O Centro de Estudos Africanos (CEA) da Universidade Eduardo Mondlane e o Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos para a Inclusão Social (CIARIS, secção portuguesa) da Organização Internacional do Trabalho, terminaram há dias a ministração de um curso para 17 formandos com o objectivo de, por um lado, contribuir para o reforço da capacidade de desenvolvimento de actividades que promovam a inclusão social em Moçambique e de, por outro, fornecer um conjunto de ferramentas que apoiem no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e na prática de luta contra a exclusão social, com base nas tecnologias da informação e comunicação.
O programa é supervisionado no CEA pela minha colega Susana Maleiane e conta com a participação do sociólogo Valerito Pachinuapa.
Estão previstas mais acções a médio e longo prazo.
Veja, entretanto, os seguintes portais:
http://www.ilo.org/ciaris/changeLanguage.do?userLanguage=pt
http://moodle.estbarreiro.ips.pt/moodle/course/category.php?id=2
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário