20 outubro 2009

Este ano ninguém Ibrahima

O empresário Mo Ibrahim, fundador da Mo Ibrahim Foundation, anunciou que este ano não haverá prémio de boa governação. Confira aqui.

16 comentários:

Abdul Karim disse...

So Podia.

Anónimo disse...

Ate hoje nao entendo como o Sr Mo Ibrahimm teve esta ideia absurda. Mas como sempre suspeitei, esta e mais uma forma de pagar dividendos ou pura simplesmente para influeciar decisoes empresariais.

Boaventura Matule

Viriato Dias disse...

Só podia, concordo contigo Karim. O Ocidente nunca atribui prémios as populações, mas sim aos seus respectivos líderes, como se eles substituissem milhões de braços que corresponde os seus povos! Engraçado. Este é o mundo em que vivemos. Por detrás desses prémios há sempre um mistério.

Bem haja professor pela postagem.

Um abraço

Elisio Leonardo disse...

Não haver prémio quer dizer necessariamente que não há boa governação no continente!!!

Ponto a menos para a África!

Abdul Karim disse...

Estou no Oriente, Viriato.

O mo ibrahimo 'e Africano, pelo que sei.

Nao entendo porque o Ocidente vem mencionado no seu comentario.

Anónimo disse...

Não se preocupem. Para o ano, o prémio é do Deviz Simango.

Viriato Dias disse...

Tmabém não disse o contrário. Mas não se deve esquecer Karim, que quem propõe é os nomes é sempre o Ocidente. Não só os nomes, assim como países para organizar x ou y. Até para a nomeação de um papa os critérios tem a ver sempre com os modelos ocodentais. Mesmo na ONU é o Ocidente quem tem a maior expressão. Ocidente sempre, cabendo o resto seguir as regras do jogo. Lançam planos de ajudas para a África de modo a que ela fique eternamente endividada, para depois reinarem. Vou-lhe dar um exemplo, Chissano aos olhos de todos nós, africanos, já merecia um prémio Nobel da Paz, mas o Ocidente ainda não quer. Mia Couto, coitado, tantas viagens faz pelo mundo fora para receber prémios dos seus livros, mas prémio Nobel que é bom, NADA. Sabe porque? Vamos entrar noutro campo, é africano e pior ainda, de Moçambique. Mas no dia em que ele mudar de nacionalidade no dia seguinte terá recebido o prémio Camões e Nobel da Literatura. É assim que eu penso, e estou disposto a levar este pensmento até onde for ouvido.

Um abraço

Reflectindo disse...

O Mo Ibrahim passou por Botswana, Gana, Senagal, Cabo Verde?

Abdul Karim disse...

Tudo bem Viriato, 'e uma decisao sua fazer-se ouvir ou nao.

Agora acho a sua justificacao pouco convincente, mas tudo bem, acho que deve continuar a sua cruzada contra o Ocidente, 'e um direito totalmente seu.

Anónimo disse...

Cá está o Viriato dias outra vez; qual é o teu problema com o ocidente? onde comeca e onde termina o ocidente e a sua culpa? porque sempre o ocidente??? Talvez o Viriato é um racista, mas não sabe, é um regionalista que ainda não se apercebeu, é um "confusionista" no sentido Mocambicano!

Cuidado com as tuas palavras, Viriato Dias; lê aqui o que escreveste da outra vez: "Finalmente, dizia Samora Machel que gato é sempre gato, por mais que se esconda há-de sempre aparecer, o rabo tem que abanar de qualquer jeito."

Caro Viriato, para muitos de nós este blogg é um meio de informacão, é a forma mais eficaz de acompanharmos as notícias da terra mãe e quando escreves coisas deste tipo, ficamos "confusos", daí seres "confusionista"!

Desculpa os "nomes", mas não tenho outra escolha.

AAS

Viriato Dias disse...

Numa entrevista teevisiva, José Sócrates, actual Primeiro-ministro de Portugal, pessoa a quem eu venero, disse e passo a citar "O insulto é a arma dos fracos."

O ASS foi espectacular na maneira como me atribui adjectivos que, não tenho a menor dúvida, ficariam bem na sua pessoa. É em si que cabe todos estes nomes, porque não só faz o seu estilo como o merecem em tua a sua plenitude. Um cobarde que ataca de trás, escondendo-se em anónimato ou em pseudónimo. Não se preocupas, caro ASS, tu não és o único nessa escola!

Para não apanhar pertubações mentais com um invisível, limitar-me-ei a estudar os seus sintomas de demência, porque com pessoas assim, o nosso país não pode sonhar com um futuro melhor.

Um abraço

Anónimo disse...

A infinita paciência que o Professor deve ter para com o Viriato!

Anónimo disse...

Caro Viriato, porque tanto nervosismo?? Eu não só pedí desculpas pelos "nomes", mas também procurei explicar as razões que me levam a descordar com a forma como vês e depois escreves as tuas ideias neste Blog; fiz também perguntas e colei escritos teus para ver se pensas antes de escrever. só isso! Como é que te sentes "insultado" e logo a seguir repondes com outros "insultos"?? porque nao respondes as perguntas sobre o ocidente, por exemplo?

Leio e gosto de visitar este blog com todos os comentários nele feitos para me manter informado a cerca da terra, os teus comentários também, mas umas vezes fico confuso quando o professor escreve: "Este ano ninguem Ibrahima" e o Viriato responde com o Ocidente.

AAS ou Aspirina é meu nome e ponto final.

Calma, Viriato e baixa esse nervosismo.

Anónimo disse...

Vamos usar o espaco que gentlemente nos e concedido pelo Professor C. Serra para debater assuntos do nosso pais. Temos que contribuir para um pais melhor. Nao percamos esta oportunidade desviando-nos para discussoes pessoais. Considero este comportamento mais uma manobra para desviar as atencoes do aspecto mais importante: contribuir com o nosso saber para edificar um pais melhor para todos. Deixemos de acusar os outros como os culpados da nossa desgraca. Deixemos de no degladiar porque temos ideias divergentes. Deixemos de procurar maos estranhas, diabos, etc para justificar a nossa incapacidade de enxergar o mais obvio.

Deus esteja com o povo

Anónimo disse...

Um desses dias o sr. Camal disse num dos canais de TV que Mocambique exportava para a Espanha camarao no valor de 350milhoes de dollares americanos mas que entretanto o governo mocambicano declarava apenas 50 milhoes de dollares americanos. A minha pergunta e: para onde foram os restantes 300 milhoes de dollares? foi a comunidade internacional/doadores que "mamaram"? e destes assuntos que deveriamos discutir para o bem do pais. Ao tentarmos culpar doadores, comunidade internacional, mao invisivel, investidores estrangeiros de serem os culpados do nosso fraco desenvolvimento, de interferencia nos nossos assuntos (quando nao convem) estamos a tentar ocultar as verdadeiras razoes do nosso subdesenvolvimento. 300milhoes de dollares e muita massa, sao quase 2/3 do que recebemos da comunidade internacional a quem diabolizamos para o nosso OGE. Se esses 300milhoes fossem declarados e contribuissem para o OGE dependeriamos muito menos do "diabo". Por tudo isto gostaria de apelas a todos, como ja foi dito aqui antes, para que identifiquemos, de forma isenta, sria e corajosa, as nossas fraquezas, potencialidades e de forma sabia contribuirmos com ideias, inovacoes e criatividade para o desenvolvimento do pais. Temos que ver o que esta errado de dentro de nos e tentarmos corrigir para o bem deste povo sofrido. E preciso ver as alternativas para que esses 300 milhoes de dollares comessem a entrar para os cofres do estado e possam contribuir para a construcao de mais postos de saude, escolas, fontes de agua, estradas e tudo mais. Nao ao desperdicio de forcas e energias a lutarmos entre irmaos ou a procura de maos estranhas onde nao existem. Bastam os 16 anos de guerra civil ou de desestabilizacao (como queiram chamar)

umBhalane disse...

Caro Anónimo 22/10/09 9:08 AM

Tocou num dos pontos que deveriam interessar, realmente.

Exemplo que pode replicar por dezenas, centenas,...

Cair na real.

É isso aí.

Agora, não sei se interessa, mesmo!