19 novembro 2009

(115) 19/11/09


Segundo o "Notícias" online de hoje, a Comissão Nacional de Eleições considerou improcedente o recurso apresentado pelo Partido Renamo em relação às irregularidades que declarou ter encontrado nas eleições de 28 de Outubro. O partido não cumpriu prazos legais e nenhum elemento trouxe capaz de impugnar os resultados - disse Juvenal Bucuane, porta-voz. Aqui.
Adenda às 5:55: a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia afirmou em comunicado ontem dado a conhecer que houve "numerosas irregularidades" (sic) e "inconsistência nos procedimentos, durante o apuramento dos resultados em 73 distritos das 11 províncias de Moçambique" (sic) nas eleições de 28 de Outubro, as quais, ainda que não tenham afectado "significativamente" (sic) os resultados, constituem, porém, "uma séria fraqueza do processo" (sic). A conferir aqui, no portal da União Europeia.
Adenda 2 às 6:08: uma vez mais, o "Notícias" online de hoje hospeda líderes políticos que afirma serem da oposição (um dia ter-se-á de fazer um estudo sobre esse tipo de líderes de salão, género Homo Sibindycus e Homo Maboticus). Aqui fica o registo de uma posição genuflexivamente bem posicionada e plena de doce amor filial do vistoso Homo Sibindycus a propósito do futuro parlamento: “Será um Parlamento que irá valorizar os moçambicanos. A Frelimo vai ter um comportamento dum pai. Nós, como Governo e Parlamento-sombra, estamos disponíveis a colaborar. Agora, se a oposição quiser assumir uma postura de minoria vaidosa, a Frelimo não vai perder o seu tempo. Portanto, a oposição parlamentar deverá assumir uma postura humilde”, disse."
Adenda 3 às 6:39: segundo a Rádio Moçambique, a Renamo reúne-se a partir de hoje na cidade de Nampula, durante dois dias, para avaliar a vida do partido nos próximos tempos (noticiário das 6 horas).
Adenda 4 às 10:41: segundo “O País” online de hoje, em trabalho de Francisco Raiva, citando o delegado político da Renamo em Sofala, Fernando Mbararano, o partido prepara uma manifestação pacífica de protesto contra os resultados eleitorais de 28 de Outubro, que considera fraudulentos. Enquanto isso, a Frelimo adiou uma festa na Beira para depois da homologação dos resultados pelo Conselho Constitucional, de acordo com o seu primeiro secretário, Henriques Bongece. A conferir aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Y. Sibindy sabe que perdeu qualquer credibilidade na cena politica. Ele quer ter companhia nessa sua accao hipocrita. Por isso insiste em convidar a Renamo e o MDM para fazerem-lhe companhia. Nao quer assumir a vergonha sozinho e solicita uma especie de legitimidade.

Assemelha-se a quem fica, sozinho, a dancar numa festa. Por vezes vai a procura de companhia, pegando este, pegando aquele, para lhe reduzirem o mico e a imbecilidade de que ja esta consciente, estar a ser.
Mantenham-lhe no seu ridiculo lugar, please!
Torres

Anónimo disse...

É mais um momento de diversao para distrair a opiniao publica.
Nao há nada!!!!
O lider quer sacudir o capote...
nao vamos tomar posse!
vamos as manifestaçoes.
etc etc etc e tempo vai passando.
Estao a copiar a recente reuniao realizada na Beira do recem formado partido MDM.
A Renamo mais uma vez facilitou a Frelimo.
O recurso da renamo, so vai adiar a tomada de posse dos deputados e...
fica tudo resolvido!

Anónimo disse...

Professor, quando é que as inregularidades são consideradas relevântes?

É que, há muita coisa perpetrada pela CNE e tudo contra a oposição desde Exclusões, interdições de pessoas de votarem, enchimento de urnas, anulação de votos da oposição, detenções,abstensões acima de 60%, etc tudo isto culmina com uma vitórias absoluta do partido no poder e seu candidato!

diferenciemos uma eleção com inregularidades relevantes desta? a única coisa que faltou aqui são mortes em maça só... o resto de mau verificou se nestas eleições no entanto são felecitações aqui e acola! A comunicação social da FRELIMO RM, TVM, NOTÍCIA, Está em peso atentar dar entender que as eleições foram livres, justas e limpas! as campanhas de passividades que se passam em spotes publicitários querem nos dizer que o moçambicano é tão analfabeto ao ponto de não saber o que é bom entre a Paz e conflitos sangrentos?!

Nunca houve eleições livres, justas e limpas em moçambique o que há é uma verdadeira fábrica de resultados eleitorais em resposta às conveniências dos que querem se perpetuarem no poder! infelizmente todas em quase todas as cidades já uma instituição superior de educação, população maioritariamente jovem, população maioritariamente vivendo nas zonas onde há escolas chegará uma altura em que só vão votar os directores e funcionários públicos (por obrigação) porque o voto em África em geral e em Moçambique em particular é obra de arte...é fruto de toda uma organização maquiavélica com intereces absolutistas e igoistas!...

Anónimo disse...

Ha uma coisa que fica cada vez mais dificil de entender. Diz a CNE que as reclamacoes da Renamo sao improcedentes, fora do prazo e sem provas. Sei que a Renamo tem juristas que certamente sabem que ha prazos. Esta musica ja vem das primeiras eleicoes e me parece que continua haver falta de cumprimento dos prazos, o que se estara a passar. E qual e esse famoso prazo afinal?

Quanto as provas, me parece que sao bastantes incluindo o enchimento de votos nas urnas e que a propria CNE anulou creio eu por entender que houve fraude. Os boletins invalidados pelos membros de mesa e que foram requalificados tambem e uma prova de que houve fraude e nao como a CNE diz "ma fe de alguns mmbros da mesa...". Isto nao se trata de casos isolados de ma fe, a isto se chama fraude previamente planificada e concertada.

O MDM ate tem um video, que provas afinal e que querem? e como um dos anonimos aqui pergunta: afinal quando e que uma fraude tem influencia nos resultados? A exclusao do MDM A CNE e os medias instrumentalizados timidamente falam de irregularidades "irrelevantes". Alguem nos vai tentar convencer que a exclusao do MDM nao influenciaram os resultados?

O que aconteceu nao foram irregularidades mas sim FRAUDE.

Se aquilo que foi descoberto ja e escandaloso imaginem o resto.

Estas fraudes sempre aconteceram, a diferenca e que as pessoas estao cada vez mais atentas. Por isso se cuidem aqueles que ainda insistem nestas falcatruas. Depois nao digam que nao houve quem avisou.

Gostaria de ler no Noticias o relatorio da Missao de Observacao da UE. Gostaria de ver a TVM a enfatisar as irregularidades mencionadas no relatorio da UE ou e pedir demais? Aposto que o jornal Domngo ao invez de publicar este relatorio vai lancar uma campanha forte para desacreditar a missao da UE.

Anónimo disse...

Os medias pro Frelimo ao invez de publicarem os relatorios completos das missoes de observacao e promoverem uma discussao aberta e sem preconceitos desses relatorios e de todos os aspectos positivos e negativos destas eleicoes passam o tempo a promover a imagem de Sibindy. Sera que estes orgaos de informacao ainda nao se aperceberam que isso esta a levar-lhes para o abismo onde, afinal, o proprio Sibindy esta? Nao se apercebera que estao a prestar um mau servico ao partido (pelo menos aquela ala de honestos e comprometidos com a causa do povo)?

Reflectindo disse...

O discurso sobre prazos é uma TRETA. Veja-se que o jogo está organizado de maneiras que a queixa seja feita fora dos prazos deles. Tudo comeca na assembleia de voto. Vamos ler com atencão do relatório da Missão de observadores da UE.

ricardo disse...

Quando vejo a Lei a ser como a melhor tese de sustentação da defesa do Criminoso...

Quando alguém, como o sr. presidente da CNE, afirma publicamente que "houve problemas (...), violações gravíssimas à Lei (...)" e patati, patatá mas que, como ninguém apresenta uma reclamação, é porque afinal não era nada de relevante. Está tudo bom, tudo azul!

Ou como o sr. Mumguambe que agora já clama inocência no tribunal por ter devolvido os 8.000 dólares que, usando o seu cargo de ministro, desviou em proveito de seus filhos.

Não posso deixar de expressar a minha estupefacção.

Porque há situações em que o martelo da Lei deve ser reactivo e não passivo. Dois pequenos exemplos.

Imaginemos a Lizha James andando nua pela cidade, não será detida por atentado ao pudor?

Se um lúmpen fizer barulho ao pé de um hospital não é multado (e eventualmente preso) por perturbação do sossego e ordem públicas?

Pela "lógica CNE" a Polícia deveria assistir impavidamente a estes eventos sem intervir, até que alguém apresentasse formalmente queixa e ela transitasse em julgado!

Então, cidadãos, qual é a função de uma Polícia?

Inúmeros são os exemplos que poderíamos recorrer para demonstrar que nem sempre é - A VITIMA - a justificação surprema para a Lei fazer sentir o seu martelo.

Por isso, o que a CNE diz, é mais uma falácia sem sustentação jurídica, nem política. Pois estamos, ainda por cima, perante crimes lesa-pátria, susceptíveis de violarem até muitos artigos da Lei-mãe de Moçambique.

Matéria suficiente para um processo-crime por alta traição e violação da segurança de estado aos que participaram activamente ou em conluio nestes crimes eleitorais.

Então, não me venham com essas tretas dos prazos e outras marretadas...

Digam-nos "Nada a declarar, calem a boca, porque a Lei aqui somos nós!".

Seria melhor, porque pouparíamos tempo e dinheiro em vos ouvir.

Disse