Aurélio Maússe colocou o seguinte tema para debate: "Faz já alguns meses que o parlamento europeu, reunido em Estrasburgo, aprovou a chamada directiva de retorno dos emigrantes clandestinos no espaço europeu, como é sabido esta directiva harmonizou as regras para a detenção e expulsão dos emigrantes ilegais por todos os países membros da união. Não seria esta uma forma de dizer aos africanos fiquem onde estão porque por cá já não são necessários? Como será que os governos africanos encaram estas novas regras?"
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
"...nao seria esta uma forma de dizer aos africanos fiquem onde estao porque por ca ja nao sao necessario ? "
A lei REALMENTE refere especificamente os africanos.
E ainda me acusam de eurocêntrico!!!
Dois pesos e duas medidas seria a lei justa a ser seguida pelo nosso governo, desencorajando que moçambicanos sejam expulsos do estrangeiros de forma arbitrária. Angola tem sido um exemplo disso.
Um abraço
Interressante debate, gostaria de saber o k pensam os mocambicanos sobre o assunto, n nos esquecamos dos recentes casos de xonofobia na Rsa.
Enviar um comentário