19 novembro 2009

O Sheik Mohamad e a brecha ricos/pobres

Na sua habitual crónica semanal no semanário "Zambeze", o Sheikh Aminuddin Mohamad mostra-se preocupado com o futuro dos jovens e com o equilíbrio social. A este último propósito, escreve sobre o que chama classe média, que procura as clínicas privadas enquanto muitos dos seus concidadãos têm sérias dificuldades de acesso aos cuidados primários de saúde, "o que leva a que os pobres revelem a sua irritação e revolta perante os ricos". Mas mais: "A brecha entre ricos e pobres está a aumentar de forma assustadora na nossa terra. De socialistas passamos a capitalistas, ultrapassando os limites da decência, pois há muito que atingimos o capitalismo selvagem. É só ver em Maputo, as mansões e casas luxuosas no Bairro Triunfo, na Sommerschield, na Costa do Sol, no Belo Horizonte, etc., comparados com os bairros de lata/caniço em Magoanine, Kongolote, Xikhelene, Xiphamanine, Hlamankulo, etc., ou a miséria em que se vive nas vilas do interior do país. Gente que milita na indigência, vasculhando contentores de lixo à procura de algo com que matar a fome, pois a sua situação é tão miserável que não tem um tostão que seja para comprar comida."(p.9)

9 comentários:

Anónimo disse...

O periodo eleitoral ja se passou por isso comecaram as lamurias. Na altura da campanha so ouvimos maravilhas dos que "fazem". A brecha entre os enriquecidos pelo dinheiro dos nossos imposto, emprestimos e dos doadores parece que desaparece quando e para pedir o voto. Nessa altura as lamurias, reclamacoes e apresentacao do real vira tabu. Nessa altura de cacar votos o pais vira um conto de fadas e os que fazem parecem ter solucoes magicas para tudo. Ate o preco dos combustiveis conseguem segurar.... Lembro-me de ter ouvido "especialistas" a esgrimirem argumentos para justificar a decisao de "segurar" os precos. Esses argumentos nao incluiam as eleicoes. Para eles era um sinal de gestao exemplar. Passadas as eleicoes vem a "estrela" do nosso governo dizer que temos que pagar o preco real. Porque so agora e nao em Setembro? tenho a certeza que os mesmos "experts" de sempre viram com outros argumentos tentar mais uma vez convercernos que e resultado de uma boa gestao, que e decisao de um governo serio, responsavel. E decisao sabia de um governo dedicado a causa do "seu povo".

Este pais esta velozmente a caminhar para ser o pais do "Lambibotismo cientifico".

Viriato Dias disse...

Concordo com o Sheik Mohamad num aspecto, o fosso rico vs pobre está cada vez mais a aumentar. Há pessoas a ficarem cada vez mais pobres e outras cada vez mais ricas. É triste ver o primitivismo que se vive, por exemplo, em Mutarara, em Tete, Angoche, em Nampula, com todo o potencial que estes distritos apresentam continuam, infelizmente, cada vez mais a afundar. O Governo não promove investimento, dizem que são áreas de domínio da oposição.

Quanto a juventude, já escrevi sobre isso. Muito de diz da nossa juventude, que está mal, que é alcoolizada, etc, etc, etc. Mas não dizem, por exemplo, que é esta juventude que se multiplica de esforços para tentar descobrir medicamentos contra a impotência sexual que afecta certos anciões que proferem estas palavras, a menopausa, a infertilidade, a cólera, a mlária...o uso das TICs, etc, etc. Mesmo assim esta juventude não presta. O que é que presta então?

Zicomo (obrigado)

ricardo disse...

Onde estava o Sheik quando o BENFEITOR lhe consertou a mesquita da Baixa em troca do mini-conclave político inaugural filmado pela STV?

Ou quando Sibindy, em nome do Islam, pediu dinheiro ao BENFEITOR, no pátio da mesquita para saldar dívidas pessoais?

Quem cala consente. E pior do que isso, cidadãos, são os hipócritas, que se servindo da desgraça alheia tentam passar por bons samaritanos.

Sejamos responsáveis!

Abdul Karim disse...

Ricardo,

O "BENFEITOR" nao concertou mesquita alguma para o Sheik.

O "BENFEITOR" concertou a mesquita para si proprio, e assim, tornar religiosamente aceitavel o culto 'a personalidade dentro da mesquita da baixa, com reconhecimento do poder politico-governamental e transmitido pela STV para o efeito.

O "BENFEITOR" 'e lider da comunidade maometana, o Sheik nao concorda com posicoes assumidamente controversas politico/religiosas da comunidade maometana.

Hommo Simbindicus e o "BENFEITOR" nao representam os Muculmanos em Mocambique.

'e um erro de base, nao considerar esse facto.

ricardo disse...

Pois então, meu caro, que o SHEIK diga isso claramente aos outros que não são isslâmicos e não percebem o que se passa lá nas masjid e madrassas!

Se o SHEIK não o fizer, então é pura hipocrisia o que escreve.

Porque é este tipo de evasiva que contribui para o Islão seja confundido muitas vezes com o terrorismo por exemplo. No nosso caso, seria a Corrupção latus senso.

Não basta dizer que se é de paz, é preciso demonstrar que somos a paz.

Assim ficariamos a saber quem é quem na comunidade isslâmica em Moçambique.

Até agora, só estamos a ver lulas...

Abdul Karim disse...

O Sheik ja disse o que tinha que dizer,

O texto acima reflete o que Sheik pensa.

Agora o Ricardo pode fazer o juizo que achar...

Nao va culpar o Sheik pelos erros do Hommo Simbindicus ou do "BENFEITOR".

assim como o Ricardo nao culpa o Bispo...porque o guebuza 'e cristao...acredito.

quanto ao terrorismo... o islao 'e contra o terrorismo e condena toda e qualquer accao perpetuada contra inocentes.

aconcelho o a ler um pouco o Al Qur'an antes de apresentar posicoes sobre o islao... No Al Qur'an encontrara todas respostas... e nem precisa de ser islamico para investigar... nao 'e mesmo ?

ricardo disse...

Eu prefiro encerrar o assunto Islam por aqui.

Uma das coisas mais difíceis de debater por intelectuais é o Islam, porque é uma religião assente em dogmas. E os dogmas não se discutem.

Percebo a sua alfinetada em relação ao Bispo. Não me atinge porque se calhar sou pagão...e talvez Guebuza nem seja católico, possivelmente protestante. Mas isso é com ele.

Não vou ler o Alcorão, porque não leio ÁRABE. Mas o pouco que conversei com um amigo Egípcio a esse respeito, deu-me uma visão muito diferente daquela que V.Excia e outros da sua comunidade têm a respeito do assunto. E fiquei feliz por saber que Maomé foi um HOMEM íntegro que se revoltou contra os costumes INSTALADOS (ídolatria)e teve coragem de o fazer ver a todos na sua comunidade. E não consta que tivesse chegado a líder, por ser rico...

História diferente tiveram seus sucessores, que ao que parece, são mais conhecidos pelas guerras que tiveram entre sí- e que se prolongam até hoje, como: Sunitas, Xiitas, Ismaelitas, Sufis da Índia, Berberes (que tomam alcool livremente), etc.

Felizmente, no Egipto, também se fala árabe, com sotaque próprio é certo, mas é árabe. Asseguro-lhe eu.

No mais, melhor nem sequer continuar a falar. É uma história que repete todos os dias até virar um "leitmotiv"...

E lembre-se, não confundir a árvore com a floresta. Eu falei do SHEIK, não falei do ISSLAM.

Eu falei do BENFEITOR. Não falei dos maometanos no geral.

O SHEIK é um homem, como o BENFEITOR, eu e V.Excia o somos.

Pode ser um ídolo da para V.Excia, mas Não é DEUS!

Deus só há UM. E esse é Allah!

Tenho dito.

Reflectindo disse...

Realmente há nos cuidar destes senhores, pois estão a preparar as campanhas de 2013 e 2014.

Primeiro querem ganhar confianca dos pobres (agora) e depois, durante 45 dias, fazerem campanha para os ricos.

Abdul Karim disse...

Como queira Ricardo,

Obrigado.