18 novembro 2009

Universidades: formatar mais do que formar


Por ocasião do Dia Internacional do Estudante (ontem assinalado, CS), o jornalista Borges Nhamirre escreveu um texto no qual defende que as nossas universidades públicas formatam mais do que formam. Conheça a argumentação aqui. Cartun reproduzido daqui.
Adenda: no dia 24, 22 horas, na STV, programa “Debate da Nação", discutir-se-á o papel das universidades na sociedade. Estarei lá com mais alguns colegas.

9 comentários:

Unknown disse...

Caro Prof. Serra,
Eu nunca frequentei uma universidade pública, conheço bem as privadas. Então, acho que o título do texto do Borges ficava melhor sem a última palavra "públicas". Aliás, haverá alguma diferença de conteúdo, de metodologia, de orientação escolar entre as universidades públicas e privadas em Moçambique? Alguém me pode indicar algum exemplo?
Abraço,
Thomas

Elisio Leonardo disse...

Artigo interessante!!!

Na informática o termo formatar tem pelo menos dois significados ou propósitos:

- Preparar um disco novo para gravar dados... Ai indicamos o tipo de dados e as fontes que o disco deverá conhecer...

- Limpar dados que estavam no disco, por considerar inúteis, defeituosos, com virus, etc...

Carlos Serra disse...

Elisio Leonardo: ha varios dias que ha cortes constantes na internet da UEM, dizem-me que varios sectores estao afectados, nao consegui ainda que me explicassem o que se passa. tem alguma ideia? Neste momento escrevo esta msg via celular.

micas disse...

Bem visto Leonardo...bem visto!

Mas será que as nossas universidades( públicas e/ou privadas) o fazem?

O problema quanto a mim não está nas universidades.O problema começa na educação que se recebe em casa( ou não se recebe) e na escolas primárias. De pequenino se torce....

"O papel da universidade é, ou devia ser, de formar cidadãos, no sentido de que ser cidadão implica conhecer e exigir seus direitos e conhecer e respeitar seus deveres"

Permita-me discordar de si Borges. Este papel cabe não só às universidades, mas em primeiro lugar à família. Depois à sociedade onde nos integramos

Que valores estamos a passar às crianças????? Depois, não culpemos as universidades, desrensponsabilizando-nos, do nossos erros,das nossas omissões.

Nós educadarores é que estamos a "formatar" os homens do amanhã!

Elisio Leonardo disse...

Professor, minha residencia, de estudantes da UEM, também está sem net há vários dias... mais de um mês...

O técnico da CIUEM que veio verificar disse que o problema é que a rede das residencias foi mal montada, pois foi feita por estudantes,etc. o que causava excesso de tráfego para toda a rede da UEM...

Culpou aos estudantes por terem montado os cabos de net sozinhos em vez de contactar a CIUEM ou as finanças para pagar.... A questão é que estes estudantes já vinham tentando estes contactos a anos e não se via nenhum progresso... Também, se estudantes de electrónica tiveram problemas ao montar cabos.... voltaremos para a questão da "formatação" no título do post.


@Micas
Talvez seja dificil olhar num sentido generalizado de Universidade, pois na prática depende muito mais do docente que vai dar determinada matéria, do que do currículo em si. No meu curso é muitas vezes assim:

Calhou com o docente X este ano? Ele vai transformar a aula num debate interessante, vai mostrar todas as bases e expoentes da matéria, e a aula vai ser produtiva...

Calhou com o docente Y? Este vai trazer uma cópia imprimida de um artigo ou apresentação brasileira, para ditar para os alunos e... mais nada!!

Não sou contra slides e manuais brasileiros, mas já disse uma vez que o facto do professor entregar uma ficha onde vem autor: "Nome dele" para dia seguinte encontrar o mesmo produto no Google escrito autor:"Nome de um Brasileiro,etc." é muito desmotivador.... Também, está quase claro que as necessidades do sistema de ensino brasileiro são diferentes das nossas necessidades, logo deviamos deixar de nos basear completamente neles.... QUEM SEGUE TODOS OS PASSOS DO "ADVERSÁRIO" FICA SEMPRE ATRÁS!

ricardo disse...

Gostaria de tomar parte nesse debate (creio que tem assistência, não é?), mas não sei onde e quando será gravado.

De qualquer modo, acredito que o prof. Serra irá fazer reflectir neste espaço os pontos fortes do mesmo.

micas disse...

Sem me querer alongar demais, já pensou Elísio, que muitas vezes o Professor por muito boa vontade que tenha, tem à sua frente uma turma sem preparação nenhuma para estar numa universidade? Que isso é desmotivante? e pior...que esse professor pode já ter estado na mesma situação dos agora seus alunos?

Fazer o quê? Mudar mentalidades, mudar estilos de educação versus aprendizagem desde cedo, só assim se ganha esta batalha.

Viriato Dias disse...

Gostaria à semelhança de todos que manifestaram este desejo de fazer parte deste debate. Talvez pudesse ser compreendido. Enfim, não é o último. Espero que o Professor publico um excerto do mesmo para quem está do "outro lado" como eu, possa ver. Veja se a STV não cometa a besteira de convidar novamente o MC Rogger. Seria um escandalo.

Um abraço

Carlos Serra disse...

O programa foi gravado há dias...