Em Catandica, distrito do Báruè, província de Manica, as raparigas assaltam viajantes e camionistas imediatamente ao cair do dia, chegando a formar filas. As relações têm lugar sem pejo, às claras, em qualquer lugar.
Todos conhecem as tabelas de preços na vila. Com preservativo, o acto sexual custa entre 250 e 500 mil meticais. Sem preservativo, é mais caro, ronda entre os 300 e 600 mil meticais. Segundo o jornalista do “Notícias” que esteve em Catandica (edição de 13 de Maio, p. 2), as trabalhadoras do sexo estão conscientes dos riscos e da Sida. Mas argumentaram que a vida está difícil e que é preciso lutar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário