20 julho 2009

Três candidatos à presidência da Renamo

De acordo com Fernando Mazanga, falando hoje no café da manhã da Rádio Moçambique a partir das 7:30, o congresso da Renamo deverá começar hoje na cidade de Nampula cerca das 10 horas, havendo três candidatos à presidência do partido.
Adenda: pude notar uma grande hostilidade (creio que estrategicamente prepositada, em alguns casos) por parte da maioria das pessoas que entrou em diálogo no programa, seja em relação à Renamo, seja, especialmente, em relação a Afonso Dhlakama, seu presidente. Mas Mazanga não se descontrolou. Ele é tão bem-falante e hábil quanto o homónimo da Frelimo, Edson Macuácua.
Adenda 2 às 11:12: a Rádio Moçambique aguarda poder reportar (1) a sessão da Assembleia da Assembleia da República (discussão na especialidade da proposta de lei contra a violência doméstica e proposta de membros para o Conselho Constitucional), (2) o início do congresso da Renamo e (3) o encerramento dos jogos desportivos escolares.
Adenda 3 às 15:57: alguém acabou de me informar que, afinal, são dois candidatos e não três como informou Mazanga: Dhlakama e Rogério Vicente, chefe da mobilização do partido em Inhambane.
Adenda 4 às 17:11: a Rádio Moçambique (RM) confirma os dois candidatos anteriormente mencionados (noticiário das 17 horas).
Adenda 4: segundo a RM em seu noticiário das 19:30, o outro candidato da Renamo chama-se Rogério Francisco João.
Adenda 5 às 20:15: ouvido pela STV no noticiário das 20 horas, o porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, disse que não se tratava de um congresso, mas de uma manobra de diversão (sic), que nada nele era público, que tudo era um mero arranjo interno.

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito Positivo. a RENAMO faz parte do pais.so precisa de acertar o passo. que seja desta.

Anónimo disse...

Prof.
Fala-se de mais dois canditados o prof. poderia junto de suas fontes descobrir quem são?

Carlos Serra disse...

Duvido que consiga saber algo, mas estarei atento.

Anónimo disse...

Já é muito positivo a ideia de realizar o congresso; mas o critério de seleção dos delegado deixa me preocupado como membro da renamo. Eu acho que não tinha que indicar ao dedos os que vão ou melhor se escolher em segredo.(aconteu aqui em manica)

Anónimo disse...

Me inytriga por que o processo "democratico" da Renamo tem tendencia de ser ocultado. Ha pouco houve eleição dos candidatos a deputado e foi a porta fechada e agora fala-se de tres candidatos e não sabe-se quem são. Interessante isto! Ha dias Dlhakama falou que vão realizar o congresso e depois ele volta a Maputo para oficializar a sua candidatura. Então ja se sabe que de principio vai ganhar as internas. E os outros candidatos é só pra fazer o boi dormir?

Chauque disse...

para quem é militar ou policía no ativo ou não sabe muito bem o quão é dificil acertar o passo, se não acertou no inicio ....os que vem por trás vão te xutar

Anónimo disse...

Quais são os critérios parar destinguir entre um congresso e uma reunião nacional?

Anónimo disse...

Prof.
as 14:30 a RM dará a entrvista concedida pelo LEADER da RENAMO.
Seria Interessante ouvi-la.

Viriato Dias disse...

O meu voto é de que este congresso traga não só para a Renamo como para o país em geral, soluções para minimizar a pobreza absoluta. Queremos linhas mestres, ou seja, ideias claras de como a Renamo, quer na oposição como no poder, pode contrubuir para acabar com as hecatombes que enfermam o país. Afora isto, dou os meus parabéns pela efectivação do seu congresso, tarde mas vale a pena que nunca!

Um abraço

Jornadas Educacionais disse...

O comentário do bem falante do partidão não deixa de ser caricato. Manobra de diversão. Abusando das categorias gramscianas, seria uma revolução passiva. Tantas são as revoluções passivas que tem sido levadas à cabo pelo partidão que o bem-falante tem se esquecido delas.

Como ainda é um novato nessas andanças políticas, talvez entenda pouco das revoluções passivas. Deixe-me dar-lhe alguns exemplos: nas eleições de 1994, o partidão operou a revolução passiva através da expressão "futuro melhor"; nas segundas eleições gerais, a expressão usada foi "força da mudança"; quando a mundança é uma ilusão para a maioria, o slogan agora é o combate à pobreza.

Edson, isso também são manobras de diversão, ou, na linguagem de Gramsci, revoluções passivas. Não se trata de defender a oposição, mas sim, de cansaço das revoluções passivas que vocês têm levado à cabo. Quer uma definição?

Anónimo disse...

O meu voto é de que este congresso traga não só para a Renamo como para o país em geral, soluções para minimizar a pobreza absoluta. Queremos linhas mestres, ou seja, ideias claras de como a Renamo, quer na oposição como no poder, pode contribuir para acabar com as hecatombes que enfermam o país. Também pedir atenção para pessoas de decisão do partido aos membros que se candidatam para apenas o seu enriquecimento mas não para a causa do povo. Porque é destes que o partido perde confiança. Afora isto, dou os meus parabéns pela efectivação do seu congresso, tarde mas vale a pena que nunca!