16 novembro 2009

Combustíveis

Surgiu a informação de que os preços dos combustíveis vão subir: reparem como a notícia é tecnicamente dada aqui e politicamente aqui.
Adenda às 8:59: mas a mais técnica das notícias pode ser a mais política ou politizada.

10 comentários:

C. Omar disse...

Bom Dia Prof.

Professor agente esta na era de monopartidarismo. "A frelimo é k faz e desfaz". Proximos 5anos serao dificeis para o povo moçambicano.

umBhalane disse...

Os Moçambicanos devem pagar o preço real dos combustíveis, como aliás devem pagar sempre o preço real de tudo o resto.

Economia real é isso.

Subsídios devem ser excepção excepcional.

Medidas que pecam por tardias, porque demagogicamente suspensas.

Anónimo disse...

A vitória já esta garantinda e só falta exercer a "ditadura democrática" por parte do vencedor.
Quando foi da crise dos combustíveis em Julho/Agosto, as solucões que surgiram foram tacticamente escolhidas e o "preco real" dos combustíveis e o custo real da escolha do vencedor, aí está; "...agora aguenta!"

C.Omar disse...

Concordo com umBhalane mas ele diz o que estava dito...

Isto ja estava sendo criticado por muitos economistas nacionais mas o Governo da FRELIMO tentou deferender-se em nome de re-eleiçao e nao da economia que o Sr ta referir. O manifesto eleitoral ja foi lançado, pois que era para agradar o povo.


OS proximo 5anos serao de tristeza para o povo mocambicano.

umBhalane disse...

Caro C. Omar

É claro que eu não inventei a pólvora, nem quis passar essa mensagem, e se ficou essa ideia por inépcia do meu escrito, peço desculpa.

Apenas vinquei um princípio básico, que partilho.

Reafirmei-o.

Reflectindo disse...

Infelizmente o Savana não abre, mas logo que abrir, será interessante para os que não havia lido artigo longo sobre este assunto. Aí vamos ver qual foi a posicão dos doadores odeiados por certos sectores e a do governo da Frelimo. Mais para atrás, penso que um dos economistas de referência sobre o assunto é Carlos Castel Branco.
Esta marcha permite-me a concordar plenamente com C. Omar se bem que a opinião do UmBhalane já estava defendida pelos doadores e alguns economistas da praça.
Nessa altura os doadores defenderam que o subsídio estava direccionado a pessoas que não o necessitam num país onde há muita gente necessitada. E qual foi a resposta do governo? Pode-se imaginar, pois era uma altura que se precisava de cada voto e mais enchimentos nas urnas e isso passava por mentiras.
De facto, o subsídio foi uma clara falta de solidariedade para com os que vivem numa penúria.
Mas esta questão é também nos sete bis. Quem se beneficia deles?

ricardo disse...

Assim é a política, assim é o nosso mundo.

Uma medida esperada. Não constitui surpresa para ninguém, incluindo os que votaram esmagadoramente na FRELIMO!

Agora, quanto ao regresso ao monopartidarismo, há um engano. É que ele nunca se foi embora de Moçambique, apenas parou no tempo, para se recompor e ganhar uma nova faceta, que hoje até é do agrado do Capital.

Andamos é, desde 1994, a ser entretidos com shows teatrais de democracia de chacha com péssimos actores, pagos a peso de ouro, na senda dos modismos e globalizações do costume.

E só por imbecilidade é que podemos duvidar disto.

Mas nunca foram os cobardes, nem os indiferentes quem mudou o mundo desde a sua génese...Logo, não faz sentido, estarmos numa posição confortável a ver as coisas a acontecer, e a espalharmo-nos em lamúrias intermináveis...

Depende de cada um decidir se quer agora o pior para sí e para os seus vindouros, ou não. É uma escolha individual, assumam as V. responsabilidades e façam o que deve ser feito propondo soluções para travar esta tormenta!

Se rio do VIEIRISMO-CIENTÍFICO mostra novamente o seu caudal tenebroso, o que é que deve ser feito para estancá-lo? Cadeias humanas? Barcaças, soluções locais?

O elementar, meu caro Watson, SECAR a fonte que o alimenta. E todos sabemos onde ela está: Na UE, USA, Japão. Será preciso dizer mais?!...

Aviso à navegação: Professor, qualquer dia é o seu BLOG que vai ter que fechar por ser um espaço genuinamente democrático de debate. Não se espante.

Siavuma

Anónimo disse...

Me desculpem meus compatriotas, mas com todo respeito deixem-me dizer que nestas eleicoes venceu a IGNORANCIA E A INGENUIDADE. O preco da ignorancia eh extremamente caro..entao, vamos la gente!!! Nos proximos 5 anos pagaremos o preco da nossa IGNORANCIA.

PORQUE IGNORANCIA? Porque a maioria deste povo nao sabe fazer uma analise real sobre o que eh bom em termos colectivos. Estamos cada um olhando para o nosso umbigo, alegrando-nos com as ostentacoes do sr. Guebas e frelimo e sempre na esperanca de que tambem chegara a nossa vez de se aproveitar de algo. Nao falo em PRODUZIR, PORQUE ESTA PALAVRA ESTA FORA DO DICIONARIO MOCAMBICANO.

Talvez ate eu esteja sendo bem ignorante na minha analise...mas, paciencia irmaos..paguemos o preco do pao que temos vindo a amacar durante 35 anos.

VOTA GUEBUZA...VOTA!
VOTA FRELIMO...VOTA!
VOTA CONTINUIDADE DA MISERIA...VOTA

Lucas

umBhalane disse...

"Agora, quanto ao regresso ao monopartidarismo, há um engano. É que ele nunca se foi embora de Moçambique, apenas parou no tempo, para se recompor e ganhar uma nova faceta, que hoje até é do agrado do Capital."

Tiro-lhe o meu grande chapéu.

No alvo.

Sem tirar, nem pôr.

Fátima disse...

Diz-se que cada nação tem o governo que merece. Com todo o respeito, isto parece aplicar-se ao nosso caso.