.
Adenda 2 às 14:15: há vários temas a consultar no Boletim sobre o processo político em Moçambique (15), 13 de Outubro de 2009, aqui.
Adenda 3 às 16:16: produção de clichés: (1) a Frelimo vai ter uma vitória retumbante; (2) a Renamo vai desaparecer de vez do mapa político do país; (3) o MDM deve restringir-se à Beira e tratar apenas do município.
Adenda 4 às 16:21: "CNE acumula infracções!", é o título do editorial de Salomão Moyana no semanário "Magazine Independente" desta semana. O jornalista escreveu que a CNE age como se fosse a mando da Frelimo e que não tem nenhuma legitimidade para exigir o cumprimento da lei a quem quer que seja, pois ela-própria nunca se preocupou em cumprir o número 3 do artigo 20 da Lei 8/2007, de 26 de Fevereiro, o qual diz que "os membros da CNE funcionam em regime de exclusividade." (p. 7).
10 comentários:
Ja repararam que no diario de campanha da TVM quando se trata da frelimo ou seu candidato a filmagem e feita de maneiras a mostrar enxentes mas quando se trata da oposicao o truque e focar no portavoz e evitar mostrar o ambiente que o rodeia? porque sera?
Porque e que eu cidadao que ganha o pao com muito suor e sacrificio tenho que pagar a taxa de radio duma radio pertencente a um partido politico? que direitos e obrigacoes tenho eu como consumidor que paga a taxa de um produto que nao serve os meus interesses? Porque e que nao pagam aqueles a quem a radio beneficia?
O que e que a lei diz sobre o uso de meios do estado para campanha eleitoral? simplesmente que e proibido? nao preve sancoes? e quem e que tem que fazer cumprir a referida lei?
Tou preocupado com aquilo que o Noticias escreveu em volta da saida dos jovens da Frelimo para o MDM em Nampula.
So porque os jovens da Frelimo foram para o MDM, este jornal escreve dizendo que "um grupo de 10 jovens que se dizem membros da Frelimo" (SIC. A questao 'e: Porque que se dizem? So se fosse o contrario, ai sim seria capa no Matutino?
Coisas do nosso jornalismo.
Uma fila de anónimos que me antecederam, curioso. Dizem qualuqer coisa interessante e preocupante e querem, porém, que nós, eu, as tomo como verdadeiras se mal se identificam? Ainda continuo a não perceber do que é que temem os anónimos. Tem duas caras? Talvez.
Um abraço
N é so o manhique que demostra claramente o seu apoio a um determinado pertido, veja-se o caso deste blog tb quantas vezes n se publicam ideias contrarias as do Blog, espero que este ak passe haver vamos.
Viriato, é assim mesmo, grande valente! Abaixo os anónimos, viva Mugabe!
Os funcionarios da SOCREMO em Manica sofreram um desconto obrigatorio dos seus salarios para contribuir para a campanha do partido no poder. Sei que o sr. Viriato nao vai acreditar mas e a pura verdade.
A proposito de imagens da TVM. Quando o Presidente da Republica passava a ponte do Zambeze, tinha mesmo por traz da sua viatura duas grandes bandeiras do "galo", Ao lado uma do Partido. Via-se a dificuldade do camerman em tira-la do seu zoom, colocando uma boa parte da tela com imagem do pavimento da ponte até ao tejadilho. Quando o Galo saiu do horizonte, foi possivel, a tamanha enchente que atraz acompanhava o carro do Presidente Guebuza.Claro, deixou-se de ver o pavimento. O mau disto é até de ponto de vista tecnico: fechar o zoom quando não se tem a camara estabelizada dá no que deu: imagem instavel e irritante a vista de quem tem a sua Tv ligada. Não só: quando o G-19 apareceu pela terceira vez e numa conferencia de imprensa, a TVM passou as imagens e entendeu traduzir e mal o que o embaixador disse. Depois fez alusão ao facto de ser uma atitude de ingerência, citando a opiniao de uma fonte fidedigna. Que fonte? nem nome, nem imagem dessa fonte. Via-se no pivot Marcos e depois Anselmo um tique de quem não estava muito de acordo. Ou o absolutismo vai sair fortalecido destas eleições ou o poder está esfiar-se. Só Deus sabe.
Patético a ironia do terceiro anónimo que reagiu a minha inquietação face ao anonimato ósseo. Devo dizer que adoro Mugabe e sei porque o faço. Este homem será compreendido no futuro muito breve. Aconselho-lhe a ler a minha reflexão que sai já na 2f, espero que não me leve a mal: só defendo o líder do Zimbabwe, o meu escolhido. O anónimo que fique com o seu líder, eu fico com o Mugabe.
Um abraço
Enviar um comentário