27 novembro 2009

O pesadelo dos passeios em Maputo

Acho que ainda ninguém teve a paciência para descrever, em profundidade, o quanto custa circular nos passeios da cidade de Maputo. Custa por quê? Primeiro porque estão, em sua grande maioria, estragados, esburacados; segundo, porque os automobilistas não têm qualquer pejo em fazer deles locais de estacionamento, em particular os utentes de 4x4; terceiro porque, em determinados locais, que não são poucos, estão atravancados com a múltipla quinquilharia dos vendedores do desenrasca, especialmente sapatos e estatuetas. Um real pesadelo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estimado Professor, caros amigos do blogue:
Vamos unir forças e pressionar o Conselho Municipal para salvarmos Maputo! É urgente que se apliquem as regras de trânsito concernentes ao estacionamento de viaturas. Há uma autêntica invasão dos passeios públicos e mesmo dos privados dos prédios, a ponto de já ser por vezes preciso pedirmos licença a veículos estacionados para entrarmos pela porta principal das nossas casas. Acresce que os passeios, por natureza não dimensionados para viaturas, entraram já num processo de degradação verdadeiramente assustador.
Que se espera para impor mais disciplina e criar novos lugares de parqueamento? Se o problema é de ordem financeira, multas por mau estacionamento e parqueamento pago, ambos revertendo para o Conselho Municipal, talvez fossem uma boa solução.
Fátima Ribeiro

Anónimo disse...

Já num blog anterior a este deixei, comentários sobre este assunto. Volto a comentar pelo descalabro que é: os passeios frontais aos edifícios de grandes organizaçõs internacionais, localizadas na Av. kenneth Kaunda, são um (péssimo)exemplo sobre o mau uso de calçadas e a violação de normas de condutas urbanas e de leis de transito. A depender da hora, não se passa a pé nos passeios!