24 novembro 2009

Prossegue saque da nossa madeira

Especialmente nos distritos de Mocuba e Lugela, província da Zambézia, sai madeira de forma ilegal, a "olho nu" como titula o "Diário da Zambézia" de hoje. Quem isso afirma é o director provincial de Agricultura, Mahomed Valá. Confira aqui.
Adendas: (1) como sabem os leitores mais regulares, este diário tem centenas de entradas sobre o saque da madeira; (2) a edição do jornal acima apresenta, ainda, um trabalho sobre um pretenso tráfico de órgãos humanos com "presumíveis autores" (incluindo o comandante distrital da polícia) no distrito de Mocuba. Creio estarmos diante de um rumor.

4 comentários:

Abdul Karim disse...

O saque das nossas riquezas tem que parar,

As empresas chinesas devem entender que essa nao 'e a melhor forma de parceria,

O Governo Chines e Mocambicano devem pautar por uma cooperacao saudavel para ambos, e em conjunto imediatamente mandarem suspender as actividades das empresas em questao.

Nao podem os 2 Governos, Mocambicano e Chines, estar a consetir e ate impor situacoes de agravamento da pobresa e consequente agravamento tambem do Desenvolvimento Humano do Povo Mocambicano.

Viriato Dias disse...

E os alunos lá na Maganja da Costa não tem carteiras. Tudo o quese diz é que o Estado não tem dinheiro. Sim, não tem dinheiro mas tem floresta, tem madeira. Tudo vai para a China....Tudo vai, cá só fica a canção: os ratos roeram tudo, agora ficou o tempo da miséria. E a miséria continua.

Zicomo

umBhalane disse...

Planeamento é uma palavra muito forte no léxico de regimes semelhantes à frelimo.

Tudo é planeado.

Agora, ainda mal que pergunte:

- Esse saque da madeira que os antepassados deixaras, até os Colonos, até os colonialistas, essa desmatação intensiva, não será planeada?, pensada?, para depois se plantarem os eucaliptos para as fábricas de pasta de papel???

Afinal tem que se preparar as terras!

Os Chineses desbravam, e depois...vêm outros, já "contratados?" plantar eucaliptos.

Shiiiiiiii, como Moçambique vai ficar bonito!

Eucaliptos são mais melhores. Altos, cheirosos, e crescem muito rápido…

Vão ver.

ricardo disse...

Como já disse...

O medo de ser livre cria o orgulho de ser escravo.