14 junho 2008

Floresta de Cabo Delgado a saque (4) (continua)

Extractos de um relatório preliminar:
"Sector Laboral
Mofid - foram encontrados 10 estrangeiros de origem chinesa e malaia, sem identificação, ou pelo menos não pareciam querer mostrar.
Senlian International - foram encontrados 4 chineses com Dires sem os seus respectivos processos de atribuição, inclusive sem contratos de trabalho, 2 chineses com vistos de turistas já expirados, 3 com os seus processos em tramitação mas já estavam a trabalhar.
King Wood - foram encontrados 5 cidadãos de origem ganense, com contrato de trabalho, sem Dire e passaporte com visto de turistas.
Tiehne - foram encontrados 5 chineses, não foi possível haver uma comunicação com eles pois só falavam chinês e quem fazia a tradução não se encontrava na empresa.
Wood Export - foram encontrados 3 israelitas e 5 somalis; 4 ganenses dos quais está em curso um processo para a sua legalização, mas já a exercem as suas actividades, o restante não apresentou nenhuma identificação.
Madeiras Alman - foram encontrados 3 cidadãos de origem asiática que se recusaram a identificar-se.
Miti - o Gerente não se encontrava lá, e ninguém estava autorizado a prestar declarações, por isso nada se conseguiu apurar, a Direcção Provincial do Trabalho em entrevista com o seu Director Provincial apontava a Miti, como uma das empresas que mais emprega trabalhadores estrangeiros em situação ilegal." - Justiça Ambiental, Relatório Preliminar sobre a Problemática das Florestas em Cabo Delgado, Dezembro de 2007.

1 comentário:

Anónimo disse...

...chineses, chineses,chineses, asiaticos, etc...
Mas provavelmente ca entraram, e ca operam (desflorestam) com a conivencia de alguns mocambicanos ... E que tem tutela o sector, ou nada pode (ou quer) fazer, nao ve, finge que nao ve, etc...

pois, pergunto-me se este tipo situacoes, e atitude de passividade das autoridades, naum podem constitur (parte dos) ingredientes para o surgimento de reacoes de violencia (ta-me custando evitar o termo "xenofoba")...

Me considero uma pessoa pacifica, mas confesso que ao ver o pais a saque desde maneira (supostamente por estrangeiros), e sem que as autoridades ponham termo a isto, ja estou a fervilhar, e COMESSO ATE' A "IDEAR", SE A SOLUCAO DE EFEITOS IMEDIATOS NAO SERIA PREGAR UM SUSTO (MENOS CONVENCIONAL) NESTES INDIVIDUOS. JA E' DEMAIS ...