26 março 2010

A "hora do fecho" no "Savana"

Na última página do semanário "Savana" existe sempre uma coluna de saudável ironia que se chama "A hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Deliciem-se com "A hora do fecho" desta semana, da qual ofereço, desde já, um aperitivo:
* Também complicado está o bom do nosso ministro refresco. Finalmente chegaram os aumentos dos combustíveis, mas o pior ainda está para vir. Os escovas reproduziram acriticamente a lista de mercearia do que ficou por comprar com os 114 milhões pagos em subsídios às gasolineiras. Faltou fazer as contas a quantos “5 de Fevereiros” foram evitados com o montante debitado com lágrimas de crocodilo ...

4 comentários:

Anónimo disse...

A proposito do aumento dos precos dos combustiveis o Ministro da energia veio sugerir que o cidadao deveria andar de bicicleta ou apanhar boleia, andar de barcos ou automotora. Eu acho uma excelente sugestao mas o exemplo deveria vir de cima. Nao digo que os dirigentes deveriam andar de bicicleta porque sabemos que em Africa "chefe" so e "chefe" quando ostenta mas pelo memos reduzirem os gastos com combustiveis, por isso sugiro as seguintes medidas:
1. Reduzir o numero de carros das escoltas dos governadores (estive no Chimoio a dias e a Governadora, que vive a menos de 200 m do seu gabinete, usa uma escolta de no minimo 3 viaturas incluindo sirene, sinceramente...);
2. Reduzir os carros que acompanham os governadores, directores e administradores durante as famosas "governacoes abertas";
3. Reduzir os carros das escoltas aquando das visitas dos "chefes" dos orgaos centrais as provincias incluindo a primeira dama;
4. Reduzir os carros das escoltas do Primeiro ministro, ministros, presidente da assembleia, tribunal supremo, etc, etc
5. Reduzir o numero de elicopteros e respectivas colunas terrestres.

Se o governo fizer isto, ai sim, a sugestao dada pelo ministro fara sentido a nao ser que continuaremos a pregar o ditado "faca o que digo nao o que faco..."

V. Dias disse...

"(estive no Chimoio a dias e a Governadora, que vive a menos de 200 m do seu gabinete, usa uma escolta de no minimo 3 viaturas incluindo sirene, sinceramente...)"; Disse o anónimo. Só não concordo com este ponto, quanto ao rtesto nota MIL.

Zicomo

ricardo disse...

Porque e que nao concorda?

Por ser mentira ou verdade? Ou por falta de seguro medico para a nossa Governadora no caso de torcer um pe?

Diga la...

V. Dias disse...

Não são os caros que acompanam a Governadora que causam pobreza no país.

Só quem nunca acompanhou um Governador pode ignorar a importância daqueles carros, nem são tantos, mas são indispensáveis.

Obama usa um exército inteiro para as suas deslocações, mas já Cavaco Silva não, portanto, depende muito do terreno de cada país. Não vejo onde está o mal a Governadora ter na sua escolta 3 ou 5 carros?

Aqueles carros, para a sua informação, tem funcões para, entre outras coisas, ser notícia no país de rapto, sequestro, assalto, etc. Graças a Deus que neste capítulo somos pigmeus.

Esclarecido. Se não, seja dirigente um dia e vai perceber o quão necessário são aqueles carros, para o exemplo em referência, claro.

Zicomo