Em certas partes do mundo explosões em paióis podem fazer com que os ministros da defesa se mantenham em seus cargos ou fazer com que se dimitam. Este último caso deu-se na Albânia: "O ministro da Defesa albanês, Fatmir Mediu, apresentou hoje a sua demissão, dois dias depois de 16 pessoas terem morrido na explosão acidental de um depósito militar, nos arredores de Tirana."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Ah sim professor, cá entre nós as coisas são bem diferentes. Demitir-se do cargo, significa demitir-se do pão, das mordomias, do espaço nas primeiras páginas do jornal e de tudo o que nos faz diferntes dos demais concidadãos. então, para quê demitir-se?
Alguem mande essa noticia para a familia vendedora de patos ou para o portal do governo? O noticias fechou o olho para a mesma.
Este episódio só é noticia porque, infelizmente, a verticalidade e a coerência são coisas raras.
Nem é muito importante confirmar se o ex-ministro da defesa da Albânia é ou não um verdadeiro democrata. O que importa reter, é que ele se submeteu às regras da democracia. Outros, não o fazem, simplesmente porque carecem de cultura democrática.
Como diz o ditado, quem não quer ser lobo não veste a pele.
E onde ficaria assim a "originalidade" Frelomoçambicana?
Enviar um comentário