26 novembro 2009

(123) 26/11/09


É fascinante o diz-que-diz politicamente estratégico para certos círculos: depois de porta-vozes da Renamo anunciarem continuadamente que iriam promover manifestações de protesto contra os resultados eleitorais de 28 de Outubro, surgiu um jornal a dizer que, afinal, esse partido desistira do intento, depois que pedira ao governo autorização para realizar as manifestações (reler adenda 3 aqui), enquanto, agora, aparece um ex-general da Renamo a dizer que Afonso Dhlakama poderá participar nas manifestações. Por outro lado, há órgãos de informação a passar sistematicamente a mensagem de que Dhlakama está doente e em estado

pré-

trombose.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já aqui havia dito que:
é mais um dito por nao dito da Renamo!
Ainda acreditam no que a Renamo diz?
Verdade é que andam por aí pelo País fora a mobilizar as populaçoes rurais para aderirem a tal manifestaçao.
Se irao conseguir ou nao?
é uma questao de aguardarmos

Viriato Dias disse...

Não descarto a hipótese da capacidade da Renamo em organizar manifestações, até porque a acontecer não seria os seus militantes a aderir como alguns poderão pensar, mas sim o exército de desempregados que o Governo está a causar. Além de mais, a Renamo possui homens armados que podem deitar abaixo todo um esforço até aqui conseguido para mitigar ,aqui e ali, o sofrimento do povo.

O que está em causa é quanto tempo a Renamo pode levar avante estas manifestações? Seria o fim político e físico do Dhlakama. A ZANU pode ser fraco com o Tsivangiray, mas a Frelimo já demonstrou que não brinca com os seus opositores (quando tem que acontecer não pensam duas vezes, zás). Que o diga Mabote e outros.

Cabe ao Dhlakama ocupar um lugar no parlamento, quem sabe ai pode expor as umas ideias porque, verdade seja dita, aquele homem não é qualquer pessoa. Eu bem conheço a sua obra e a capacidade que teve de organizar um exército paralelo ao governamental.

Zicomo kwambiri

ricardo disse...

Mini-projecto de Jonas Savimbi, armado de zarabatanas e varapaus.

"(...)ouvida no senado Americano, a futura embaixadora de Moçambique, Leslie Rowe, disse o seguinte segundo a "Voz da América" : “Muito embora as eleições tenham sido pacíficas, a exclusão de muitos candidatos da oposição do processo eleitoral com base em alegadas questões técnicas não constitui um bom sinal no que toca o desenvolvimento de uma democracia multi-partidária em Moçambique”. Sobre a distribuição dos ganhos financeiros no país: "Muito dos ganhos financeiros tem sido distribuídos de forma desigual, deixando na pobreza demasiados moçambicanos, incluindo os jovens do país, e criando condições para uma potencial instabilidade social."

Falou a voz da dona. E como ela falou (e agradou o Chefe), lá vai o nosso Che Guevara de pacotilha meter-se em confusões outra vez.

Chega de palhaçada. Vão é colocar as reclamações na FONTE que sustenta o Vieirismo-Científico, pois é lá onde tudo se decide.

Deixem os Sipaios cuidarem da sua própria sombra.

E...façam Política, meus senhores!...

umBhalane disse...

E não é que o Ricardo, Sr. tem razão, está mesmo cansado de ter razão.

E, agora, com Obama., está bem mais fácil.

É aproveitar, agora, já, depressa...

Tamanga maningue (corram depressa).