07 março 2010

Homosexualidade e prismas (4)

O penúltimo número desta série.
No livro de Henri Junod que estou a citar, a homosexualidade que ocorria nos dormitórios mineiros sul-africanos foi considerada pelo autor como grave. O missionário entendia que essa sexualidade perversa devia ser controlada mediante uma "vigilância muito estrita durante a noite e abundância de luz eléctrica em toda a parte" (sobre o controlo da sexualidade nas plantações da ex-Companhia do Boror, veja a parte final desta postagem de 2007,
aqui). Privando os trabalhadores de mulheres, a "civilização branca" (sic) era, afinal, a responsável por um "flagelo" (sic) que devia ser reprimido, até porque "ameaça a própria vida da tribo do sul de África" (op.cit., pp. 469/470).
(continua)

26 comentários:

Abdul Karim disse...

Parece estarmos proximos dum acordo de cavalheiros...

Anónimo disse...

Professor Serra,

Com todo o respeito, Sr. Professor, este teme já foi interessante enquante houve "debate" de ideias e faz muito tempo que vimos a dizer as mesmas coisas (as mesmas pessoas a dizer as mesmas coisas). "Os donos do blog", os chamuales Ricardo e Viriato, desviaram o debate para os assunto com o qual se identificam (esquivando-se do questionário como um todo) e nada de novo temos assistido. Tenho é visto uma arrogância tremenda por parte destes senhores e da forma como brincam com os nomes ou identificacão(nomes ou algo que se pareca a nomes) dos participantes, temo que isto va desembocar num "chega pra lá".

Como ja disse, sou a favor dos direitos individuais (do forum político, religioso, sexual, etc, etc) desde que previstos na Constituicão da República e a interpretacão da Constituicão é assunto de juristas (e não de perdizes). Sou contra todas as formas de discriminacão, sobretudo quando feita à uma "minoria".

No caso sul-africano, com a legalizacão do casamento gay, mais direitos foram atribuídos aos seus legítimos destinatários sem comprimir os direitos dos heterosexuais, pese embora a legalizacão deste casamento não se tenha traduzido directamente no aumentou a colecta de Impostos, Seguranca Social, melhorrias do ambiente de negocios, O Turismo etc, etc.

Vou continuar a acompanhar este blog a partir da bancada. É mais confortável.

AAS

ricardo disse...

Eu ja o convidei a pontualizar o que deseja saber a respeito do questionario que, segundo V.Excia, nao respondi.

E V.Excia nao me perguntou nada. Tirou as suas proprias conclusoes e enfiou a viola no saco.

Agora, a questao do casamento gay na RSA foi colocada a Tangas, que ainda nao respondeu. Muito me espanta agora, o V. sebastianismo em querer responder por conta de outrem.

Quando V.D. expoe as suas ideias e da responsabilidade dele defende-las. Quando eu exponho as minhas, nao espero que V.D. venha em minha defesa. Somos independentes, por acaso, convergimos neste ponto dos gays, mas nao na totalidade.

Se quizer ir para bancada, bom proveito. Mas nao retire o direito democratico dos outros continuarem a debater o assunto enquanto houver materia para tal.

viriato dias disse...

Estou atento a tudo...

Se falar é uma virtude, calar também é.

Zicomo

Anónimo disse...

Ricardo,

Claro que respondeste com a com a seguinte afirmacão:
"Sr. AAS,

Agora indo as coisas mais serias...

Sinceramente, o questionario a que se refere tinha um conjunto de questoes em que me abstive, porque nao vejo as coisas do modo em que me sao apresentadas.

Se me fizer o favor de pontualizar todas as questoes que ainda nao respondi, use este blog, que eu V, responderei democraticamente sem mascaras nem pseudonimos.

Quem nao deve, nao teme".

e a pergunta minha surgiu na sequência dos pontos 5, 6, 7 e 8. Pois é... Ricardo, a abstencão pode ser também uma resposta e à mim coube tirar as ilacões possíveis, com observacão de não teres chamado de doente à um homosexual.

e na postagem a seguir escreví: Percebo e aceito que tenhas "esquivado" a um conjunto de questoes, porque nao vez as coisas do modo em que te sao apresentadas. Muito bem, Ricardo. Percebo também que do questionário retiraste a questão do "movimento gay" e tornaste-a no objecto da tua preocupacão; super, também aceito e respeito a tua escolha. Agora, Ricardo, a questão de defender a homosexualidade não tem a ver com o facto de ser ou nao gay ou estar dominado pelo "lobby gay", mas sim por uma questão de princípio fundamental de não descriminacão do outro (pela sua côr da pele, religião, filiacão política, SEXUALIDADE, etc, etc.

e despedi-me com um abraco (que espero tenhas aceite). Acho que ficamos assim.

O que me espanta é que, com a insistência de V. parte, o debate que se pretendia abrangente aos diferentes pontos foi reduzido ao questão do movimento gay (o objecto da tua preocupacao) em Mocambique.

Ricardo, não te conheco pessoalmente, mas pela forma como expressaste ao longo dos debates, deu para perceber que és uma pessoa inteligente (ao contrário do outro "escrevedor") e só insití nos pontos 5, 6, 7 e 8 para ouvir sobre a tua posicão. Resposta... NADA.

No caso do casamento gay na Africa do Sul? só referí porque um inteligente como o Ricardo é devia perceber que estão em jogo direitos e liberdades individuais consagrados pela Constituicão da República (S. Africana).

AAS
Ja fui!

ricardo disse...

Eu imagino que AAS nao seja alguem do ramo das ciencias exactas como eu.

Sendo assim, faco-lhe o favor de V. pontualizar na integra (e aos outros que o acompanham) para dissipar as duvidas. Eis as MINHAS RESPOSTAS!!!

Q1:Devemos proibir e punir a homosexualidade?

R1: Como acto individual nao. Como acto colectivo atentatorio aos direitos dos demais fora da sua orientacao sexual, sim.

Q2: Em Moçambique a homosexualidade é rara?
R2: Em termos absolutos, sim. Em termos relativos nao. Ela e pronunciada no grupo populacional urbano e no extracto classe media-alta.

Q3:Devemos aceitar e respeitar a homosexualidade?
R3: Sem opiniao. Ja que aceitar ja implica respeitar.

Q4:A homosexualidade sempre existiu em África?
R4: Nao, ate prova em contrario, que ainda nao me foi apresentada.

Q5: A homosexualidade sempre existiu em África e há provas disso?
P5: Nao, a justificacao decorre da resposta anterior.

Q6:Uma sociedade democrática deve tolerar a homosexualidade?
R6: Sem resposta. Depende de que conceito democratico estamos a falar.

Q7:Em Moçambique a homosexualidade é frequente?
R7: Vide resposta R2.

Q8:Uma sociedade democrática deve impedir a homosexualidade?
R8: Vide resposta R6.

Q9:A homosexualidade foi trazida pelos europeus?
R9: Sim e nao. Visto que no meu ponto de vista, o que esta em causa e o contacto civilizacional e a assimilacao mutua de valores. A pergunta e tambem uma redundancia. Vide resposta R4.

Q10:A homosexualidade foi trazida pelos europeus e há provas disso?
R10: Vide resposta R9.

Esclarecido(s)?

Anónimo disse...

Resposta... finalmente, Ricardo. Finalmente! Uffff, como custou, mas agora ja disseste e está dito. Ponto Final.

19/20 valores e um valor retirado para R4 da Q:4.

"...com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas."- Ricardo em 01/03/2010, 1:24 PM.

Não sou das ciências exactas como tu e nem tu és um "meco".

Ja fui.

AAS

ricardo disse...

O sr. AAS, como deturpador-mor nao tem futuro neste blog. Por acaso, devido a natureza da minha profissao, tenho uma memoria fotografica. E como tal, reproduzo aqui na integra o que disse naquele dia:

"ricardo disse...
Muito bem...

Primeiro, o que eu disse foi

"Os argumentos sucedem-se, so que até agora ainda ninguém me demonstrou que, com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas..."

E nao como foi copiado por AAS.

Segundo, eu acho que esta muito claro, desde inicio, que o que se esta a questionar e a Africa Negra, ou Bantu como queiramos. A Africa Branca, no caso do Egipto, Cartago, teem evidencias fortes -eu disse-o varias vezes- que ilustram que o homossexualismo era aceite e ate idolatrado, por influencia das poderosas e milenares civilizacoes Grega e Romana e muitas outras do Oriente Medio onde isso tambem esteve em voga. Portanto, nao ha contradicao.

Agora, assumir que os povos da orla do Mediterraneo ate eventualmente, a Nubia (?) sao Bantu e um erro monumental.

Quanto as duas perguntas colocadas, gostaria de ter ambas as respostas s.f.f. mas com evidencias documentadas por factos concretos e nao por oralidade.

Formular uma hipotese destas com base em oralidade, nao difere da crenca em OVNIS, na Atlandida ou no Chupa-Cabra.

Apenas mitos, nao realidades.

1/3/10 6:03 PM"

A vista disto, que se retirem as devidas conclusoes.

Disse.

Anónimo disse...

Ja voltei.

Ricardo, na escola aprendi que os 3 pontos antes da frase signica que existe algo dito ou escrito e como eu nãp preciso de copiar ou transcrever toda a frase, uso os três pontos; posso ou não, Ricardo, "o mor-da-qui" (leia morde aquí), aqui do blog.

AAS

P.S. Uma arrogância nunca vista, pois o blog não depende do Ricardo.

Já fui!

Unknown disse...

Com todo receio do que possa significar meter de novo o dedo neste debate e sendo também membro do grupo das "ciências exactas", queria aproveitar a explanação sistematizada do ricardo para levantar duas questões:

Na tua resposta do ponto 1, porque consideras a reivindicação de direitos "Como acto colectivo atentatorio aos direitos dos demais fora da sua orientacao sexual, sim". De que forma atenta aos direitos dos demais?

Queria ainda, e mais uma vez dizer-te que estas errado sobre o ponto 2, mas acho que não há maneira de te convencer do contrário, essa crença sustenta a tua revolta contra o movimento. Mas, pelo que sei, vão decorrer dois inquéritos este ano, que vão traçar o perfil da comunidade homossexual moçambicana, e , segundo me parece um deles de iniciativa do próprio governo, acho que podemos continuar este debate quando houverem resultados.

ricardo disse...

Toda a celeuma que o cidadao ANONIMO desejar ter comigo resume-se a isto (prestem atenção às horas e datas)
"ricardo disse...
Os argumentos sucedem-se, so que até agora ainda ninguém me demonstrou que, com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas.

1/3/10 1:24 PM"
Ei-lo a deturpar a minha frase pela 1ª vez...
"Anónimo disse...
Ricardo, o Professor questiona sobre a homosexualidade em Africa e tu escreves: "com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas." Eu pergunto: é para considerarmos a Africa repartida em duas, a branca (a do norte) e a negra "Africa Negra profunda"? ..."com excepcão do Antigo Egipto", queres dizer que havia ou há vistígios de ter havido homosexualidade no Antigo Egipto? é Egipto Africa? posso concluir que havia homosexualidade em Africa?
AAS
1/3/10 5:37 PM"
Eu tento esclarecer pela primeira vez...
"ricardo disse...
Muito bem...

Primeiro, o que eu disse foi

"Os argumentos sucedem-se, so que até agora ainda ninguém me demonstrou que, com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas..."

E nao como foi copiado por AAS.
1/3/10 6:03 PM"
E ele reconhece o erro e pede desculpas...
"Anónimo disse...
Ricardo, Mil desculpas pela má cópia. Não quiz transcrever toda a frase e esqueci-me de pôs os 3 pontos antes das áspas. Mil desculpas.

Voltando à questão e tentando responder às questões com evidencias documentadas por factos concretos e nao por oralidade. (Estou feito ao bife)....
Aceite um abraco
AAS
1/3/10 9:15 PM"
Novamente, tenta deturpar a mesma frase (aproveitando o facto do post já não estar na página)...
"Anónimo disse...
...19/20 valores e um valor retirado para R4 da Q:4.

"...com excepção do Antigo Egipto, a cultura gay estava incrustada nas tradições da Africa Negra profunda antes do contacto civilizacional com: colonos, mercadores ou profetas."- Ricardo em 01/03/2010, 1:24 PM.

Não sou das ciências exactas como tu e nem tu és um "meco".

Ja fui.

AAS
7/3/10 8:40 PM"
O resto, é completado pelo que esse ANONIMO escreve a meu respeito neste post. Porque terei de perder tempo com ele?
Seja o leitor o JUIZ.

ricardo disse...

Caro Igor,

Questão 1- Preocupo-me com actos legais, subdivididos em duas áreas:

1-LIBERDADE DE EXPRESSÃO, TRADIÇÕES E COSTUMES

Aspectos suscitados por argumentações destas:
a) - http://portugalgay.pt/news/030504A/CANAD%C1:_Homossexuais_podem_ser_melhores_pais_que_heteros

b)- http://casamentocivil.org/casamentocivil/news.asp?uid=200107A

c)- http://dekko-kosta.spaces.live.com/blog/cns!E687959A4F32B76F!679.entry
E muitos outros exemplos.

2- IMPACTO SÓCIO-ECONÓMICO
O casamento gay na Africa do Sul.

a) Aumentou a colecta de Impostos?
b) Seguranca Social?
c)Melhorou o ambiente de negocios?
d) Aumentou as receitas do Turismo?
e) Em que vertente turística?

Eu tenho para mim, que qualquer modelo de sociedade tem o seu custo económico. A ditadura é muito mais barata que a democracia, mas os seus horizontes são limitados. Quando nos pomos a alargar o leque das nossas liberdades individuais, devemos saber que isso tem um custo no bolso do Cidadão, pelo que exigirá o esforço adicional de cada um de nós. Por isso, será sempre oportuno lembra à classe média-alta, que sempre que quiser novas coisas, deverá pagar por elas e não, refugiar-se nas artimanhas das leis (ou da ignorância delas pelos juízes) para deixar de cumprir o seu acto de cidadania de pagar os IMPOSTOS na medida certa. Mas o caso da Inspecção de Veículos bem nos mostra a real disposição da CLASSE MÉDIA em assumir com as suas responsabilidades. O que será então explicar, a toda sociedade, que para que 1% da população, onde está 80% riqueza, viver ainda mais feliz, novos tributos deverão ser criados, por exemplo, para compensar aqueles que já não serão cobrados?

Porque, meus senhores, a inflexão recente do discurso gay, para as questões do matrimónio e adopção de filhos, tem como fundamento de base - UMA VEZ MAIS- o económico. Desde da II Guerra Mundial que se assiste à desumanização do trabalho, com impacto social tremendo no matrimónio, primeiro com aparecimento de progenitores solteiros e depois, os relacionamentos livres entre pessoas do mesmo sexo. As crises financeiras globais determinaram o novo sentido para o casamento e a adopção. A Fiscalidade muito contribui.

Questão 2- É o seu ponto de vista. Eu tenho o meu. Assim é em democracia.

Obrigado

Anónimo disse...

na verdade, o nível de desinformação e homofobia dos senhores Ricardo e Viriato condicionou toda e qualquer possibilidade de um diálogo sobre esta questão neste espaço.

é um notável caso de bullying comentarista, o destes dois senhores cheios de razão e invocando uma tradição que, tristemente, nem sequer é a sua em termos históricos.

a história dos homossexuais, à semelhança da história africana, foi sistemáticamente apagada de todos os documentos produzidos por sociedades que não as aceitavam.

é esse, infelizmente o legado do domínio de alguns sobre outros.

mas a investigação actual tem pemitido banir certos mitos e só muita má vontade impedirá uma pessoa séria de encontrar a informação de que necessita para perceber que a homossexualidade existe desde sempre.

o facto de não haver uma avalanche de documentos a comprová-lo apenas serve para atestar a forçada ilegalidade a que foi submetida, em áfrica e no resto do mundo.

tal como a história da áfrica negra sofre ainda hoje com a 'inexistência' a que foi submetida pelo domínio da europa branca. mas será por isso que não existe?

a verdade não desaparece só porque fechamos os olhos...

Anónimo disse...

Ricardo,

Nada diz que um inteligente não possa também ser um arrogante. Lamento que no teu caso e em relacão ao tema em questão, estejas a revelar mais arrogância do que inteligência. É triste!

Se o outro é bom a fazer diagnósticos, tu és mestre a passar "certidões de óbito".


AAS

Unknown disse...

Bom, deixe-me contradizer a sua afirmação sobre o ponto 2, não pode ser uma questão de ponto de vista, tem de haver bases concretas, há uma comunidade tem membros, temos de ver qual o perfil dos membros dessa comunidade e confirmar ou negar a sua suposição que a maioria faz parte de uma classe média-alta. Mas a minha experiência, o meu envolvimento com a comunidade não o vão convencer pelo que deixe-mos esse ponto.

Não se está a pedir a ninguém que abdique das suas tradições e costumes, mas apenas que respeite a dos outros.

O primeiro artigo sobre "homossexuais_podem_ser_melhores_pais_que_heteros" basta o senso comum para saber disso, infelizmente na minha família tenho pessoas que não deveriam ter tido filhos, vivem em guerra e os filhos crescem num ambiente completamente inadequado para criar uma criança, pelo que a heterossexualidade não é garante nenhum de qualidade parental.

O artigo 2 nem sequer percebi porque o colocaste aqui, fala de que desde que aprovaram o casamento gay em Ontário, Canada, aumentou o nº de casamentos ... precisa de explicação? Em que é que isto prejudicou os heterossexuais?

O terceiro artigo resume-se na seguinte afirmação "Pesquisa publicada na Inglaterra revela que a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo aumenta a confiança e segurança nas relações estáveis e tem impacto positivo na saúde dos cônjuges.", ou seja opina sobre os próprios nubentes, em que é que isto afecta os Heterossexuais?

Quanto ao ponto 2, era suporto haver um impacto económico, aumentar o turismo, aumentar a colecta de impostos? Na tua opinião dizes que se tivesse um impacto económico positivo tu eras a favor, e és contra porque não tem impacto económico positivo?

Não entendo, acho que os teus argumentos são bastante fracos.

Marinela disse...

Argumentos fracos, ignorantes e descriminatorios. É uma vergonha ver gente supostamente estudada, viajada... com tão pouca capacidade de conhecer e respeitar o ser humano. É em casos como estes que tenho vergonha da incapacidade do homem, porque sim, é mesmo incapacidade de aceitar como os outros são, como se alguem fossem o modelo ideal do ser humano. Vivam e deixem os outros viver. Estou farta desta conversa!
Os meus amigos gays são as melhores pessoas que passaram pela minha vida, embora eu não seja. Se é um defeito ser gay, então todos nós deveriamos ser gays para ver se evoluimos um pouco mais como humanos!

Abdul Karim disse...

Marinela,

Estou pra conseguir um acordo de cavalheiros.

os heteros e homos ja se conversam... a liguagem tambem melhorou consideravelmente...

E esta quase acordado tambem, que nao deve haver promocao... nem homos e nem dos heteros.

Marinela, preciso desse acordo de cavalheiros.

ricardo disse...

Neste assunto, prefiro dialogar com Igor, um gay assumido, e que da a cara publicamente por esses todos que se escondem em pseudonimos e quejandos, mesmo que nao concorde com muitos dos seus pontos de vista.

Exprimi a minha visao. E um direito democratico que me assiste. Impedir a opiniao de outrem, porque nao se concorda com ela, um direito anti-democratico que combaterei sem treguas, com palavras ou ate com balas.

Agora, o resto da malta nao me interessa. Quem quiser vender o seu DISCURSO da Tanga, que o faca no Bulhao ou Casal Ventoso!...

ricardo disse...

Ora bem, sr. Igor

Questao 2 - Fico a espera do tal inquerito a escala nacional;

Questao 1 - Eu quiz evidenciar ate onde vai o V. movimento para fazer vingar uma ideia. Eu nao me limitei a citar exemplos "nocivos" ao V. orientacao sexual. Senao vejamos:

1- Todos os estudos estao escudado por "grandes academicos", logo ja tem a autoridade cientifica necessaria para se tornar lei. Mas trata-se efectivamente de pseudo-estudos encomendados;

2- Tocam em algumas das feridas mais profundas da sociedade contemporanea (Algumas relacoes trasitivas: 1- Pais gays mais presentes=> mais competentes => menos delinquencia juvenil; 2- Maior numero de casamentos gays => melhores exemplos para o moralista, por exemplo, catolicos e isslamicos; 3- Realmente, em que e isso nao afecta os nao gays? Justamente, porque o que esta em causa ai, nao e o acto de dois gay viverem juntos. E a argumentacao deslocada de que " porque todas pessoas carentes que vivem juntas sao mais felizes que as que nao vivem" . Ora bolas, isso e que vai agora justificar o PAPEL DE CASAMENTO, facam-me o favor!!! Como se isso so acontecesse aos gays. Acontece a todos, porque raio se faz uma pesquisa cientifica para dizer o obvio);

3- Se for este o novo caminho da ciencia para fazer provar uma ideia, como vimos no caso da Gripe A e do Aquecimento Global, entao nao se admire, se qualquer dia comecar-se a contestar a questao gay no CID-1O da OMS. Uma organizacao totalmente desacreditada nos ultimos tempos.

Por isso meu caro Igor, no lugar de minimizar as minhas opinioes, colocando-as abaixo do V. altissimo nivel intelectual de grupo privilegiado da elite da sociedade Mocambicana, deveria tomar nota delas, porque vai ter de ralar muito para convencer outras pessoas, que nem paciencia tem de dialogar convosco. E nao insulte a minha "pouca" inteligencia...s.f.f.

Sobre a questao do impacto economico, ja que V.Excia e de ciencias exactas, va estudar bem o assunto. Quando tiver as respostas as questoes colocadas, entao continuaremos, mas sem excitacoes.

Mas lembre-se, trate sempre os seus inimigos com respeito. Do mesmo modo que desejaria ser tratado por eles.

Obrigado

umBhalane disse...

"Vivam e deixem os outros viver."

Assino por baixo, para TUDO na vida.

TUDO.

Com regras, sem pisar também o Outro, isto é, a liberdade do Outro.

Porque o nosso espaço acaba, onde começa o do Outro.

"Vivam e deixem os outros viver."

E sejam felizes.

Anónimo disse...

pelos vistos há gente mais bem informada no Bolhão e no Casal Ventoso que entre os iluminados de bairros com maiores pretensões... ;)

Unknown disse...

Não tenho pretensões de intelectual, e daqui já retirei o que podia retirar. Nem consigo perceber o que posso ter dito que possa ter ofendido o ricardo, por contra-argumentar e achar que os argumentos que apresentou eram fracos?...devia ter ouvido o Toxico há 30 postagens atrás...isto está a começar a ficar com padrões de dependência, não vou continuar a alimentar o ego de ninguém...vivam e sejam felizes.

umBhalane disse...

Bolhão e Casal Ventoso não casam bem - são exemplos totalmente contraditórios.

Casal Ventoso é uma grande "universidade", e acredito que os seus visitantes, muitos, até sejam oriundos dos tais bairros com maiores pretensões...

Agora o Bolhão (Porto?) é local de trabalho, suor, dignidade, "carago", e "biba" o Porto.

Mas deu para entender a ideia.

ricardo disse...

Os ultimos serao os primeiros(Mateus, capítulo 20, versículo 16)

Ponto Previo:

1- Desde o inicio deste debate que esta claro quem apresenta ideias e que so as rebate emotivamente;

2- Esta claro que faz papel de vitima e quem deve ser rotulado de violentador;

Portanto, nao percamos tempo em argumentacoes cabalisticas para o obvio.

Cenario:

PAIS IMAGINARIO, chamado PULLOVIA, com 1% por cento de populacao gay, por onde circula 80% dos rendimentos da populacao. Grau de cobertura fiscal pelos demais 90 de populacao pouco acima do nivel de pobreza, cerca 10%. Cobertura fiscal fiscal da populacao de classe media-alta, subdividida assim: classe media, cerca de 50%, classe alta, menos de 5%.

Altera-se a lei e permite-se:

a) Casamento gay;
b) Adopcao de filhos por casais gay;

Impacto fiscal:

a) por deducao de IRPS (IRS), "casados e nao separados" beneficiam de abatimento no calculo final do imposto;

b) O numero de dependentes, aumenta o valor do abatimento a favor do Contribuinte;

c) Ajudas de custo por conta dos menores e dependentes , aumentam os premios da seguranca social;

Paliativos:

a) Aumentar escaloes de IRPS (como fez Socrates hoje);

b) Criar novos impostos;

c) Cortar despesas em outras areas sociais;

d) Reformar a Seguranca Social, penalizando quem tem mais anos de servico, ou salarios mais elevados.

Eis algumas medidas que o sistema exige para que a democracia seja para todos. Quando a hora e de arrotar o carcanhol, toda a classe media une-se contra o Legislador. Mas porque o faz?

Democracia tem custos. E o custo que cada um de nos tera de tirar do seu bolso para satisfazer um minoria, ainda por cima arrogante, pedante e elitista, exige um preco que tem de ser pago por essa.

Por isso, convido a comunidade gay em Mocambique a participar activamente nas campanhas de sensibilizacao para o pagamento de Impostos, comecando na sua propria comunidade.

Que mostre a sua cidadania. Para comecar a ser respeitada.

Finalmente, o caso sul-africano foi para aqui chamado para problematizar:

Q1: Aumentou a colecta de Impostos?
R1: Nao, antes pelo contrario. Explicaco acima.

Q2: Seguranca Social?
P2: Aumentou o peso das deducoes salariais.

Q3: Melhorou o ambiente de negocios?
P3: Sim. Mas apenas do ramo do showbiz. Nao teve impacto no quadro salarial do proletariado urbano e rural, ou seja, a classe media-baixa.
Q4: Aumentou as receitas do Turismo?
P5: Sim. Em duas vertentes. A sexual e a dos matrimonios gays. Padrao do Turista: classe media e alta.

Portanto, por aqui podemos inferir o que vira acontecer em Mocambique. Um Estado, que ainda nao e Nacao. Podemos ate imaginar como e que as estrategias de desenvolvimento deste pais virao a ser influenciadas indirectamente. Portanto, como bom intelectual, eu reflicto.

Se estou certo, ou errado, o tempo dira. Mas ate hoje, em relacao aos gays, nunca me enganei. Por isso, serenamente espero o seu ataque final.

P.S.1

umBhalane, ainda bem que percebe o meu linguajar. E que esta cada vez mais dificil dar murros em ponta de faca...

P.S.2

Abdul Karim (O conciliador). Quando este debate iniciou e mesmo achei que V.D. estava extrapolando para questoes fora do contexto. Inclusive, cometeu alguns erros de argumentacao. Mas, no computo geral, agora dou-lhe razao. Se a minha abertura para com os gays era minima, agora fechou-se para sempre. Aqui ha uma guerra que tem de ser vencida, ate as ultimas consequencias. E quando as cornetas tocarem, eu estarei la, na linha da frente. Portanto, acordo desfeito. Casus Belli formalizado.

Viriato Dias disse...

Zicomo, Ricardo.

Eu nunca estive louco e bem avisei de tudo isto. Prepare-se o país para uma prostituição descancarado e das piores quando esta doença for legalizada. Eu não quero mais falar disso, estou a estudar a cura, assim que a descobrir aqui estarei para anunciar, talvez para a semana.

Zicomo

ricardo disse...

Bibliografia que sustenta a minha argumentacao...

http://debatewise.org/debates/1047-same-sex-marriage-should-be-legal/points/5327

http://gayhumility.com/a12277-boost-profits-market-to-the.cfm

http://money.howstuffworks.com/economics/volunteer/organizations/gay-rights-organizations1.htm

http://www.bilerico.com/2009/11/why_gay_marriage_is_the_end_of_the_world_or_the_qu.php

http://www.out.org.za/about.asp

http://www.fsp.co.za/eletter/cash-profits-%E2%80%98pink%E2%80%99-biz-opps

http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/article732531.ece

http://www.gayfamilysupport.com/gay-articles/Same-Sex-Gay-Marriage-Boom-Release-Of-New-Survey-Findings-As-Civil-Partnerships-Become-Legal-In-UK-Law.html

http://cityroom.blogs.nytimes.com/2009/05/26/would-gay-marriage-help-the-state-economy/?hp

Obrigado