05 março 2010

Manguele desconseguiu


Segundo o The Times of India, o nosso compatriota Nelson José Manguele ensaiou o conto de vigário por terras da Índia, prometendo a empresários locais triplicar os dólares. Saiu-se mal com o proprietário de uma empresa farmacêutica. Agora, Manguele está detido em Bangalore e com o passaporte confiscado. Aqui (agradeço ao Ricardo de Paris pelo envio da notícia).Free Translation

4 comentários:

umBhalane disse...

Golpe "Nigeriano", e logo na Índia???!!!

Só tinha que se dar mal.

A internacionalização é dificil.

Abdul Karim disse...

A Arte Mocambicana chegou a India.

ricardo disse...

Fuga de "cerebros" nao compensa...

ricardo disse...

Mesmo para ser vigarista e preciso uma educacao de qualidade. E que segundo me fizeram constar...

"...Evolução da Educação em Mocambique e preocupante...

Antigamente ensinava-se e cobrava-se a tabuada, caligrafia, redacção, dactilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Prácticas Agrícolas, Prácticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteava-se a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.

Mas leiam um relato recente de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou US$ 15,80. Dei à balconista US$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 cents, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 dolares de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou US$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indique o lucro:
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. O lucro é de US$ 20,00.
Está certo?
a) ( ) SIM
b) ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no US$ 20,00.
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no US$ 20,00. (Se você é negro, especial, gay ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
E se um fedelho resolve sujar a parede da sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi a que venceu em um congresso sobre vida sustentável:

“Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Teria sido isso que traiu Manguele?!