Na BBC, com o título em epígrafe: "Os orgãos de informação em Moçambique não estão a realizar uma cobertura equilibrada e imparcial, conforme prescrito no código de conduta de cobertura eleitoral assinado pelos jornalistas moçambicanos, revela um estudo feito pelo Instituto dos Media da África Austral, MISA." Sobre o MISA, confira aqui. Foto reproduzida daqui.
Adenda às 15:48: já podeis ler o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (21), de 27 de Outubro de 2009, aqui.
Adenda 2 às 20:26: uma notícia que inclui os Madgermanes, aqui (a notícia, com data de hoje, deveria ter trazido, com clareza, a indicação de que os factos se passaram ontem, dia 25, dia do encerramento da campanha eleitoral).
Adenda 4 às 6:07 de 27/10/09: a Rádio Moçambque abriu o seu noticiário das 6 horas de hoje com a notícia de que o MISA felicitou os órgãos de comunicação pelo trabalho realizado; por sua vez, o "Notícias" cita a Agência de Informação de Moçambique no sentido de que o "MISA exalta papel dos órgãos de comunicação social", deixando para um parágrafo posterior a informação de que o MISA criticou alguns órgãos de informação pela falta de rigor, citando textualmente o "Savana". Aguardo que o "Savana" me confirme esta referência.
4 comentários:
Ainda ontem escrevi sobre isto na minha reflexão semanal - no Bricolando, que já não nascem bons profissionais em nossas maternidades (entenda-se no campo jornalistico). Viu-se na campanha eleitoral, por trinta vinténs as pessoas vende o cônscio em troca de uma camiste made in Moçambique.
Que pena.
Um abraço
O MISA, Muito Bem.
O TIM, Autenticamente Diferente.
A Etica e a Criatividade, dao sinais consistentes.
Ai Vamos Nos, 'a Mudanca.
Por UM MOCAMBIQUE PARA TODOS.
Não estou a entender isto que a TIM escreveu: "Entretanto noticias da ultima hora indicam que Armando Guebuza já não vai encerrar a campanha no jardim dos Madgermanes."
Quer dizer que Armando Guebuza e a Frelimo continuam a fazer campanha eleitoral?
A propósito o artigo do F. Mbanze sobre ostentacão e exibicão de poder, acho-o de extrema importância para um estudo. Sei que duas pessoas haviam sugerido uma reflexão sobre o mesmo, e ao um deles lhe sugeri que ele mesmo estudasse e nos desse o resultado.
Ora vejamos, quanto ao que se diz aqui sobre o encerramento da campanha de Armando Guebuza em Nampula. Que contribuicão tem nos resultados eleitorais? Como sentem na verdade aqueles que hoje precisam de 20 litros de água, mas não têm como pagarem ao vizinho que tem tanque ou torneira?
Deixemos de lado como uma campanha eleitoral e peguemos na Receita para um jet-set nacional. O que mais vale na nossa sociedade, para o meu vizinho? Modestia ou exibicionismo?
Apenas para uma reflexão
Enviar um comentário