31 março 2008

Hospital português tem mais médicos do que Moçambique

A Rádio Televisão Portuguesa tem hoje a seguinte notícia: "O Hospital de Santa Maria, em Portugal, tem mais médicos do que Moçambique, disse hoje o ministro da Saúde moçambicano, Ivo Garrido, para dar uma dimensão dos problemas do sector existentes no país."
Adenda às 17:16: sugiro que consultem o portal a seguir (Banco Mundial) e, especialmente, a rubrica "Squilled Emigration 2000" (obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência). Não tenho por agora possibilidade de pedir a alguém do MISAU que confronte os dados. Se quer ler em português, use este tradutor aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

Esse tipo de abordagens do Ministro são boas, pecam somente por serem incompletas.

O Ministro deveria explicar porque passados estes anos todos o problema se mantem tão grave...o que tem falhado?....o que precisa de ser reorganizado para alterar o ritmo LENTISSIMO em que o racio se vai alterando?

E mais...

Carlos Serra disse...

Creio que o leitor problematiza bem.

Anónimo disse...

Prof. Que tal esta, quantos medicos saem do pais por ano e quais as provaveis razoes.

Porque estatiscas so mostram a desgraca mas nao explicam.

Anónimo disse...

Duas perguntas:
1ªAlguém já viu ou conhece algum plano do Sr Ministro para resolver os problemas estruturais do ministerio? não estaremos na presença de alguem sem capacidade de gestão e que disfarça a mesma incapaciade com "poeira política"?
2ª Alguem já fez uma avaliaçao do estado da saúde em Moçambique? Não somente do HCM e José Macamo? já foi avaliado o que se passa com os Hospitais/Centros de saúde dos distritos?

Anónimo disse...

Dois ultimos anonimos infelizmente nem todos se responsabilizam em levantar as questoes que colocam, mas deixe-me dizer que o Ministro Ivo considerado um dos melhores do Governo de G tem realmente incapacidade de gestao (nao pretendo ignorar outros meritos)sobretudo na resolucao de problemas estruturais e em tantos outros aspectos que so os funcionarios da saude podem explicar com seriedade e conteudo.

Albertino Langa disse...

Para onde se foram os medicos que se formaram nas areas libertadas e paises socialistas amigos e outros.
Nas areas libertadas arranjaram-se centenas e muitas de medicos.
para onde se foram.
E o povo,para onde vamos assim

Anónimo disse...

A UEM formou poucos medicos desde a independencia ate a data. Tambem nao foi dada prioridade a formação de técnicos medios que poderiam ajudar nas zonas remotas. Por outro lado é preciso notar que não basta colocar médicos e tecnicos. A saude tem particularidades e exige-se avultados investimentos em infraestrturas, equipamentos e medicamentos. Diz-se que o pais é pobre e não tem dinheiro para acelarar os investimentos na area da saude.Quanto a mim, ha um problema politico. Os tais sete milhoes que se estaõ esbanjando nos distritos poderiam servir para construir postos de saude, canalizar muitos jovens com 12 classe para formação como tecnicos de saude por mais 2 ou 3 anos, fomar jovens para administraçaõ hospitalar e farmaceutica( e paga-los bem!). Creio que com um pouco de imaginaçaõ e vontade politica em 5 anos poderiamos reverter o quadro. Façam a seguinte conta: 7 milhoes: 25 = 280.000.00 usd X 128 distritos= 35.840.000,00 usd. é isso aí. trinta e cinco milhoes de dolares por ano alocados aos distritos. Alguem já notou alguma diferença?

Anónimo disse...

> Por falar em termos de comparação, Sr. Ministro ... há mais médicos no Hospital Central de Maputo do que em qualquer das nossas Províncias, incluindo as mais populosas de Nampula e Zambézia.

>FM