Habitantes dos bairros T3, Ndlhavela e Zonas Verdes no município de Matola lincharam três pessoas em menos de um mês. A cólera social parece crescer (reveja entradas anteriores noticiando e analisando ofenómeno).
O semanário “Domingo” debruça-se hoje em profundidade sobre o fenómeno e afirma, em opinião, que tudo leva a crer que a falta de confiança nas autoridades do Estado parece estar à retaguarda destes actos de justiça por suas próprias mãos. Parece que o problema reside no juízo de instrução e na soltura de indivíduos que são “um perigo para a comunidade, mesmo quando os autos apresentam indícios relevantes de prática de ilícitos graves” (p.8).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário