10 novembro 2009

Comunidade chinesa em Moçambique, 1858/1975

Confira, coordenado pelo Prof. Eduardo Medeiros (que leccionou durante muitos anos na Universidade Eduardo Mondlane), um trabalho com o título em epígrafe do Núcleo de Estudos sobre África da Universidade de Évora, aqui.

5 comentários:

Viriato Dias disse...

Interessante. Os chineses são uma mais valia na cooperação entre Moçambique e China. O maior problema é que os moçambicanos não expoem na China. Enfim, deve haver uma explicaçao que eu desconheço, não só na China mas também no mundo todo, com excepção do Brasil, suponho eu!

Quanto ao professor Medeiros, devidos aos seus meus afazeres profissionais ainda não consegui me avistar com ele. É um grande docente da UE. Deus queira que eu consiga falar com ele ainda esta semana.

Um abraço

Abdul Karim disse...

Afinal os chineses tem tradicoes em mocambique...

Entao porque 'e que estao rapar as nossas florestas duma forma desenfreada ?

Entao porque 'e que a china esta a maltratar os Mocambicanos...?

Porque 'e que estao aumentar a nossa desgraca na Zambezia... sao cegos ?

umBhalane disse...

Karim, Karim, Karim

Esses outros Chineses, os "antigos", eram da diáspora, que não aceitaram o paraíso da RPChina, paladina das "liberdades e direitos humanos", de Mao Tse Tung.

Agora, os "novos" Chineses, e as outras questões que coloca, faço como o Povo Moçambicano.

Abstenho-me.

Abdul Karim disse...

Professor tem muita Razao...

Tem que se estudar abstencao...grande problema...

'E um problema contaminoso...

Ate UmBhalane agora abstem-se...

Ja vamos fazer como ...?

hayden disse...

Prof. Medeiros. Foi o meu professor de Antropologia social em 1994. Foi ele quem me mandou desenhar a arvore familiar dos macua elaponi. Tive que ir de ferias para nampula, e gracas a este trabalho descobri que eu era de mogovolas. Minha mae era 'piamuene'. Prof. Medeiros deu-me 18 valores. Foi muita nota, porque ele conhece bem nampula e tem muitas raizes la. Obrigado prof Medeiros por devolver a minha identidade, lembra-se daquela turma de Claudia de nampula que parecias se simpatizar muito em 96?