23 março 2010

Três na AR (1)

Em clássica luta política, a chefe da bancada da Frelimo, Margarida Talapa, não perdeu a oportunidade de afirmar que foi o seu partido que decidiu criar as condições para que o MDM possa constituir bancada na Assembleia da República. Por outras palavras: não foi a luta do MDM que criou essas condições. Mas deixemos isso. Teremos, certamente, pela primeira vez na nossa história, uma assembleia triangular em termos de bancadas. Tese, antítese e síntese: virtude dialéctica do celebrado número três.
(continua)
Adenda às 8:30: confira o “ Canal de Moçambique” de hoje, aqui.

15 comentários:

Anónimo disse...

O Professor Serra se esqueceu, certamente da Uniao Democratica. haviam 3 bancadas na primeira legislatura.

Abdul Karim disse...

O mais importante era criar a bancada, e se ai houve colaboracao da frelimo e renamo para a constituicao, entao optimo. Parabens frelimo e renamo tambem.

O merito do MDM nao comeca nem acaba com a bancada, pois acredito que a bancada apenas marca o inicio duma nova fase para o MDM.

Votos para que a AR defenda sempre os interesses do povo, principalmente no que refere a reducao da pobreza e desenvolvimento sustentavel.

C. Omar disse...

Professor, a frelimo nao quer perder, e nao pode afirmar que foi pela pressao do MDM ou dos doadores. é para amanha estar a gritar que "eles" é que fazem "eles" é que fizeram. Jogo na politica. Acho que MDM tem que se publicar os procedimentos que esta a seguir de modo a ser aceita a sua proposta, mas duma forma sabia.

C. Omar disse...

Professor, nos ultimos dias tem circulado e-mail sobre "Escandalo na UEM", que fala sobre passagens automaticas de alguns estudantes membros da frelimo.
O Prof. tem ideia disso?? Se nao recebeu o e-mail eu posso lhe mandar.

umBhalane disse...

A "mola" comanda a vida...

Quem é que AINDA tinha dúvidas!!!

Anónimo disse...

Tou feliz com a formação da bancada do MDM, mas esclareçam, quanto tempo de intervenção caberá a esta bancada, se não estou errada o tempo é proporcional ao nr de deputados, não?

Anónimo disse...

A Frelimo quer nos dar a entender que fez um favor ao MDM e a democracia. Sinceramente isso e politiquice barata. O mesmo fizeram da vez do adiamento das autarquias. Depois de alguns papagaios do partidao terem dito que se devia cumprir com a lei em resposta a algumas sugestoes dos medias veio a bancada sugerir o adiamento como se fosse uma ideia original. Na altura tambem quiseram dar a entender que estavam a fazer um favor ao povo e a democracia.

Desta vez nao tinham alternativa, afinal isso ja esta plasmado na Constituicao da Republica.

Anónimo disse...

Ontem no telejornal da STV mais um daqueles "analistas politicos" da praca veio mais uma vez bajular o partidao. Disse ele que a Renamo perdeu uma oportunidade e deixou bem claro que a Frelimo e quem faz tudo bem. Todos os ouros so dizem bobagens. A Frelimo esta sempre certa. Um cidadao que nao seja da Frelimo e um ignorante,complexado ou frustrado. Assim que o mesmo cidadao se torna membro do partidao fica "iluminado", cheio de boas ideias, empreendedor, o sabichao.....

Viriato Dias disse...

O povo não quer saber como aconteceu, mas sim o que aconteceu, dizia-me repetidas vezes Dr. Mataruca, meu docente em Nampula. Se foi a Frelimo ou a Renamo, isso não tem valor real, ou seja, não importa, o que nos deve alegrar é que as partes se entenderam e o MDM já tem bancada própria.

Temos que pensar no posetivo e dar caçar desgraças nem oportunismos. O MDM, a Frelimo, a Renamo ou qualquer outro partido tem os mesmos objectivos: o bem-estar, o problema é que os caminhos dessa felicidade são diferentes (David Aloni - Centelhas).

Zicomo

ALTRUISTA disse...

O que mais gosto no blog, para alem da riqueza da informacao que o mesmo nos brinda e' a possibilidade de cada um dizer o que lhe vem na alma.

Debateu-se tanto pelo facto de MDM nao poder ter bancada, independentemente de quem foi o merito, conseguiu-se o que se pretendia. Agora e' hora de congratular MDM e apelar para trabalhar e nao de discutir pessoas.

Linette Olofsson disse...

Trabalhar e mostrar a diferença!
Dar um cheiro do que seria o MDM todo ele representado por todas as provincias de Moçambique.

O MDM submeteu um pedido a solicitar a constituição de uma bancada Parlamentar.
A Presidente da AR enviou o pedido para os assuntos jurídicos para apreciação, esta comissão, segundo os estatutos, elabora um parecer que mais tarde baixa para plenária da AR para discussão e apreciação dos Senhores Deputados.
É ´de lá que deve sair a decisão.

O que a Senhora Talapa fez, foi adiantar com a notícia para agradar a "quem de direito", mostrar que são pela inclusão! o que não é vedade!
Onde mais se desejava a pol´tica de inclusão!! optaram pela exclusão do MDM para conseguirem a tal maioria que hoje obtem.
Sempre o dissemos que a Constituição assim o exige!
Com tanta pressáo náo tiveram outro caminho.
Ps. A Renamo pediu mais um tempo para pensarem no caso entretanto....

ricardo disse...

A Santissima Trindade na AR, o pai, filho e o espirito santo.

Previsivel, tal como se percebeu apos o almoco com Guebuza e apos o cartao vermelho dos doadores.

Agora, vamos ver o que e o MDM vai oferecer em troca deste gesto de boa vontade.

Os proximos tempos serao muito interessantes...

ricardo disse...

Linnete...OLOFSSON

Veja/oiça com atenção este vídeo sobre os Deputados ao Parlamento Sueco.

Pois é !!!

E por cá, como seria?

http://www.youtube.com/watch?v=ZxruR3Q-c7E

Um bom exemplo para os 250 iluminados da 24 de Julho!!!!

Linette Olofsson disse...

Obrigada Rickardo!
vou ver com atenção!
Conheço bem o nível de debates do reino!

C. Omar disse...

Na teoria existe inclusao, mas na pratica é tudo diferente.