16 julho 2009

Um advogado em foco

O semanário "Magazine Independente" da semana passada fez ocupar quatro páginas com uma extensa entrevista feita ao advogado Albano Silva. Na edição desta semana, o semanário "Zambeze" dedica-lhe três páginas, não menos cerradas, num trabalho cheio de citações documentais com o título (em primeira página) "Albano Silva intoxica opinião pública". Sem dúvida que Albano é um advogado em foco, com a sua vida e a sua actividade profissional ocupando regularmente espaço em certos jornais.

8 comentários:

Anónimo disse...

Fofoquices!

Não conheço pessoalmente Albano Silva, mas tenho acompanhado os casos quentes em que tem "levado a àgua a seu moinho" na defesa dos seus constituintes.

O desempenho numa profissão liberal, como a de Advogado, mede-se pelos RESULTADOS: Assim, é mediocre o Zambéze, como avaliador, quando classifica Albano Silva mediocre como Advogado.

O Zambeze perde-se em minudências sem interesse.

Expedientes para se vender mais uns jornais e uma forma de Albano Silva se manter na "ribalta": vale mais ser falado, do que esquecido!
__

Viriato Dias disse...

Ser falado por boas acções. Ai concordaria com o anónimo. Mas fazendo fazer do povo, melhor dizer, das pessoas sua as munições duma guerra que não passa de populismo e arrogância, sinceramente, ai condeno!

Um abraço

Reflectindo disse...

Eu não sei. Mas será? Lembro-me de muita coisa publicada na imprensa. E eu vou lá trazendo. Por acaso o Albano Silva tem o costume de desqualificar os outros sem revelar o seu background. Recordam-se do caso da casa do filho? E ele chamou aquele que reivindicava a sua casa de quem foi administrador colonial e tenha servido aos interesses do colonialismo. Nessa altura estava Albano Silva a combater o Zambeze sob direccão de Salomão Moyana. E qual foi a resposta de Moyana? Foi revelar-nos que Albano Silva foi dos Flechas onde se ia como voluntário para matar todo aquele que era suspeito ser da Frelimo (turra como eles diziam).

Não sei quem é mediocre Albano, Zambeze, Gani, Frangoulis, Moyana mas concordo com o Viriato, não temos que admitir populismo e arrogância.

Reflectindo disse...

Está aqui o artigo de que me refiro: http://comunidademocambicana.blogspot.com/2006/04/albano-silva-igual-si-mesmo.html

Reflectindo disse...

Desculpem-me! Segundo a fonte, Albano Silva foi alferes miliciano dos GEP (Grupos Especiais Paraque-distas)

Anónimo disse...

Caro Reflectindo, o que está em causa não é a vida privada, a origem e percurso do cidadão Albano Silva, MAS sim a avaliação do ADVOGADO das causas, A, B, C, etc., em que intervem.

Importa também ter presente que o Advogado tem como Missão, defender os interesses dos seus clientes/ constituintes, mesmo quando estes são efectivamente criminosos.

Os Advogados são pagos para, dentro do quadro legal tentar ilibar ou reduzir o mais possível a pena dos seus clientes.

São pagos não para incriminar os seus clientes, mesmo quando sabem serem culpados, mas sim para explorarem as circunstâncias atenuantes que possam beneficiá-los: não são, nem agentes da polícia, nem missionários!

Obviamente que o exercício desta função tem de reger-se por normas de ética e deontologia, definidas pela Classe, através da Ordem de Advogados.

É à Ordem, e não aos jornalistas ou à opinião pública em geral, que compete avaliar o comportamento profissional, moral e cívico dos seus Membros.

Como Advogado, Albano Silva tem experiências de sucesso, quer no lado da ACUSAÇÃO (BCM, Cardoso, etc., contra réus representados por Gani, Arouca e outros), quer do lado da DEFESA, conseguindo ilibar seus clientes, alguns com pouca simpatia na opinião pública. (mas a setença válida não é a da opinião pública, mas sim a dos Juízes, nos Tribunais).

> CONCLUINDO: Como Advogado, Albano Silva tem-se envolvido em casos polémicos, complicados e tem uma elevada percentagem de sucesso: GANHA CAUSAS, na Barra dos nossos Tribunais.

Um abraço,
__

Reflectindo disse...

Caro anónimo, concordo com a sua descricão quanto ao papel de um advogado.

Não sou advogado nem jurista para falar dos advogados e muito menos quanto ao sucesso deste e daquele advogado. Também, segundo a sua própria descricão do tipo de casos que ele defendeu ou defende, não sei bem a que se deve todo o sucesso como não sei como é que há suspeitos que nunca chegam a ser intimados.

Vamos ao que Salomão Moyana escreveu sobre Albano Silva, será desta maneira que ele vence os casos? Quer dizer os outros são colonialistas, anti-patriotas, etc, etc. Ele é que é patriota, nacionalista, que defende o bem comum, sempre comprometido com a nacão, etc??? Eu pessoalmente comecei a ter atencão sobre ele a partir deste artigo. Porque o Albano Silva queima os outros pelo seu passado, ocultando o seu próprio passado? Também a descricão do jurista António Frangoulis fez-me entender que Albano Silva é arrogante e populista.

O sector da justica é o mais injusto em Mocambique.

Seja como for não posso dizer agora quem é mediocre entre Silva, Zambeze, Gani, Arouca, Rupia, Moyana. Mas tenho acompanhado e vou acompanhando a polémica entre eles.

Viriato Dias disse...

Reflectindo,

Aprecio em ti esta forma de trazer à tona comentários com as suas respectivas fontes, deixando claro quão é a "verdade" do que diz! como se diz por cá: as fontes matériais é a Rinha das causa. Parabéns. Olha que nem eu tinha lido este artigo de S. Moyana sobre o Dr. Albano Silva, cujo reinado há-de acabar como acabou a de muitos que faziam do país suas propriedades...Disso não tenho dúvida. Quantos afinal "jazem" na Cadeia Civil do Maputo, os ditos "daqui não saio e daqui ninguém me tira!!!"

Um abraço