31 março 2008

Xigono analisa as "pitas" da cidade de Maputo

Depois de afirmar que o hip hop nacional está "uma desgraça, esses mc´s não escrevem nada, é como diz o mano Xaminé: os clips são bundas, os álbuns são bundas, é tudo por aí....", o rapper moçambicano Xigono analisa as pitas da cidade de Maputo da seguinte maneira: "Muita gente acredita que não existam motivos para abordar-se o sexo feminino da forma que o faço, mas, se manteres os teus olhos abertos e andares pelas ruas da cidade de Maputo hás-de ver que as nossas irmãs são umas pervertidas, e isso é talvez algo que nos ajuda em parte pois satisfazemos as nossas necssidades sexuais, mas vivemos num mundo em que já não há nada de relação emocional e sentimental, vamos lá analisar uma cena juntos: as pitas vivem em função duma única cena, que é instrumentalizar seus corpos para ganhar dividendos, eu cá fico triste com essa cena apesar de meter-me com essas pitas desse mesmo estilo pois é uma necessidade biológica, mas veja esta cena, elas são maningue emocionadas e aluadas, não percebem muita cena, e se percebessem talvez teríamos um mundo melhor, sem putos para aí abandonados e um baixo índice de abortos." - in O Túnel, p. 8.
Observação: tenho a suspeita de que Xigono toca num tema susceptível de debate.

7 comentários:

Venus de Melo+ disse...

É um tema pra debate sim senhor. E obrigada pela disponibilização deste artigo.

Bom, acho que o Xigono, como ele mesmo disse, ele mete-se com essas pitas que parafraseando-o, instrumentalizam os seus corpos para ganhar dividendos. O Xigono, não devia reclamar, se ele só procura este tipo de mulher.

Eu cá por mim, sendo do género feminino a pelo menos 33 anos, trabalho e estudo a muitos anos... Assim como muitas mulheres desta e doutras sociedades o fazem. Nós primamos pela realimentação psíquica e intelectual. Faço questão de estar actualizada em todas as áreas, saúde, nutrição, desporto, família, etc.

Tento a cada dia melhorar como pessoas.

Desculpe-me a invasão, mas tinha que deixar a minha humilde opinião.

umBhalane disse...

Parabéns Vénus.

É só!

Anónimo disse...

Tema para debate sim!
Pelas palavras do Sr. Xigono as pitas são todas umas emocionadas que andam para aí a ter filhos e a fazer abortos, os pitos coitadinhos...como ele, até vão com elas mas apenas porque, coitadinhos, têm necessidades biológicas....!!!! Acho que não anda de olhos abertos Sr. Xigono, porque se andasse veria as coisas de um modo diferente, se calhar até passava a dar mais valor aos biológicos sentimentos ao invés das biológicas vontades....

Uma pita sentimentalmente emocionada

Anónimo disse...

Para alem do que ja foi levantado pela Venus, Umbhalane e o outro anonimo, tenho que existem mais coisa s por debater. O que essas musicam abordam nao sao coisas que caem do ceu, sao retrato do que ocorre nesta cidade ou pais (mesmo que nao saibamos). Elas podem ser usadas como ponto de reflexao ou serem consumidas apenas como produto, igual as novelas, que ainda estou a espera de alguem dedicando espaco critico para o seu papel no moldar as aspiracoes dos adolescentes e jovens. Tenho a leve impressao que os jovens musicos ao retratarem coisas das quais discordamos, passam eles a personificar essas coisas, e esquecemos que eles estao bem no meio delas e a termos que fazer um questionamento ele devera transcender esses musicos que nao passam de interpretes desse Mocambique.

Anónimo disse...

Como em tudo há honrosas excepções a confirmar a regra. Mas que uma grande maioria das nossas pitas está numa de facilidade, banalização do corpo, está. As convenções sociais de ontem não são as de hoje, estão em acelerada mutação... sinais dos tempos.

Anónimo disse...

Se as pitas andam ou não destapadas, tem de ser encontrada a razão não apenas nelas mas na sociedade como um todo, seus valores, normas etc, para além da situação económica. O individou sofre a influencia da sociedade da mesma forma que este influencia a mesma. Deve ser uma análise da sociedade local e global. Digam o que disserem às pitas ninguém apaga o fogo com palavras, apesar destas poderem mobilizar para atacar as causas do actual estado do mundo em que a bundalisação é um pequeno reflexo para distrair as pessoas como pão e circo, nem que se instrumentalise as pessoas devido a produção de ideias como sexo rebolado e eu tenho mais do que tu nigaz. Um versão de sexo droga e rock and roll? Onde está Marx? Aceite-se ou não a sociedade moçambicana passa por um choque de transformações como o mundo em geral, e há naufragos que se tentam pegar em tábuas de salvação enquanto andamos a deriva e uns afundam e outros não há certezas eternas, se não aquelas que precisam da fé e até mesmo estas são questionadas por novos profetas. As pitas também pegaram-se as tábuas de salvação que foram aconselhadas eram a únicas para se safarem... Um minuto de fama... ou seja rico ou morra tentando como dizem alguns . Quem é o culpado? É necessário ter um culpado?
É este o auge da civilização humana?

Anónimo disse...

Xigono sempre realista e frontal. O problema nao é das pitas mas sim um sistema onde tudo desagua no imoral.Da Tv aos nossos lares...até pq a TV subistitui tornou'se nossa filel companheira.Abraxo para mano Xaminé...espero que o Porno Sapiens nao morra na promessa.

Narciso