O editorial do "Savana", com data de hoje e com o título em epígrafe, começa assim: "Será pura ilusão acreditar que os co-réus no julgamento actualmente em curso, envolvendo o desvio de fundos e bens da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) são os maiores protótipos do flagelo da corrupção oficial em Moçambique."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Infelizmente o caso "adm' é só a ponta do iceberg. De quando em vez o “sistema” arranja maneiras de atirar areia a vista dos incautos, levando a julgamento “peixe pequeno” ou bodes expiatórios. Uma pena, porque se a “limpeza” fosse séria, o estado sairia a ganhar e muitos problemas do cidadão comum seriam aliviados.
Enviar um comentário