04 novembro 2009

(88) 04/11/09


Cerca de 70% dos eleitores inscritos não foram votar na província da Zambézia (recorde cabeçalho desta postagem aqui). Leia sobre isso e sobre o que José Manteigas terá dito que faria caso Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, não cumpra o que terá dito que iria fazer, no "Diário da Zambézia", aqui. Obrigado ao AZ pelo envio do jornal via email.
Adenda às 15:27: novas e perturbadoras notícias no Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (31), 04 de Novembro de 2009. Por exemplo, que terá havido cerca de 7% de votos em branco e cerca de 4% de votos nulos (precisamos aguardar os resultados da votação em Tete e Niassa para obtermos a taxa de abstenção, a qual pode - desde já prever-se - deverá ser muito alta). Ou que há votos em quatro distritos que dão para pensar. Finalmente: há uma crítica à Renamo - creio que bem feita - no fim do boletim. Mas saiba dos pormenores (rosto logo abaixo), para já só em inglês, aqui:
Adenda 2 às 16:45: agora a versão em português, acabada de receber, aqui:
Adenda 3 às 17:17: "Em vez de se queixar sobre a boa organização partidária da Frelimo, a oposição faria melhor se aprendesse as boas lições e construísse uma estrutura partidária que espalhasse a sua mensagem e garantisse o voto dos seus apoiantes" - Joseph Hanlon, no boletim atrás citado.

7 comentários:

Abdul Karim disse...

guebuza 'e presidente de 30% de Zambezianos, ainda acompanhado de votos nulos e oposicao.

Afinal, a luisa diogo foi fazer o que, na Zambezia ?

Cumpriu, com 70% de eficacia. devia ficar la, a continuar a fazer o job, ate conseguir 100% .

Viriato Dias disse...

A ser verdade estes pronunciamentos de Manteiga estamos perante a infelicidade de um discurso de alguém que até já representou o povo. É exactamente este tipo de discurso que eu condeno, numa altura em que o mundo inteiro luta para o progresso dos seus países, vem Manteiga com uma nova visão, uma visão que a história não reza vencedores.

Um abraço

Anónimo disse...

Tenho a certeza que todas estas reclamacoes serao consideradas improcedentes, intempestivas, sem provas, etc, etc.

Anónimo disse...

Nao acredito que a alianca FRENAMO mude alguma coisa que de chance ao MDM de se fazer ouvir no parlamento. Acredito que vao tudo fazer para fazer crer que o MDM esta no parlamento para dormir, que nao esta a servir convenientemente ao povo ou que nao se faz sentir como oposicao. Se a Renamo mesmo falando dizem que nao faz nada. Imaginem se vao dar chances ao MDM de apresentar as suas ideias sabendo-se de antemao que constituem um "grande perigo" para a maioria absoluta (Frelimo) e para o sugundo lugar (Renamo) para as eleicoes de 2014

hermogenes disse...

concordo com o comentario do anonimo, nao acredito que A Freli e a Renamo deem qq espcao ao MDM. pelo contrario temo que de tudo farao para aniquilar MDM politicamente

Anónimo disse...

Para alem das falcatruas e outras razoes a Renamo perdeu as eleicoes de forma huminhante estas eleicoes porque andou embalada e distraida com a nova alianca: FRENAMO. Declarou o MDM como o seu inimigo, fez tudo para ajudar a excluirem o MDM pensando que o seu novo aliado piscaria o olho. Enganaram-se. O rato e o gato sempre serao inimigos ou acreditaram que poderiam ser amigos como nos desenhos animados de Tom e Jerry? Espero que a Renamo nao siga o exemplo dos Sibindes que vergonhosamente capitularam e se entregaram.

Aproposito de Sibindes acho que embora nao haja nada que impeca que os partidos que se aliam aos outros continuem a existir como partidos ha aqui partidos que deveriam ser moralmente "varridos" da arena politica.

Reflectindo disse...

AWEPA/CIP escreve o seguinte: A remoção da barreira dos 5% deu acesso à AR aos pequenos partidos.

Qual é o partido que se beneficiou da remocão da barreira?