24 novembro 2009

Maka

O presidente angolano José Eduardo dos Santos fez uma crítica à corrupção e falou na necessidade de haver tolerância zero para com ela. Aqui. Já agora, o leitor por acaso conhece o Maka (para o seu significado conferir aqui), portal anti-corrupção coordenado pelo jornalista e activista angolano Rafael Marques (na imagem)? Em português aqui e em inglês aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio das referências.

6 comentários:

Reflectindo disse...

Ainda näo fui para o Rafael Marques, mas pergunto-me com que moral Zedu fala de tolerância zero à corrupcão?

Viriato Dias disse...

Pois é Reflectindo? Com que moral? Eu não sei se eu estou louco ou se na verdade vejo aquilo que os outros não conseguem ver. O Zédu e companhia cataloga-se dono de um país que pertence única e exclusivamente ao povo angolano, povo esse que continua a chupar dedo, de seco não sabe agora o que chupar. É assim a nossa África. Os que se intitulam de libertadores dos países continuam a tirar vantagens desse facto. As cimeiras africanas, como disse anteriormente, não discutem estas situações, discutem como pedir mais dinheiro ao Ocidente, discutem tudo menos a corrupção, a vitalidade no poder e o racismo. Ainda que, como no Zimbabwe, por justa causa Mugabe está a travar uma guerra sem quartel contra aqueles que querem tomar de novo o país.

Zicomo kwambiri, muito obrigado.

ricardo disse...

É daquelas coisas que põem um Homem a pensar...

O Zedú vem agora a terreiro falar da corrupção, duas semanas após o Angolagate em França ter demonstrado como ele próprio é figura central do imbróglio.

É o faz o que eu digo, não o que eu faço.

Já lancei uma previsão, MPLA sem oposição parlamentar, vai auto-destruir-se, Zedú já sente o vento da mudança. E o seu delfim está mais concentrado em Alta Costura.

Por isso, tenta cerrar fileiras no partido, mas a distribuição do pecúlio é uma contabilidade criativa demais para o entendimento dos muitos reclamantes internos. Está difícil e a saúde do timoneiro já conheceu dias melhores.

Um aviso à navegação à Frelimo.

JOSÉ disse...

Gostava de ver em Moçambique um portal anti-corrupção.

(Paulo Granjo) disse...

Repegando a metéfora de um bloguista português, é como se uma actriz pornográfica no activo fosse porta-voz de uma associação moralista.

Unknown disse...

Esse é problema transversal da Humanidade é difícil nos combater a nós mesmos. veja que os seus aliados podem estar a dizer ya já está de pansa cheia é necessário cometimento entre a acção e a educação.