11 novembro 2009

(102) 11/11/09


No "Diário da Zambézia" de hoje: "Peço para que a CNE invalida as eleições porque qualquer órgão que validar as eleições vai promover uma confusão no país por isso desta vez não é dito de não dito mas sim é dito verdadeiramente dito e vamos cumprir" - parte das mais recentes declarações atribuídas ao presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, a propósito do relatório do Observatório Eleitoral, aqui. Obrigado ao AZ pelo envio atempado do jornal via email.
Adenda às 6:04: segundo a Rádio Moçambique, a Comissão Nacional de Eleições divulga hoje, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, os resultados das eleições de 28 de Outubro (noticiário das 6 horas).
Adenda às 6:26: a Rádio Moçambique acaba de apresentar partes da intervenção de Dhlakama na conferência de imprensa referida no cabeçalho desta postagem. O presidente da Renamo disse que (1) o Observatório Eleitoral devia ser banido entre outras razões porque não abordou a fraude no processo eleitoral, que (2) os "elementos intelectuais" (sic) deviam pensar e saber qual o seu papel ante a fraude e que (3) estava em curso a organização de um protesto contra os resultados eleitorais, por ele considerados fraudulentos (noticiário das 6 horas).

11 comentários:

Linette Olofsson disse...

Afonso Dlakama, bem como os outros partidos que já se pronunciaram sobre esta matéria estao coberto de RAZAO.

A fraude nestas eleiçoes foram um descalabro do que a Renamo sempre tem dito nas eleiçoes anteriores e que sempre foram condenadas pela opiniao pública.
(Nao pondo de parte os outros motivos do fracasso.
Eleiçoes de 2009 foram uma total vergonha!
É devras preocupante!
Nao é saudável para ao desenvolvimento da demmocracia em Moçambique.

Devemos dizer NAO as fraudes eleitorais, e NAO a dirigentes e governos saídos de eleiçoes fraudulentas!
Para além nós Moçambicanos, os doadores do OGE tem algo a dizer e a actuar!
É sabido que, a CNE o CC vao considerar-las justa e livres.
Com muito desagrado de tudo que aconteceu neste processo eleitoral que termina Hoje!
Mas a luta continua.
Linette

Anónimo disse...

Infelizmente parte dos mocambicanos esta de tal modo instrumentalizados que acreditam que a fraude e coisa normal como e normal roubar dinheiro do Estado, esbanjar dinheiro dos nossos impostos, usar medias publicos para escovar o poder, etc, etc. o mais trisete e que neste grupo de "instrumentalizados" ha muitos "intelectuais" que deixaram de pensar e viraram caixas de ressonancia.

Ja ouve alguns deles a dizer que "e forma de viver...."

Abdul Karim disse...

Estou mais interessado em ver a reaccao da Comunidade Internacional e da ONU em relacao a estas eleicoes...

So nao consigo imaginar onde a frelimo quer chegar com essa situacao que arranjou...

Ainda nao percebeu que foi apanhada...

Unknown disse...

Não acredito muito na Comunidade Internacional, os observadores vieram buscar os seus pocket money e puseram-se a sair depressinha e a gritar que as eleições foram "muito ordeiras"...depois temos que ver que o carvão, o gás natural, a madeira, etc e tal, tem muito mais peso que a democracia ... vamos continuar a viver a nossa democracia virtual e à espera do apelo do povo para o 3º mandato do nosso "papá Guebas" ou Mao Tse Guebas conforme preferirem...

Viriato Dias disse...

A minha opinião face a esta questão, embora mal compreendida por alguns, é que mesmo que a maldita fraude fora filmada, a Frelimo que eu conheço jamais entregaria o poder à oposição. Para a Frelimo o limite é o caos. Por outro lado, temos uma oposição que se destrói a si mesma feito chicomba (uma espécie de anila lá na minha terra-Tete, que na falta de comida / alimento, come-se a si mesmo). É só ver o Sr. Sibindy, etc..

A Comunidade Internacional, por aquilo que eu tenho estado a acompanhar pelos órgãos de informação, outorga a vitória da Frelimo e felicita-o. É aquela Comunidade Internacional que vos tenho dito (...). Enfim, mais dias ou menos dias tudo termina como estava, nem água vai nem água vem. O Dhalakama que devia ir ao parlamento falar limita-se a confinar-se na sua residência oficial feito herói de Maringué!

Com licença, por aqui me fico mesmo, e com choros.

Reflectindo disse...

Meus caros

A Comunidade Internacional nunca quererá ser protagonista nas nossas questões. Isso por prudência. O que a Comunidade poderá fazer é pressão para a reforma eleitoral e isso através do poder que ela tem no nosso Orcamento Geral do Estado.

Escrevi que era prudência porque de facto, a Comunidade Internacional não tem outro papel que aquele que mencionei. A Comunidade Internacional não pode ocupar o nosso papel, o papel dos mocambicanos. Eu até concordo muito com a crítica que o Dhlakama desta vez fez ao Observatório Eleitoral, por uma particularidade - é uma organizacão mocambicana. Se é que realmente o OE não tenha denunciado a fraude eleitoral. Avancemos para analisar se devemos continuar com organizacões da sociedade como a que meteu Leopoldo da Costa na CNE... Mas mesmo assim, a coisa é mais séria que em primeiro lugar, a crítica devia ir para os nossos académicos. Continuam eles a ver o direito constitucional deles e dos seus irmãos analfabetos a ser violado?... E vamos, conhecemos os nossos direitos, e, sabemos o que é direito?

Viriato Dias disse...

Mano Reflectindo,

Nada pode fazer? Mas quando são assuntos marginais não dão tréguas? Veja que os casos de conflitos na África surgem assim, porque a Comunidade Internacional demora agir, ou não têm sido cúmplices. É preciso combater o incêndio quanto cedo, pois o mano Reflctindo sabe que estas coisas de fraude cria contagio nos estados africanos. Se a Comunidade Internacional é que coloca a máquina a funcionar, porquê é que não pode intervir. O intervir não é de forma militar (longe de mim este pensamento, mas sim uma palavra), caso contrário o fogo pode ser grande para a capacidade dos bombeiros disponíveis.

Um abraço

Reflectindo disse...

Mano Viriato

Voltarei já para explicar. Apenas estou um pouco ocupado

Anónimo disse...

Vá lá eu entender certas pessoas!

O Ocidente é culpado de tudo mas se não intervém...

Bom...também podemos esperar que as intervenções venham do...oriente

Ai, ai...que desespero

Nipiode disse...

É verdade que a oposição não tem aproveitado o terreno fértil e ocupa-lo.Quando assim acontece o vizinho vai ano a ano fazendo a sua machamba no espaço da oposição .Agora estamos num ambiente de aparente mau estar. Digo aparente porque muitas vezes preocupamo-nos mais com o que vemos,ouvimos todos os dias e acha-se que é assim em todos os cantos do país. Se a FRELIMo ganha com maioria absoluta é porque no caso, a RENAMO não melhorou o seu perfomance. Vejamos o MDM que em seis meses virou como terceira força. Talvez se compreenda agora as razões do edil da Beira entrar na corrida vista como precipitada.
Será precipitada se ele não conseguir manter viva a chama nos próximos cinco anos.
O grande adversario do Governo não está na oposição, mas sim no indice de desempregados....um exercito que cresce, cresce, cresce. Basta um grupo começar a assaltar uma loja, meus caros todos as outras pessoas desocupadas partem para cima, porque há fome e não há dinheiro.Já repararam como as pessoas, aqui peões, reagem perante o perigo de uma viatura. Não olham, caminham seguros sobre a via e são os automobilistas que têm que parar abruptamente. As pessoas vêm no carro, sinónimo de riqueza de quem tem, dos açambarcadores,por aí.....
Não vamos ter uma guerra com as motivações da anterior. Poderemos ter sim alguma instabilidade com razões não politicas.
Explosão social está acontecer até no primeiro mundo. Quanto a comunidade internacional, bom que se diga que os interesses economicos em Moçambique pode leva-los a dividir as suas posições. Não acho que dela se possa esperar muita coisa, por enquanto , até porque nada mudaria os resultados eleitorais. Estou mais preocupado com a opinião das Nações Unidas e da capital Americana. Agora também acredito que o Presidente Guebuza e a sua equipa de trabalho está consciente que na sequencia de um fechar de torneira a China dará tudo sem exigencias. Se será este o melhor caminho? Claro que não. Mas temos de uma vez por todas interiorizar que quem constituí Governo tem o martlelo para decidir o que acha mehor para o país. Nada mais.
É uma guerra inglória querer mudar a matriz do partido governamental. Essa é a sua matriz e quem quiser diferente então construa o seu edificio com uma matriz diferente e que nela se revé.Mais: um estado democratico só se constrói com democratas. Quem pode dizer que todos os dias na suas decisões as toma numa atitude harmoniosa e imparcial? Nas escrituras biblicas, diz-se que um bom cristão é aquele que pratica todos dos dias uma boa acção. Um democrata jamais estará cima da lei. É ou não é?
O senhor Dlakama incita a violencia, mas ninguém o chama a a Procuradoria. Afinal há cidadãos acima da Lei...Que fazer é a matriz dos actuais gestores. Agora é só aguentar.

Fátima disse...

Pelo que acompanho a fraude foi feita um pouco por todo o lado.
Estas parecem uma das piores eleições que tivemos.
Nenhum órgãos de “soberania” nacional se encarrega dar cobro a este desastre eleitoral.