23 março 2010

Salas de aula


Reporta o "Wamphula Fax" de hoje que faz anos que a delegação da Universidade Pedagógica em Nampula luta com falta de salas de aulas. Confira aqui.
Observação: a minha capacidade neuronal está esgotada e apenas me resta uma pergunta imbecil: então por que abrem cursos e admitem alunos?

5 comentários:

Aderito Magumane disse...

Porque de um tempo para cá, a UP passou a priorizar mais o dinheiro do que a propalada "qualidade" de ensino. E para ganhar tal dinheiro, foi abrindo muitos cursos, os pós-laboral, que mais dinheiro dão! Esqueceram-se de tomar em conta das suas reais capacidades...
A massificação do ensino superior tem que ser acompanhada por uma devida construção de infra-estruturas (salas, bibliotecas, e laboratórios), mas não acho que a UP esteja a massificar, está é a fazer dinheiro.
Mas não é só a UP, a UNIZAMBEZE, também esteve em crise, e tudo foi dar na falta de instalações, a Mussa-Bin-Bique em Nampula, idem...

Viriato Dias disse...

O Adérito roubou-me as palavras. A UP, que eu amei e amo, só me dá vergonha. Sai de lá frustrado com as duas reitorias. Muito frustrado. Um pior que o outro. Fazer o que, são as orientações que vem da "casa branca", há que cumprí-las com rigor. Este também na UP-Nampula, que vergonha...Os que passaram o que passei lá sabem a gravidade da situaão. É só a inspecção ir a Nacala...

Zicomo

ricardo disse...

Este e o resultado de se persistir na leitura de Bolonha pelo rodape...

Quando e que aprendemos a licao?!

Aderito Magumane disse...

Bologna? Talvez nem tanto...o efeito Bologna em Moçambique não irá provocar a "doença", talvez a "doença" venha a piorar, mas ela já existe!
Isto apenas para dizer que o problema actual que enferma a UP e outras Universidades em Moçambique ainda não é consequência de Bologna. E se Bologna será um problema, então teremos os problemas actuais mais os de Bologna!
Bom, eu sou fruto do processo de Bologna, mas muito bem sólido, modestamente!

Anónimo disse...

A massificação do ensino em Moçambique deriva do Clientelismo. Os professores precisam aumentar os seus rendimentos. Os directores e os donos das Universidades, também.
Os alunos pagam para não ficar em casa sem fazer nada. Nao se criam empregos e de facto entre ter os jovens na rua é melhor tê-los na Universidade ou numa garagem qualquer com esse nome. Sempre é mais prestigioso e mais tranquilo para os governantes.
O sistema (entenda-se o maior empregador, o Estado) remunera o diploma e obriga os privados a seguir pela mesma via.
Ai estão as razoes porque se criam escolas e escolinhas superiores, nocturnas, madrugadoras, etc... E este será o cenário enquanto estas coisas não mudarem. Não tem nada a ver com Bolonha.
Um mau diagnostico resulta numa má cura, ou mesmo na não cura. Por isso deixem Bolonha de lado e tratemos dos nossos problemas.
Um abraço.