21 novembro 2009

Uma chatice

É compreensível que possa haver pessoas que fiquem horrorizadas com o meu calão. Mas como tenho para mim que deuses catárquicos inventaram as palavras feias para amenizar a condição humana, aqui fica a descrição da chatice: percorri hoje, com o carro das pernas, muito rua e passeio e bulevar e acácia (as copulativas também são catárquicas) desta cidade de Maputo. As ruelas perpendiculares são um pesadelo, esburacadas, crateras nucleares; os passeios deixaram de existir em múltiplos sítios, um sobe-baixa-evita-tropeça do diabo, salvo pequenos nichos a cargo de privados e de limpadores guardas privados; os bulevares são uma tristeza buracal, tome-se em conta a 24 de Julho, especialmente o troço entre a Escola Comercial e a Associação de Escritores de Moçambique; as acácias, oh, de quantas acácias tombam lágrimas pela pressão continuada em suas escurecidas bases das urinas aflitas e sem pejo.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Mas e o concelho executivo ??

Esta na campanha ainda...? ou quer descancar ?

Viriato Dias disse...

As promessas depois das eleições são arquivadas. Devia haver um tribunal de promessas em que julgasse os políticos quando esses não cumprissem com as suas obrigações. É demais, há quem até promete acabar com o calor, por exemplo, em Tete, em troca de votos. Onde já se viu isso?

Abraços

ricardo disse...

(Com a compreensao de J. Benjor)

Professor

Mora num Pais
Tropical

Abencoado por
Deus

E bonito por
Natureza

Em Novembro ele tem
Chuva

Em Dezembro tem
Tempestade

Em Janeiro
Terramoto politico

Em Fevereiro
Cheias e carnaval

Em Marco
Clube de Paris

E depois
Volta a Seca

A saudade da chuva
Para doador pedir

E nos no Blogger
A tudo assistir

Compris?

Anónimo disse...

Acho assustador o que se tem vindo a verificar com os passeios da cidade, que, pouco a pouco, se vão transformando, todos eles, em parques de estacionamento. Tudo estaciona em qualquer lugar, mesmo à frente das autoridades. Já se pensou nos custos que isso representa e representará na manutenção da cidade e as implicações que tem na segurança do trânsito e dos peões? Onde iremos nós parar?

micas disse...

Haja paciência, mas haja também fé que os responsáveis pelo pelouro camarário leiam os seus alertas.

Se não lerem....bem, nesse caso esperemos que alguém de bom senso lhes buzine os ouvidos!

Como dizia a canção, "para pior já basta assim", ou será que estão à espera das vésperas do mundial para cuidar da capital mais bonita de África?

Anónimo disse...

ruas esburacadas...passeios idem e sem espaço para quem precisautilizá-las. as calçadas são para os guardas privados com suas cadeiras de "design" especiais, dos carros, do lixo, etc etc. Ja passaram pela av. kenneth kaunda? vejam lá as calçadas em frente aos escritórios daqueles maiores críticos dos "países tropicais" um luxo! para não dizer um crime.