05 março 2008

Maputo entre as 25 cidades mais sujas do mundo

De facto, é isso o que diz a Forbes, uma notícia triste. São várias as cidades abrangidas, incluindo Luanda, Antananarivo, México e Moscovo. Confira aqui sobre Maputo (foto da Forbes). Leia a história toda aqui. Se quer ler em português, confira o relato do jornal Alternativa, que hoje dá a notícia. Obrigado à Paula e ao Egídio pelo envio, em simultâneo, do jornal.

22 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço os critérios usados mas acho que é justo estarmos nas 25 mais.

Anónimo disse...

Que dó de alma, ver assim a cidade das acácias classificada.

Trabalho cívico com alunos, militares não poderia minimizar o problema? Ai! os tempos de Samora, com o trabalho comunitário...

Anónimo disse...

Caro professor
Estive cerca de 7 dias em Durban,lugar que não visitava desde os idos tempos do apartheid,(nessa altura abominei tudo)e realmente é uma cidade absolutamente linda,tratada,ajardinada,..o espectro do crime que à chegada é um stress psicológico ,rápidamente se desvanece.
Circulei de chapa,chapa só de nome porque não tem nada a ver com os nossos .Lugares sentados,em perfeitas condicões e sem cobrador!
Civilizadamente os passageiros colectam entre si o dinheiro e entregam-no ao condutor.Adorei.
As ruas excelentes.Os passeios em perfeito estado e um verdadeiro jardim de flores e plantas raras ocupando tudo o que é espaco.
Apenas a cerca de 600 km de Maputo.
Não precisam os nossos presidentes de municipio de ir muito longe para verem como se deve fazer.É aqui mesmo ao lado!!!!!
Ah! Conheci ontem o shopping mbs,o tal do gebuza square,e só tenho um comentário a fazer_:
Eis que surgiu em Maputo o verdadeiro monumento ao mau gosto!
Sujo,pareçe ter 50 anos, os materiais fracos,simplesmente um cartão de visita para nos envergonharmos mais...
...os vidros do lugar dos cinemas absolutamente sujos!
Num dos quiosques de comida indiana, o menu apresenta um tipo de sandes num prato ,onde uma lata de coca cola esta deitada no mesmo prato bem encostadinha a dita sandwich...palavras para que...
e o quadro dos cavalos?
Triste,muito triste a regressão de tudo o que deveria ser qualidade para a mais chocante mediocridade .
Quem nos salvará deste tombo no abismo ,quem?

Anónimo disse...

Calma, calma, chegaram as eleicoes e a cidade ja comeca a tomar banho, buracos a serem tapados, presidencias abertas, pois e, cada povo tem o governo e os dirigentes que merecem, nos merecemos o que temos. Os que tem a oportunidade de privar com o edil ou outros membros seniores o que dizem para eles quando em privado. A mudanca nao comeca contigo como dizem os outros nos ultimos dias, a mudanca deve comecar comigo, we should lead by example.

micas disse...

Ainda bem que as coisas estão a mudar. Fico feliz em saber isso( ainda que como de costume as mudanças se efectuem só em vésperas de eleições).

Anónimo disse...

O Presidente do Municipio de Maputo tem vindo a fazer um trabalho louvavel. Sem holofotes. Sem propaganda. Maputo estaa hoje mais limpa e mais bem tratada. Era bom que tivessemos uma cidade como Durban. Ou como Paris. Seria no intento interessante saber quanto ee que os municipes daquelas cidades pagam para ter as suas cidades limpas. Aqui resmunga-se quando se cobra 20 meticais. Os que gstam de comparar deveriam, tambem, falar da contribuicao dos municipes daquelas cidades para a boa apresentacao das suas urbes.

Maputo era mais limpa no tempo de Samora? Nao sabia! E no entanto vivia la. Lembro-me apenas dos nomes que davamos ao falecido Massavanhane. Nao eram bonitos nao. O saudosismo leva-nos a ver tudo cor de rosa.

Anónimo disse...

...a questão não é comparar ,a questão é que já passaram 32 anos desde a independencia e este país já recebeu do exterior muito,mas muito dinheiro mesmo e não vejo justificacao para termos uma cidade esburacada suja etc como se tivessemos sido bombardeados...
Neste pais existem vilas com muito melhor aspecto que esta nossa destruida Maputo.
A marginal não só esta a desaparecer com a erosão como é neste momento uma ratoeira mortal para os incautos...de noite esta se sujeito a voar pois não há nenhuma sinalizacão nos trocos onde já não existe asfalto,e isso é o que?
Quando falo em Durban,falo apenas naquilo que é tão flagrantemente perto,apenas.
Não apoio displicencia nem desculpo incompetencia,muito menos o roubo de fundos que ao longo dos 32 anos teriam feito de Maputo uma cidade linda.
Sem ser saudosista do colonialismo, para terminar dizer que Maputo já foi considerada a pérola do Indico.
Será que não fomos capazes e nem seremos capaze?

Anónimo disse...

Lembra-se do exodo rural de 1980? Nao tem nenhuma consequencia na tal perola do Indico? Quanto ee que estamos dispostos a pagar para ter a cidade limpa? Esperamos soo pelas tais doacoes? Ee facil falar de dinheiro roubado quando nao se sabe como ele ee pedido, como ele ee concedido e como ele ee aplicado.

Os outros municipes pagam para ter cidades limapas

Anónimo disse...

...penso que esta nossa diferença de opinião é democrática,e como tal viável num objectivo de querer pensar um Maputo melhor.
Haverão concerteza muitas dificuldades para resolver esta situação,mas é claramente visivel que a cosmética tem servido de recurso quando se pretende vender gato por lebre.
A cimeira da OUA, lembra-se do ridiculo das palmeiras plantadas a 100 a hora na julius nierere,que foram morrendo aos poucos.O aproximar das eleições,que provoca sempre grande dinamica nos autarcas etc.
Entristeçe-me muito ver a minha cidade sem atenção tipo higiene matinal. Varrer as ruas,só!
O alcatrão que vai desaparecendo sufocado pelas areias ao longo da marginal ,por exemplo.Os pequenos buracos que com o passar do tempo se transformam em crateras e que se atempadamente fossem fechados, muito se teria evitado e poupado...
Não temos ruas nesta cidade,temos sim caminhos esventrados.Ruas e avenidas só na dita cidade alta,onde se jogam todos os interesses...não meu caro companheiro do diário do professor,não ,não escamoteemos a verdade culpando mais uma vez a falta de contribuição dos cidadãos...
Não gostamos de viver no lixo,tanto que por tradição nos povoados deste país a primeira tarefa do dia é varrer o terreiro.Seja onde for de norte a sul!

Anónimo disse...

Eu bem tentei ... que já não digo nada ... que depois ainda me acusam de incitar a violência ... mas não resisto.
Serááááááá que aqueles belos carros´, pagos com o dinheiro das doações, que as há e muitas, não daria para reforçar a frota de transportes públicos, tapar os buracos das ruas e estradas(já não seriam precisos 4x4) e ainda resolver o problema do lixo na cidade.
Pergunto eu.

Anónimo disse...

Curioso notar que ate a Somershield esta esburacada. Funcionarios ou ex funcionarios publicos cujas instituicoes nao tem dinheiro para recolher lixo, arranjar estradas, parar a erosao, tem casas que custam estradas inteiras nas encostas da julius Nierere e que contribuem para destruir a cidade. Sera falta de dinheiro? Perderam a vergonha construiram um muro a separar os ricos dos pobres na Polana canico onfde desde que chegaram passou a somershiel 2, o povo como nao e de abusos deitou o muro abaixo, esses vandalos, vadios e desempregados. Porque nao proibir novos edificios na cidade de Maputo, que deveriam ir para outro lugar de modo a expandir a cidade e descongestiona-la?

Júlio Mutisse disse...

Todos temos um papel a desempenhar para termos uma cidade entre as 25 mais limpas do mundo.

Temos culpa no facto de, hoje, a cidade estar entre as 25 mais sujas do mundo. Esperamos sempre que outros cumpram o seu papel quando nós, pouco fazemos. Continuamos a tirar o lixo das nssas casas fora de hora e depois tiramos fotos para retratar a cidade suja; jogamos ao chão latas, garrafas, papel, cascas de banana etc e reclamamos da cidade suja etc.

As taxas que pagamos (a de lixo por exemplo) dão nos a prerrogativa de exigir do Município as necessárias contrapartidas (a recolha do lixo dos pontos determinados para o seu depósito por exemplo). Porém, em minha opinião, o nosso papel como cidadão, munícipes não deve se resumir ao pagamento mecanico das taxas e impostos. Há o dever cívico de não fazer as coisas que comprometam a eficácia do motivo pelo qual pagamos tais taxas e impostos. Há muitas coisas que temos que fazer (gerir o lixo desde casa por exemplo) e há outras que temos que nos abster de fazer (urinar na rua, jogar lixo no chão etc.)

A nossa relação com o Município ou com o Estado não tem uma via: Estado/Município para nós... tem nós para o Estado/Município. Temos deveres a cumprir para com essas entidades e, quando estas não cumprem, a nossa consciência de cidadãos tem que os fazer entender que eles estão em falta para connosco.

Anónimo disse...

Insisto, ee necessario comparar a contribuicao per capita para os cofres minicipais. Depois disso vamos comparar manutencao. Pagamos 20 meticais aos resmungos, por mes, e depois pensamos que merecemos uma cidade como Paris ou como Durban. Seria necessario ir la ver quanto, em media, cada parisiense paga para ter a cidade limpa.

Concordando com Julio Muthisse, vamos pagar, deixemos de atirar desperd'icios para o chao, vamos gerir melhor o nosso lixo domestico, deixemos o urinismo e o fecalismo a ceu aberto. Depois de tudo isto, estaremos com consciencia tranquila para exigir beleza na cidade.

Fora disso, estamos a ser demagogos. Alias, nem precisamos de ver as ruas. Ee soo ver as casas em que vivemos. Que sao nossas com titulo de propriedade e tudo. Sujas, sem pintura nem nada. Muitoa dos que aqui reclamam nem taxa de condominio pagam. As escadas que vao dar aas suas fletes estao escuras e sujas. E culpam o municipio.

Tudo comeca em noos, nas nossas casas.

Jorge Saiete disse...

Aahhh, estamos péssimos! Péssimos mesmo! Resmunguemos sim pk o município não dá conta do recado. Isso é verdade. Pior
é que cobra taxas de lixo a municipes que nunca viram o carro do municipio a passar das suas ruas. Eu vivo no bairro de Nkobe (depois de machava Socimos Km 15). Nós naquelas bandas nem conhecemos a cor do carro que procede a recolha do lixo mas sempre que comparmos energia nos é retirada a taxa de lixo. Nkobe é Matola, mas podia falar de magoanine, Malhazine etc em maputo onde também não passa o carro da salubridade.

é verdade que há municípes que pouco ajudam para a limpeza da cidade, os que atiram lixo dos predios para o chão, os vendedores ambulantes e outros mas a maior culpa é mesmo do municipio. esse sim é k contribui em grande para que estivessemos no top25.

Júlio Mutisse disse...

Irmão Saiete,

As pessoas do T3 (onde vive o 1º Saiete - Humberto - que conheci) deram conta do seu seu descontentamento perante o incumprimento do Município da Matola, depositando o lixo nas instalações da EDM por via de quem a taxa de lixo é cobrada. Quando o município nem aparece e cobra a taxa a situação é complicada.

Na cidade, para onde toda a gente converge incluindo o Saiete, também pagamos taxa de lixo e o Município tem o dever de, como contrapartida, limpar a cidade. O facto de pagarmos tal taxa, não nos dá o direito de jogar o lixo em qualquer sítio, a qualquer hora e de qualquer maneira. Antes pelo contrário, se queremos a cidade limpa, a nossa contribuição para que isso aconteça tem que se reflectir na atitude que tomamos perante as coisas que podem por em causa esse nosso desejo.

Outra coisa que temos que fazer é direccionar correctamente as críticas pelo estado da cidade. O anónimo que fala dos 4X4 parece confundir as responsabilidades do Estadio (um ente a parte) e a do Município que é uma pessoa jurídica distinta do Estado que é quem, através da gestão correcta dos recursos alocados pelo Estado e colectados através de impostos municipais e taxas, deve garantir o que todos nós queremos: QUE AS CIDADES SEJAM UM VERDADEIRO ESPELHO LIMPO.

Anónimo disse...

...realmente custa-me muito ter de dizer isto.
Depois de ler os comentários anteriores ,claramente depreendi a razão fulcral deste problema:
os habitantes de Maputo na sua quase totalidade não são suficientemente civilizados para nela viver!
Pura e simplesmente não deviam estar aqui e deviam sim ser colocados no interior, enquanto nós,os que sabemos estar, esperaremos que eles sejam instruidos para almejarem a cá viver .
Surreal o cenário...
Não,não penso que o cidadão faça o caos voluntáriamente, por gostar,ou por ser incivilizado...falo por ignorancia muitas vezes mas acima de tudo pela permissividade total ao abandalhamento
O municipio,as forcas da ordem,e outras instituições zeladoras da urbe é que tem de criar multas,fiscalizar,e educar o cidadão ,tomando sempre que necessario medidas punitivas .
O exemplo parte de cima.
Não é a taxa só que resolverá os problemas.
Os nossos governantes tem de dar o exemplo e exigir o cumprimento de regras de como viver em sociedade.
...penso que a anarkia do desmazelo total tomou conta de tudo,tudo,tudo....TUDO!!!

Anónimo disse...

Espanta-me que Maputo esteja nas 25 mais sujas do mundo. Segundo se diz é uma das mais limpas de Àfrica, se a memória não me falha uma das cinco mais limpas. Ora se tivermos o número de países africanos provavelmente já esse número estará errado (mesmo assumindo que cada uma delas só tivesse uma cidade. Não acredito contudo que pelo mundo fora todas as cidades sejam melhor que as africanas. Julgo que está na altura de mudar o júri, pois deve estar com a mente suja

Anónimo disse...

Caro Júlio Matisse
agradeço a correcção.
De facto baralhei um pouco as responsabilidades das duas entidades.

Caro Jorge Saiete
Eu estou a residir no centro de Maputo e também não não sei qual a cor dos carros do lixo.
E também já reparei que são muito raros os caixotes de lixo.
Sem contar com as poucas vezes que tive a sorte de encontrar um desses contentores espalhados pela cidade, tenho que guardar o lixo na mala até chegar a casa.

Júlio Mutisse disse...

Tóxico,

Será que ao parar e "regar" uma acácia com urina não sabe que esse comportamento é errado, suja a cidade, mata a acácia lentamente, para além do atentado ao pudor?

Precisa mesmo de alguém que o policie permanentemente para não fazer essas coisas? Está a querer dizer que nós os habitantes desta urbe não temos consciência do certo ou errado e que precisamos sempre esperar pelo OUTRO para cumprirmos os nossos deveres? Não me parece que seja o caso.

Bem diz que não é a taxa só que resolve os nossos problemas, a nossa atitude também conta muito (e se calhar mais do que a taxa).

Anónimo disse...

...talvez não me tenha feito entender bem no ultimo comentário.
Se realmente a maioria dos cidadãos tem consciencia dos seus actos,então porque deliberadamente prevarica a torto e direito?
É o status quo do abandalhamento total!
Ninguém vai punir, então urina-se na 24 de julho com o movimento das 17h00, sem que ninguém diga alguma coisa;e se disser ainda está sujeito a ser agredido.
Penso que sim tem que se regular com determinação o comportamento dos cidadãos.
Sei muito bem que nem todos se comportam assim,mas a permissividade é total.

Júlio Mutisse disse...

Tóxico,

Percebo. Para mim o problema nem está na falta de regulamentação. O problema centra-se em duas coisas:

> a falta de fiscalização de que (bem) fala; e
> a nossa atitude (eu, tu, ele) como cidadãos.

Em Moçambique temos muitas leis. Muitas delas de "bonita" concepção. Precisamos é do efeito prático delas. Esse efeito vai ser encontrado através de uma fiscalização mais presente e actuante e da mudança de atitude de todos nós como cidadãos. Não é concebível para mim, que a dizimação de acácias devido a urina seja (apenas) imputada à falta de fiscalização pelas estruturas competentes. Onde está a minha/nossa consciência como cidadãos? Só nos lembramos de que as coisas são nossas quando pensamos no Volvo do Comiche e no facto dele ser sustentado com base nos nossos impostos? Porque não exercer essa cidadania protegendo o património autárquico que é nosso e confiado à gestão de Comiche através do exercício do direito a voto?

Para mim o prevaricar do cidadão não resulta (só) da falta de fiscalização ou abandalhamento total, resulta da falta de consciência da cidadania. Resulta da falta de consciência de que danificamos NOSSAS coisas, que são sustentadas pelos NOSSOS impostos e taxas.

Enquanto não tivermos esta consciência de que a CIDADE É NOSSA e esperar soluções APENAS do PODER vamos prevaricar. Nós os governados somos patrões dos GIVERNANTES só precisamos começar a usar o PODER QUE TEMOS.

Concordas tóxico?

Anónimo disse...

Concordo sim meu caro.
Concordo e me entristeço por quase adivinhar que esse cidadão ideal está ainda a anos luz de existir,infelizmente!
Educação,educação,educação e ..`palmatória` também,como se de meninos mal comportados estivessemos a tratar.
Saudações democráticas.