23 novembro 2009

"A virgem da Babilónia" no "Grande Hotel"

"A virgem da Babilónia"- assim se chama o novo romance do escritor e pintor moçambicano, Adelino Timóteo, também jornalista do "Canal de Moçambique", radicado na cidade da Beira. O enredo desenrola-se no "Grande Hotel" - localizado nessa cidade -, que chegou a ser na era colonial um dos mais luxuosos hotéis de África (inaugurado em 1952 ou em 1955) e que agora é um local do salve-se-quem-puder para cerca de 3500 pessoas pobres que lá vivem. A esse propósito, veja o extraordinário vídeo da AFP:
Adenda: leia um texto de 2007 da jornalista Paula Rolleta, aqui.
Adenda 2 às 20: 55: um filme chamado "O Grande Hotel", dirigido por Lotte Stoops e produzido por Serendipity, estreia-se este mês em Lisboa, Paris e Bruxelas (informação constante da revista Índico das LAM (49) Julho/Agosto, 2009, p. 41.

3 comentários:

Delfina Gemuce-Tas disse...

Boa noite Professor,

Sabe me dizer como posso adquirir este livro? Tenho procurado muitos livros de autores mocambicanos para comprar na net, mas e quase impossivel. Se consigo e porque me desloco Portugal e nao e viavel uma vez que resido na Holanda.

Qualquer ajuda e bem vinda.
Obrigada
Delfina

Carlos Serra disse...

Não há ainda no nosso país, infelizmente, um sistema de vendas online de livros. O livro do Timóteo está à venda em Maputo. Se souber mais alguma coisa, digo. Cumprimentos.

micas disse...

Triste a realidade que se vive neste "Hotel". Tristes vidas atiradas e esquecidas por todos, naquele local que foi em tempos um ex libris da Beira.

Como pode haver VIDA naquele lugar?
Como é possível que se fechem os olhos a tudo o que por ali se passa?

A vida é mesmo madrasta! Para alguns.Só para alguns!

Recordo com emoção que muitas vezes ali brinquei naqueles jardins.Que saudades quando a piscina do hotel estava ao serviço das escolas e onde aprendi a dar as primeiras braçadas.