13 fevereiro 2008

A cruzada de Rosa


A governadora cidade de Maputo, Rosa da Silva, está em cruzada contra a violência e quer que as crianças não adiram às "manifestações violentas". Foi o que ela pediu ontem na Escola Secundária de Laulane, na capital do país.
Uma boa cruzada, sem dúvida. E eu disse isso ontem à TVM ontem. Porém, as crianças não precisam de ser instrumentalizadas por quem quer que seja: elas estão na rua em permanência, vivem em bairros onde a rua é a casa, onde o contacto permanente é a regra, sabem da violência de forma instintiva, são elas que, por regra, aprenderam a intrumentalizar as situações. Pertencem a meios sociais, a um rio que certos círculos condenam por violento, esquecendo as margens que o tornam violento. Querer evitar a "instrumentalização" das crianças esquecendo as condições sociais que tornam as crianças violentas é a mesma coisa que querer curar um cancro com uma aspirina.
A foto da imagem foi tirada pelo meu estudante Samo Gudo, algures na cidade de Maputo no dia 5 de Fevereiro, dia da revolta popular em Maputo.

1 comentário:

AGRY disse...

Inseri há momentos uma pequena postagem sobre esta problemática. Coisa pouca.De qualquer forma, sugere ( ou pode sugerir) que se trata de plágio.Para evitar mal-entendidos, faço referência ao Diário
Abraço