25 novembro 2009

(122) 25/11/09


O "Wamphula Fax" de hoje tem mais pormenores sobre o que disse um ex-general da Renamo, Simão Bute, em relação a um suposto plano da Frelimo para assassinar Afonso Dhlakama em Nampula. Enquanto isso, um porta-voz da polícia local afirmou que foi ampliada a capacidade operativa policial na zona norte do país (Nampula, Cabo Delgado e Niassa), com a afectação de um general, de um adjunto de comissário, de uma unidade da Força de Intervenção Rápida e de cinco viaturas da marca Land Cruiser. A conferir aqui.
Adenda às 6:24: a notícia do jornal acima citado mostra claramente a movimentação dos serviços de inteligência da Renamo e do Estado. Já agora analise este tipo de notícia, aqui.
Adenda 2 às 8:15: em artigo no "Canal de Moçambique" online de hoje, o eng.° Noé Nhantumbo analisa várias coisas, entre as quais a posição dos G-19 no tocante às eleições, aqui.
Adenda 3 às 10:16: citando uma fonte governamental não identificada, o “ O País” online reporta que a Renamo retirou o pedido de organização de manifestações que havia formulado ao governo. Confira aqui. Julgo ser uma novidade saber que a Renamo formulou um pedido ao governo para organizar manifestações.

2 comentários:

Conde da Arabias disse...

A FRELIMO SENTE-SE MESMO AMEAÇADA!
MOVIMENTAÇAO DE FORÇAS PARA QUE?
SE O POVO QUISER FAZER UMA MANIFESTAÇAO;
ESTÁ EM PLENO DIREITO!
ESTAMOS EM DEMOCRACIA E NAO SE DEVE ABRIR FOGO PARA A POPULAÇAO.
NAO ESTAMOS EM 1975, ONDE TINHAMOS QUE SUPORTAR A DITADURA DO PARTIDO ÚNICO.
C.A

Abdul Karim disse...

Gostei da analise de Noe Nhantumbo, mas acho que o final vai ser um pouco diferente...

Acho que os G-19 estao atentos e tem estado a trabalhar no sentido de mehoria da nossa Democracia...

'E importante perceber tambem que existe uma tendencia Global de busca de solucoes para o planeta...

O Capitalismo "baqueou" por nao considerar aspectos importantes como a ganancia do ser Humano... em toda a sua extencao desde buraco na camada de ozono, aquecimento global e crise financeira... em nome dum enriquecimento e desenvolvimento desmedido....

O EUA neste periodo conturbado para a Humanidade apresentam atravez da Administracao Obama, uma lideranca aparentemente comprometida com a mudanca que socialmente no mundo 'e exigida.

'E fundamental a restituicao de Valores, assim como a resolucao de problemas mundiais imediatos... e ai o mais grave de todos... O Desenvolvimento Humano.

Assim, acredito que a decisao dos G-19 vai ter em consideracao o caso especifico de Mocambique com relacao ao Desenvolvimento Humano, vamos esperar que eles decidam...

Em relacao a China, nao me parece muito bom negocio, a China buscar Desenvolvimento, Prestigio e Respeito no contexto internacional apartir de estrategias que prejudicam aos Povos seus parceiros, nem acredito que a China estara disposta a desgastar a sua imagem de Potencia... por florestas da Zambezia.

Depois, Mocambique nao pretende deixar de ser parceiro da China, mas concerteza que o modelo de cooperacao entre mocambique e China devera conhecer melhorias significativas para ambos.

Acredito tambem no bom senso do Governo Chines.

A Nossa Mudanca 'e Irreversivel,