18 março 2008

Existe o zicoísmo? (1)

1. A letra da nova canção de Zico levou-me a pensar que talvez não fosse má ideia interrogar-me sobre se existe algo que se poderia chamar zicoísmo, algo que ultrapasse o próprio cantor, algo que socialmente tenha peso, algo que socialmente traduza aspirações, desejos, algo que possa ser tipificado como sistema, sistema que encontre em Zico uma formulação, uma saída, uma válvula de escape, uma resposta. Tentarei isso a partir de Maboazuda e do que tenho registado - nos comentários e nos testemunhos que tenho pedido aqui e acolá - sobre a letra da canção Quero à moda de cão. E isto enquanto aguardo o acesso à letra, o que não está a ser fácil.
2. Um amigo fez-me, por email, a seguinte pergunta: qual a razão por que a postagem sobre Zico suscita tantos comentários e a da "Mais de 200 mil trabalhadores desempregados" nenhum? Creio que se trata de uma pergunta excelente.
Nota: estou algo cansado hoje devido a várias tarefas, mas podeis estar certos de que logo que me sinta bem, escrevo.

7 comentários:

Anónimo disse...

prof. nao quero ser reducionista ou anular o valor da interpelação do seu amigo, mas creio que o assunto mais de 200 mil desempregados é de um nível mais elevado. Pode-se por no "melting pot" da discussão a perspectiva dos sociólogos, a perspectiva dos economistas, a perspectiva dos psicólogos (sobre que efeitos isso tem na funcionalidade/disfunção da sociedade). Agora, debater temas das canções de Ziqo é um assunto que realmente todos e qualquer um pode, pois trata de moral...e não se precisa de ir a universidade, ou ter uma cultura geral acima da média para debater comportamentos, padrões, hábitos, usos e costumes e os seus desvios ou evoluções...o turbilhão (ou redemoínho) social que somos hoje o Moçambique dá azo a esse debate...que até pode ser fútil, retórico, filosófico ou que quer que seja mas tem a sua função prática no Moçambique actual. Outra das tentações de debater o Zicoísmo é que ele toca a todos e cada um individualmente...pois a sedução de temas que despertam em nós o ANIMAL SEXUAL, o VOYEUR, O OLHO GRANDE, é maior que a de debater temas que muitas vezes nem calam fundo na camada jovem que bloga e surfa na Net todos os dias... É a minha opinião...que ainda vou desenvolver mas por ora faço switch off...vou bazar!

Assinado, LMC The Vocab

Anónimo disse...

(algo que socialmente tenha peso, algo que socialmente traduza aspirações, desejos, algo que possa ser tipificado como sistema, sistema que encontre em Zico uma formulação, uma saída, uma válvula de escape, uma resposta). Professor interessante colocacao, mas antes disso gostava de perceber o que gera e engendra esse sistema, como, porque e com que proposito o mantem e reproduz?

Anónimo disse...

Concordo com Machel, discutir emocoes e coisas que mechem com o dia a dia, todos embarcam sobretudo porque todos acham ter solucoes, que devem ser apenas as suas conviccoes. Ja quando envolve pensar em 200 mil empregos, isso sao outra jardas, coisa de outro mundo, impossivel contrariar globalizacao e outras preguicas mentais. Voltando ao zicoismo, acho ter ocorrido um deslocamento dos referencias dos rappers americanos para os musicos jovens mocambicanos, que ocupam um lugar importante na vida dos jovens sobretudo das grandes cidades do pais, e so ver quanto enchem os espectaculos e as corrida s para assistir seus clips, suas entrevistas, espectaculos, anuma festas, radios, TV's, jornais, blogs, etc. Votos de bom descanso professor.

Carlos Serra disse...

De nada estou certo salvo de uma coisa: a de ir levantar um pequeno campo de hipóteses, bem canhestras. As questões que colocam parecem-me vitais. Deixem-se apenas repousar um pouco, escrevo já de seguida, se não sofrer mais uma interrupção de net.

Anónimo disse...

Stôr,
A par de ver se existe algum "zicoísmo", acho bem interessante analisar quem patrocina (QUE EMPRESAS OU EMPRESÁRIOS???)zicoísmos neste país, como o faz? Ou será que Zico/Ziqo produz sem nenhum financiamento? E que canais publicitam os zicos deste Moçambique? De quem são, quem neles manda? E o que acham os donos dos conteúdos das muziquetas que divulgam? Se é que acham alguma coisa?

Carlos Serra disse...

Não serei capaz de fazer mais do que levantar algumas ideias. Já postei o segundo número da série sobre o "zicoísmo".

Nelson disse...

Falou de empresas pensei logo em dinheiro. Dinheiro limpo ou sujo, fácil ou suado, lícito ou ilícito enfim dinheiro. As empresas querem é dinheiro e quando fala-se de dinheiro ou melhor de ganhar dinheiro, muitas vezes se põe de lado esses códigos morais e éticos que geram debate do estilo "oque se pode ou não pode".