24 julho 2009

McRoger e o debate


Entretanto, leia um trabalho sobre McRoger publicado pelo "Savana" desta semana, aqui.

8 comentários:

Viriato Dias disse...

Um cágado não sobe em árvore. Se algum dia vir um, não se espante, porque alguém lá o colocou. Vai preparando uma mesa para quando cair não se magoar. Assim disse, ironicamente, o actual Presidente do BIM, citado por um economista anónimo. umBhalane, também irónico, que me ajude a esclarecer a razão destas palavras.

Um abraço

Kanyoza disse...

Caro Prof.,

Simplesmente vergonhoso. Alguns de nos jovens estamos mesmo muito mal posicionados no saber pensar, ser e falar.

Infelizmente, o a elite adora esse tipo de escovas como MC Roger.

Nao custava nada MC Roger consultar um pouco a historia de Mocambique que ele diz que valoriza imenso. Agora todo PALOP sabe que ele nao e "patrao", mas sim "moleque".

Anónimo disse...

 Que esperar de quem num encontro para troca de opiniões, debate de ideias sobre o papel da juventude nos destinos do país, não foi capaz de deixar a "máscara" de artista (óculos escuros, poses de patrão, honras de primeira fila, desrespeito pelas regras do debate) e apresentar-se simplesmente como jovem.

 Mais grave do que a gafe sobre quem assinou ou não o Acordo de Roma (que naquela balburdia que criou, ainda corrigiu, dizendo que Guebuza não assinou mas teve o papel preponderante na negociação),

foi a DESPROPOSITADA atitude, o aparato e o aproveitamento da ocasião para "lustrar" Guebuza, a Frelimo e o poder em geral.

 A MCRoger aplica-se com toda a propriedade a expressão: "mais papista que o papa".

> Óbviamente que MCRoger é um empreendedor, um jovém de sucesso, "escorregadio quanto baste".

 No debate em geral houve algumas intervenções interessantes, mostrando que a juventude tem ideias e preocupações com o futuro, mas, no seu todo, foi fraco. Todavia, uma experiência muito positiva que julgo ser de repetir: faltam-nos programas de debate desta natureza. Parabéns STV.

 É bom ouvirmos dizer (Venâncio) que a juventude tem que lutar por mudanças de atitude: para que, p.e, no aparelho de Estado sejam abolidos os comités e células de qualquer partido; para que se exija na próxima campanha presidencial a realização de debates televisivos entre todos os concorrentes, incluindo Guebuza, que nesse período deve despir a "farda" de PR. ....

 MAS, o mesmo Venâncio, Gilberto Mendes, “painelistas”, e outros jovens, ao mesmo tempo que eram críticos contra o poder, não perdiam a oportunidade de ir realçando coisas do género “ bem, eu digo isto, mas o meu partido, todos sabem qual é...”

> no fundo, insinuando que a alternativa à Frelimo está dentro da própria Frelimo, de correntes internas que deverão surgir para reforço da democracia e debate político.
__

Reflectindo disse...

Primeiro arrepiaram-me (desculpem-me) as palavras do MC Roger e não menos a falta de conhecimento daquilo que ele mesmo falava.

Mas mesmo assim valeu muita a pena, pelos jovens que deram as suas palavras em resposta a MC Roger fica-se a saber que a real juventude está acordada ou a acordar. Isto aqui é que precisamos. Os jovens devem se abster do lambe-botismo e assumirem a cidadania.

Reflectindo disse...

"na próxima campanha presidencial a realização de debates televisivos entre todos os concorrentes, incluindo Guebuza, que nesse período deve despir a "farda" de PR. ...."

entre outras propostas, esta aqui deve ser actualizada. Jonathan McCharty do Desenvolver Mocambique e eu já dissemos que os jornalistas e académicos deste Mocambique terão que exigir um debate dos candidatos presidenciais. Se Armando Guebuza recurar que debatam os outros. Sejamos sérios como outros.

Anónimo disse...

Patrao 'e patrao!

Nao sei porque 'e que se espantam!

MC ROGER 'e isso que mostrou!

Sempre foi isso!

Nada mais!

Promovido pelo partidao!

Pago pela AMARELA!

faz ouvir a toria da ESCOVA!

PATRAO 'e PATRAO!

Nelson disse...

MC Roger once again! Quem havia de ser????

Anónimo disse...

Mr Roger


Apanhado,depenado e enxuvalhado pkausa da sua arrogancia.