Segundo o The Times of India, o nosso compatriota Nelson José Manguele ensaiou o conto de vigário por terras da Índia, prometendo a empresários locais triplicar os dólares. Saiu-se mal com o proprietário de uma empresa farmacêutica. Agora, Manguele está detido em Bangalore e com o passaporte confiscado. Aqui (agradeço ao Ricardo de Paris pelo envio da notícia).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Golpe "Nigeriano", e logo na Índia???!!!
Só tinha que se dar mal.
A internacionalização é dificil.
A Arte Mocambicana chegou a India.
Fuga de "cerebros" nao compensa...
Mesmo para ser vigarista e preciso uma educacao de qualidade. E que segundo me fizeram constar...
"...Evolução da Educação em Mocambique e preocupante...
Antigamente ensinava-se e cobrava-se a tabuada, caligrafia, redacção, dactilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Prácticas Agrícolas, Prácticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteava-se a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.
Mas leiam um relato recente de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou US$ 15,80. Dei à balconista US$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 cents, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 dolares de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou US$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indique o lucro:
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. O lucro é de US$ 20,00.
Está certo?
a) ( ) SIM
b) ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no US$ 20,00.
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no US$ 20,00. (Se você é negro, especial, gay ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
E se um fedelho resolve sujar a parede da sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi a que venceu em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Teria sido isso que traiu Manguele?!
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