Por alegadamente ter em público proposto a transferência de um administrador, o cidadão Aiuba Assana foi condenado a quatro meses de prisão pelo tribunal judicial distrital de Muecate, província de Nampula, que considerou a atitude de Aiuba como desonrosa para o administrador. Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
Prisão? Só!!!
Há bem poucos, poucos, anos, iria ser reeeducado nos confins do Niassa, Cabo Delgado, ou então engordar os felinos da Gorongosa.
Sorte dele os doadores estarem a refrear os ânimos, a controlar a bola, o esférico...
Este vírus de generalizar é que não gosto. Se a ideia é associar o comportamento de cada dirigente do Sistema como o pensamento de um todo, ai fico nervoso. O Niassa não durou 500 anos. O Niassa não matou mais do que os 500 anos. O Niassa não destruiu o país. O Niassa, pelo contrário, foi um plano bom, mas muito mal executado. Eu jùa aqui disse que Pina Manique, só para citar um exemplo, fez o mesmo em Portugal e até foi gratificado pela rainha.
Nisso ninguém fala. Se este cidadão foi preso, ainda bem que a imprensa denunciou. Mas não pode o senhor indomável associar esta medida ao caso de Niassa, muito menos subestimar os esforços do Governo, já que para si o país só é país graças aos doadores. O Zimbabwe não acabou quando os doadores se foram embora....
Zicomo
Senhor domável, não fique nervoso.
Se não aguenta as evidências históricas, os factos comprovados, documentados, escritos, relatados, sofridos, com o clamor das vítimas ainda injustiçadas,...
pouco posso fazer por si, Sr. domável.
Quer branquear o quê?
Quem?
Mas eu sei que a vida está dificil...
Caciquismo Judiciario. Um pais, dois sistemas...
Como e que os linchamentos nao se tornarao tao "populares"?
Assiste-se-lhe o exemplo!
Já compreendi que o seu inimigo não sou eu. Compreendo-lhe, mas não posso fazer nada.
Samora já morreu. Outros, que o destruiram, esses estão ainda no poder. E multiplicam-se.
A sua raiva nem que seja descarregada a mim, não chegará a eles. Sinto muito, chamuale umBhalane.
Zicomo
Chamuale Viriato
Até que enfim que já "viu" que eu não sou seu inimigo, porque:
1 - já tinha ido lá, onde está;
2 - não há razões, no meu ponto de vista (sou demasiado Europeu, o mesmo que dizer, demasiado tolerante);
3 - finalmente, o chamuale Viriato não tem envergadura, arcaboiço, para ser meu inimigo - não é qualquer um, LOL.
Congratulo-me por ter escrito algumas verdades, de la palice, diga-se.
Cumprimentos, e obrigado.
Só posso rir...porque chorar, iria aumentar a sua tristeza. Essa de Europeu, tolerante, meu caro amigo, conte aos seus netos e amigos de vidimas.
Moçambique há 40 anos atrás (o que são 40 anos) era vassalo de Portugal. E o chamuale esqueceu tudo que os indomáveis impuseram contra os moçambicanos? Não faça lá isso, pá, chamuale.
Você vai precisar de beber a água do zambeze e ai, se não lhe pego eu, será o crocodilo (brincadeira).
Zicomo
Enviar um comentário