21 março 2010

Arquitectos da pobreza

Em epígrafe o título de um livro de Moeletsi Mbeki - várias vezes referido neste diário - , com um excerto que pode ser lido aqui. Free Translation

6 comentários:

Viriato Dias disse...

De novo à pobreza. Espero que nem o Karim nem o Ricardo não voltem as machadadas. Preciso de vós quando for promovido à coveiro. Sim, coveiro, porque para o resto e perante os olhos de alguns, sou um simples coitado.

A pobreza, disse eu ontem, é uma necessidade para os ricos, para mal dos pecados dos pobres. Dizia-me um colega, por sinal membro sénior do SISTEMA, na falta de pirilampos, as florestas morreriam, e na falta de florestas implicava à morte dos pirilampos. Darwismo? Talvez!

O que cada um de nós deve fazer para acabar com a pobreza é lutar contra o conformismo, contra o vírus da pobreza. Não podemos esperar que o governo faça algo por nós. Não é missão de nenhum governo capitalista acabar com a pobreza. Isso nunca.

Por isso, mais do que cânticos, se calhar seguissemos os conselhos de Hélder Muteia na sua obra Nhambaro, os políticos deviam ir aos conselhos de ministros / parlamentos com fomes para que seja sentida as dificuldades do povo. Mais não digo.

Zicomo

PS: A juventude actual está mais para o facilitismo. Deus, dizia-me um amigo padre de Nampula, que Deus dá doença aos preguiçosos.

Abdul Karim disse...

"nao 'e missao de qualquer governo capitalista acabar com a pobreza" - muito discutivel.

Acredito que os arquitectos da pobreza tendem a defender principios "filosoficos" de natureza semelhante 'a frase acima.

Entendivel.

Viriato Dias disse...

Podes contrapor este meu raciocínio, Karim? Apresente-me factos. Os sistemas capitalistas, associado as democracias do século XXI, cada vez mais asfixia o povo. A pobreza, disse eu mais do que uma vez, beneficia as classes do poder. Ou minto? Quer provas?

Desde que os Estados se ergueram, quantos pobres se multiplicaram. Quantos ricos se ficaram mais ricos? O pior, quando consultados a fórmula de riqueza, dizem que crfiando patos. Quantos patos precisarei criar para, à semelhança dos ricos, ficar rico? Ou será que os patos que os ricos criam são amarelos? Os meus, pretos!

Karim, Karim, Karim, a pobreza é o mal que veio e vai acabar com o mundo.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Provavelmente esteja o erro em considerar capitalismo ao que fazem os criadores de patos.

Depois criadores de patos sao tambem idolos de muitos, nao 'e ?

Agora, que o sistema capitalista falhou, e os lideres africanos falhados tentam justificar as suas acoes atravez do que eles, os lideres africanos falhados, denominam de sistema capitalista, e usam os "pseudo-intelectuais" pra criar esse engano, isso ja 'e outra conversa, pra um outro post.

Mas muito claramente, ainda vai denominar-se o actual sistema nosso, eu era capaz de denomina-lo de "roubismo". pode opinar, se quizer compartilhar o meu pensamento.

"a pobreza é o mal que veio e vai acabar com o mundo."- nao concordo com essa frase do Viriato porque acredito que a pobreza 'e resultado da incapacidade do ser humano em compartilhar o minimo com o seu proximo, e o ser humano evolui sempre, logo a pobreza nao vai acabar com o mundo, o mundo vai acabar com a pobreza.

"O que cada um de nós deve fazer para acabar com a pobreza é lutar contra o conformismo,..." essa frase assim incompleta, 'e o melhor contributo que na minha modesta opiniao que o Viriato ja deu, aqui.

Do fundo do coracao, Obrigado e que Deus o Abencoe Sempre.

Viriato Dias disse...

Grande Karim

Eu já percebi o seu jogo. Morde e sopra. Mbewa é o nome que o meu povo dá a esse tipo de rato que abunda "maningue" lá na minha querida terra Tete.

Não faz mal. Está no seu direito de pensar. Eu até gosto quando o Karim pensa, o problema é que esquecesse sempre duma coisa: que o país só tem 36 anos. Os que soma milhares deram-nos os piores exemplos.

O problema de África é conhecido. O espírito de recompensa, a inércia, a corrupção, o nepotismo, etc., fazem deste meu amado continente uma desgraça. Mas não é só África que está assim. Na Índia onde o Karim se encontra é outra tragédia que o mundo esconde.

Eu compreendo-lhe quando diz que o pai dos patos tem seguidores. Este é outro mal pensar que quem está a favor de uma acção qualquer do Sistema pertence a ela. É proibido pensar de maneira diferente. E porque é que não havia de ter seguidores?

Eu não preciso cantar o que faço pelo país. Deixo esta tarefa os outros, como disse o professor Saraiva, quem exibe ou exige algo para promover o seu ego, é porque no fundo falta-lhe qualquer coisa.

Que Deus abençõe também ao Karim e não se esqueça, o país só tem 36 anos. A pobreza vai ainda lhe deixar.

Abdul Karim disse...

Como queira Viriato,

Tenho sido ultimante muito "apelidado", nunca fui comparado ao rato, mas se assim pensa, quem sou eu para o fazer dis-pensar.

Esteja avontade pra chamar-me e comparar-me com o que achar digno pra mim.

nao me chateio com isso. ja me chateei antes, quando era miudo, acho que cresci, aqui neste BLOG.