No texto com o título "Dívidas obrigam Sibindy a apoiar a Frelimo" e subtítulo "MBS ajuda-o a saldar os seus pendentes na condição de se declarar apoiante da Frelimo" (recordem adenda 3 aqui e cabeçalho aqui), última página do semanário "Savana" desta semana: "Apoiante confesso do partido no poder, Mahomed Bachir não pára de surpreender com os seus apoios à Frelimo. Depois de oferecer 50 mil dólares na última reunião de quadros da Frelimo, o grupo MBS voltou a disponibilizar 800 mil dólares norte-americanos para o apoio à campanha da Frelimo e do seu candidato. Além do valor acima referido, o MBS responsabilizou-se pela colocação de reclames luminosos e painéis publicitários da Frelimo e de Armando Guebuza em todas as vias públicas da cidade e da província de Maputo, incluindo um mega painel luminosos colocado nas instalações do Maputo Shopping Centre". Vamos a ver se um dia sabemos o que Bachir e o MBS têm recebido em troca.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
isencoes de direitos aduaneiros nas importacoes, isencoes nos impostos, fiscalizacoes e auditorias do Ministerio do manuel chang, monopolio nas areas de intervencao do MBS, lideranca na comunidade maometana, e impunidade estarao com certeza dentre outros tantos beneficios de tao benevolente apoio 'a frelimo.
Pois é, vamos ver de facto o que ele recebe em troca. Estes tipos de negócios felizmente termina rápido, quando o povo abrir os olhos, por isso "é preciso picar o porco que dorme". Há muito, muito tempo houve casos desses, mas que acabaram mal. Bachir ainda não descobriu que o Sistema pica, será tarde demais quando isso acontecer. A água do sistema é salgada, não dá para matar a sede, "juro palavra de honra, sinceramente vou morrer assim".
Um abraço
Ele recebe de volta e o povo o que ganha do Bachir?
pois e!nada de surpreendente.
Para além do que disse o Abdul Karim, ele ganha a protecção para outros negócios inconfessáveis que dão muito mais que os 800tinhos que ele "empresta"... E todo o mundo sabe!
M
Enviar um comentário