16 novembro 2009

A mensagem

Quando surge no país um fenómeno excepcional, por exemplo um protesto social, costuma ser frequente em certos círculos produtores de opinião atribuir a sua génese a desígnios estrangeiros, a mãos comandadas do exterior.
No interior desse quase costume há, ainda, quem defenda que os partidos da oposição são herdeiros ou do colonialismo e/ou do apartheid.
Eis a síntese da mensagem que se faz passar implicitamente: o povo moçambicano é acéfalo e vegetativo por geração espontânea, existe não para pensar, mas para ser pensado.

4 comentários:

Anónimo disse...

.....até quando tentar separar Moçambique do mundo?? Pouca coisa passa já neste mundo sem influencia externa....as fronteiras vão-se disseminando, é uma das cores destes mundos virtuais.

O discurso da elite moçambicana deveria tratar de incluir Moçambique no mundo, não de excluir-lo da sua influencia.

Bom dia e um abraço
Ana Lemos

umBhalane disse...

Abstenho-me de comentar.

Ntsolo disse...

Dificil discutir sobre as motivacoes da mobilizacao, seja ela politica ou social. Mas ha uma coisa que merece reflexao: existe um sentimento generalizado duma fatiga, de frustracao com as injusticas sociais, econmicas, politicas, culturais, etc que ocorrem no pais. Ha murmurios em tudo quanto e canto do pais e em quase todos os segmentos da sociedade mocambicana. Ate por vezes (de maneira desfarcada) da elite politica, quanto ao desempenho do governo e a incapacidade do estado de providenciar os bens publicos basicos para a satisfacao relativa dos contribuintes.

Portanto, quando na hora das eleicoes; que pode ser uma forte arma de contestacao(voto dos mocambicanos, pelos mocambicanos, para os mocambicanos) os resultados dao vitoria os tais supostos responsaveis, os tais causadores do que e contestado, pode-se dizer que algo nao vai bem.

Carlos Quembo

ricardo disse...

"A morte de um homem é uma tragédia. A morte de um povo é uma estatística"

J.V. Stalin

"Quem importa que pereçam 4/5 da humanidade, se o outro quinto seguir o comunismo?"

V.I.Lenin

"O Muro de Berlim irá permanecer por 50 ou mesmo 100 anos, se as razões para sua construção continuarem a persistir"

E.Honecker

"Nenhuma anta ou boi irá suster o avanço do socialismo."

E. Honecker

“Esses cães raivosos do capitalismo tentaram rasgar de membro a membro o melhor de nossa terra soviética, o camarada Kirov. Exijo que esses cães raivosos sejam fuzilados. Todos eles!”

A. Vichinsky

“Melhor ir longe demais do que não ir longe o suficiente”

N. Yejov

Efectivamente, o Marxismo-Leninismo "Depeche Mode", vulgo Vieirismo-Científico, é pródigo de casos patológicos como o da MENSAGEM. É uma marca que não se apaga com o tempo, uma cicatriz que instrumentaliza a mente dos seus seguidores.

Quando as pessoas são doutrinadas a olharem os seus semelhantes como números, que engordam meras estatísticas, o colectivo impõe-se perante a individualidade, logo as soluções adoptadas devem ser uniformes, não importa o que elas sejam.

O problema é que alguns marxistas apenas desejam que todo mundo pense o que SÓ eles pensam.

E isso, desmonta toda sua retórica...

Muitas históricas (verdadeiras, falsas, empoladas, etc.) podem ser lidas aqui:

http://www.endireitar.org/site/artigos

Cultivem-se!