Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
18 maio 2006
Escolas nuas
Uma parte significativa das escolas primárias públicas da cidade de Maputo encontra-se nas condições que a foto ilustra (“Notícias” de ontem, p. 19): sem carteiras, frequentemente sem portas e janelas, material didáctico, etc.
Se tomarmos em conta o país, as escolas secundárias e outros factores como o tipo de alimentação deficiente das crianças, teremos uma ideia triste das condições pelas quais se processa o ensino-aprendizagem na escolas estatais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Hoje, dizemos, em uníssono, que a fraca qualidade no ensino superior é decorrente da "turbodocência". Turbodocência, na nova epistemologia universitária refere, salvo melhor explanação, docentes que dão aulas em mais de duas universidades. Esta construção, magistralmente informada do senso comum, do aparente, não passa de teoria de conspiração.
Enviar um comentário