Um dos temas maiores na discussão do processo de ensino-aprendizagem no pré-primário e primário diz respeito à relação mecânica que se estabelece entre aproveitamento escolar e língua materna.
A tese é simples: o mau aproveitamento escolar na escola primária, especialmente nas zonas rurais, é devido ao uso do idioma oficial português. Se a escolaridade for feita nas línguas maternas, o rendimento escolar será bom.
Ninguém, certamente, porá reservas à importância da alfabetização em línguas maternas, o que, aliás, está consignado nas preocupações da ONU desde 1953.
Mas já é completamente errado defender que a língua portuguesa é o único factor responsável pelo insucesso escolar. Nenhum trabalho sério foi alguma vez feito neste país para demonstrar isso.
Acresce que trabalhos de pesquisa feitos em outros países têm procurado mostrar que o sucesso ou o insucesso escolares podem depender menos dos factores linguísticos do que dos sócio-económicos - veja, por exemplo, Wagner, Daniel A., Langues et lettrismes au Maroc, in Lavallée, M, Ouellet, F., Larose, F., Identité, culture et changement social. Paris: L´Harmattan, 1991, pp.293-304.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
A importancia da lingua materna na escolaridade da criança é conhecida e deve ser levada em consideraçao. Estou escrevendo um artigo sobre determinantes familiares do acesso e aprovacao na 1ª e 5ª classe. No estudo uso a regressao logistica para analisar impacto dos fatores como sexo,escolaridade do pai, da mae, nivel economico familiar, condicao de orfandade,regiao e area de residencia, etc. Dentre os fatores estatiscamente significativos, a lingua materna perde importancia se comparada a educaçao dos pais, principalmente da mae. Com isso, a pobreza e a escolaridade do pais(fatores socioeconomicos) explicam melhor o acesso e o sucesso escolar relativametne a lingua materna. Brevemente terminarei e tentarei publica-lo. Obviamente,partilharei com todos, especialmente você, Carlos Serra. É um estudo estatistico com dados do IDS/1997,2003, e possivelmente nao capta algumas particularidades de uma entrevista em profundidade.
atenciosamente, Gilberto Norte.
Estou especialmente interessado nesse trabalho. Por favor, não se esqueça de mim! E muito obrigado.
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