12 março 2008

Manifestações e linchamentos: Manuel António toma posição

O ex-ministro do Interior, Manuel António, veterano da luta armada de libertação nacional, coronel na reserva, disse na cidade da Beira, em entrevista ao semanário "Magazine Independente" desta semana, duas coisas:
1. Um eventual ataque à base de Marínguè, onde se diz estarem guerrilheiros da Renamo, poderia gerar um banho de sangue e prejudicar a Frelimo.
2. As manifestações populares e os linchamentos são "reflexos do elevado índice de pobreza absoluta", associado ao "fraco desempenho do sector de administração da justiça, infectado pelo vírus da corrupção" (p. 16).
Deixando por agora o primeiro ponto: depois de Guebuza e de Mulémbwè, é agora a vez de mais um membro sénior da Frelimo tomar posição perante as revoltas populares e os linchamentos, explicando ambos os fenómenos não pela forma como certos mandarins queriam e querem que fossem e sejam explicados.
Leia ou recorde aqui como, em Fevereiro, Edson Macuácua, secretário para a área de Mobilização e Propaganda da Frelimo, apresentou a óptica do partido sobre as manifestações populares surgidas desde 5 desse mês.

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante.

muito interessante...

Nelson disse...

Parece que as emoções estão baixando e os homens estão voltando a usar a cabeça. A verdade está incandescente demais para ser de alguma forma manipulada. Se procura a mão invisível e é difícil achar. Terão os os ministros recentemente exonerados algo a ver com a mão invisível de Edson Macuacua? Um dos problemas de Edson é falar sem pensar. Ele fala a pensar mas sem pensar. Nunca procura trabalha racionalmente oque vai dizer. Basta que seja algo a favor dos bosses e algo contras os oponentes..

Anónimo disse...

Esse e um jovem que envergonha tanto outros da sua geracao! E ainda pensam que controlam o pais, se a OJM tem tantos membros de facto como e que muitos jovens de sairam as ruas, fora do controle da mesma? Mentira tem perna curta.

Anónimo disse...

EM é um bom exemplo do que não deve ser um jovem político.

Ele passa a vida a "vomitar"o que andou decorando nos anos todos em que andaram lhe mandando ler os manuais da Pereira e Lago.

Sem criatividade nenhuma.

É bem possível que agrade os FRELIMISTAS (como um participante descreveu aqui noutra portagem), mas estou certo de que não mobiliza nem um jovem...