06 março 2010

Homosexualidade e prismas (3)

Mais um pouco desta série, reproduzindo a segunda parte de um livro do missionário Henri Junod, referenciado no último número. Nesse livro, o buncontchana foi classificado como vício contra a natureza (proximamente tomaremos contacto com outros epítetos):

Clique sobre a imagem com o lado esquerdo do rato para a ampliar.
(continua)

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Vou atrever-me a propor algo...equilibrado, na minha optica.

'A defesa :
1- nao discriminar ao homosexual
2- concede-lhes o mesmos direitos dos demais humanos por obviamente serem humanos tambem.
3- fornicacao tambem 'e pecado, ainda que hetero, e esteve tambem ligado ao desparecimento de Sadoma e Gamorra.

Ao homos:
1- nao promocao da "cultura ou estilo de vida homo".

Para ambas equipes:
Nao promover sexo, de qualquer tipo.

Conselho pessoal:
Facam todos Amor, evitem sexo.
Facam no quarto, 'a luz de velas, nao com spot lights ao publico.

Aos demais participantes assistentes:
1- Vamos viver em harmonia, sem discriminacao de qualquer tipo.

Viriato Dias disse...

Achas que isto seria possível, Karim?

Imagina que temos uma sociedade que os anúncios de prevenção da cólera gera polémica e não raras vezes causa vítimas mortais. O que seria da homossexualidade. Sobre a poligamia, esteve atentos aos debates? Até levou o comité restrirto da Frelimo a reunir na Matola....

Não que a Frelimo seja dono do país, mas aqui concordo segamente com o professor José Luís (docente da UP), quer se queira quer não, a Frelimo ainda vai permanecer no poder por mais uns 5O anos (dito isto em 2006).

Não podes propor algo que, embora seja viável no futuro, se calhar depois da nossa geração, sendo que antes terá consequências nefastas.

É melhor previnir do que remediar. As mentes tradicionais como a minha, não estão a dormir como pode parecer, estão em estado de letargia, quando tudo isto virar o avesso, como se pretende, não haverá bombeiro que apague o fogo.

Não vamos copiar projectos ou desejos falhados dos indomáveis.
Temos sido recordistas neste aspecto. "Copy past" é o nosso modo de vida.

Zicomo

Anónimo disse...

Karim,

é uma boa proposta. apenas entendo como discriminatória a não promoção pedida aos homos. neste momento é o que temos para chamar a atenção para os nossos direitos.
ninguém está a promover sexo. para isso existem as industrias da pornografia.
o movimento lgbt é composto por cidadãos que oferecem o seu trabalho e o seu tempo em defesa de direitos.
não perdem o seu tempo com actividades ilícitas, visto que querem promover a legalidade e apostam tudo na definição do que é ou não é justo.

obrigada pelo aporte positivo.

Viriato Dias disse...

Num manual de património, algures na minha estante, encontrei um texto interessante que diz o seguinte:

"O crescimento demográfico, associado a mitos distorcedores dum progresso salutar, a preocupação cegamente consumida, a indisciplina, a superficialidade e a ignorância de muitos, põem à prova diariamente a nossa afirmação como homens, naquilo que de mais específico nos harmoniza: na consciência étnica, na capacidade de compreendermos o mundo que nos rodeia e o lugar que nele ocupamos."

Está aqui mais uma razão que tenho dito, sobretudo AQUI, neste Diário, os mitos que andam em volta dos apologistas da homossexualidade. Ignoram todo e qualquer tipo de regra da sociedade (africana e moçambicana), tendo a ambição....Por onde andas Samora Machel? Veja que a sociedade que construiste está a passos gigantes do abismo! E é por isso que os teus colegas de luta acabaram com o manicómio? Onde vamos agora colocar os doentes mentais?

E continua, a mesma fonte, com o seguinte teor: "Está perante nós uma clara escolha: ou enveredamos por uma prática hedonista e, a bem da imediata obtenção de mais elevados padrões de consumo, ignoramos os problemas dos demais membros da nossa comunidade e das gerações futuras; ou vamos ao fundo dos problemas, avaliamos as nossas intervenções a crédito e a débito, numa perspectiva solidária com os restantes ou vindouros membros da nossa comunidade, e então havemos de manter sempre actuante a componente da defesa do património."

Se os nossos filhos não merecem uma sociedade em que nós não fomos capazes de herdar, então não deixemos furos e buracos para aqueles que não tiveram escolha. Para os homossexuais, lésbicas, etc....não sendo um defeito de nascença, podem se esforçar em curar-se.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Tangas,

A nao promocao pedida aos homos, tambem 'e valida para heteros... para ambas equipes:

-nao promover sexo de qualquer tipo.

Quanto ao estilo de vida hommo, nao acho que se deva promover da mesma maneira que nao se promove estilo de vida hetero... simplesmente acontece...nao 'e assim ?

e acredito que 'e sempre melhor que a situacao actual.

Viriato,

A homosexualidade nao depende da frelimo no poder ou nao, ela depende da vontade individual e tambem da discriminacao de cada indivividuo... e ja entendeu directamente pelos homosexuais que nao estao a fim de pedir autorizacao 'a AR para "trepar".

ou voce respeita-os como humanos ou nao ? esquece a frelimo.

Anónimo disse...

talvez o Viriato queira aqui explicar-nos exactamente o que tanto o ameaça a questão homossexual.

se não é, nem quer ser, qual é o seu problema?

em que é que o direito à felicidade dos outros colide com os seus direitos?