No jornal online do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra do Brasil: "A Vale está prejudicando a vida de milhares de pessoas em Moçambique. Foi o que pôde constatar uma equipe de militantes que esteve no país entre os dias 28 e 29 de agosto. Representantes da União Provincial de Camponeses de Tete, vinculada à União Nacional dos Camponeses de Moçambique (Unac), da Via Campesina em Moçambique, da FIAN – Organização Internacional pelos Direitos Humanos à Alimentação, da Alemanha, e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tomaram contato com os impactos na vida dos camponeses do projeto de exploração mineral da companhia no Distrito de Moatize, na Província de Tete, centro de Moçambique."
Nota: obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter enviado a referência.
2 comentários:
A Vale 'e capaz de estar a cometer um erro estrategico.
A VALE FOI SEMPRE UMA EMPRESA CAMUFLADA E DE UM CAPITALISMO PURO. SEMPRE ANDOU DE MÃO DADAS COM POLÍTICOS DE ALTO NÍVEL, RETIRANDO O MÁXIMO QUE PODER DAS RIQUEZAS DOS PAÍZES ONDE OPERA, E HULHANDO O POVINHO, INCLUINDO SEUS TRABALHADORES. A VALE É TÃO DESCARADA QUE NÃO PENSA DUAS VEZES EM DESPEDIR UM TRABALHADOR, SUGAR, SUBJUGAR, ETC. ELES PERDEM E DEPEDEM TRABALHADORES NA MESMA VELOCIDADE COM QUE CONTRATAM EM TODO O MUNDO EM MOÇAMBIQUE EM PARTICULAR. PREJUDICAM EMPRESAS LOCAIS DE PRESTACAO DE SERVIÇOS POR FALTA DE SERIEDADE DESTA MULTINACIONAL. É MESMO PRA DIZE QUE A VALE NÃO VALE NADA! ENTRE VÁRIOS MALES QUE ESTA PEÇONHENTA EMPRESA VAI DISTRIBUINDO POR AÍ.
UM ESTUDIOSO DEVIA PROCURAR OUVIR BOA PARTE DOS TRABALHADORES QUE JÁ SAÍRAM DA VALE NESTES ESCASSOS 5 ANOS DA VALE EM MOÇAMBIQUE. É CHOCANTE.....
JOÃO
Enviar um comentário