01 julho 2009

Nossos recursos minerais

O conhecimento que os Americanos têm dos nossos recursos minerais, aqui, em relatório de 2007. Ainda não encontrei o relatório de 2008. Obrigado ao Ricardo pelo envio da referência.

2 comentários:

Anónimo disse...

estranho,

recursos minerais estao a ser explorados e a pobresa aumenta.

estranho mesmo, a maioria dos mocambicanos nao beneficia.

ainda temos as florestas a saque e as nossas criancas nao tem carteiras escolares para se sentarem na escola.

terra da marrabenta

Anónimo disse...

 O conhecimento dos nossos recursos minerais pelos Americanos vem de muito antes de 2007 /08.

> Sentimos bem na pele as consequências desse conhecimemto de longa data.

 Na realidade, o surgimento da RENAMO e os tenebrosos 16 anos de conflito que se seguiram, COM DESTRUIÇÕES EM ESCALA NUNCA ANTES VERIFICADA NO NOSSO PAÍS; deslocação de pessoas, rotura de circuitos económicos, etc.,

> é CONSEQUÊNCIA, pura e simples, do facto de, após a aprovação das Directivas Económicas e Sociais no III Congresso da Frelimo, em 1977, terem surgido sinais de possível recuperação económica, logo, de VIABILIDADE dum regime socialista numa região (UBÉRRIMA EM RECURSOS MINERAIS ESTRATÉGICOS PARA O OCIDENTE), que corriam o risco de ficar sob controlo da ex-URSS.

 Ora, os EUA, então Comandante em Chefe do Mundo Ocidental, como não brinca em serviço, optou por cortar o mal pela raiz.

> Havíamos nascido em 1975, e em 1978/79, mal andávamos, estávamos a ser alvos da estratégia do Ocidente: RAS/racista um aliado natural (pelos recursos), forja, treina, apoia logisticamente a RENAMO, que, inicialmente, mais não era que um conjunto de mercenários, actuando como braço armado da RAS/racista e do Ocidente, para realizar o trabalho SUJO de vandalismo, crime e arregimentação forçada de compatriotas, que transformavam em facínoras.

 Obviamente que, passados quase vinte anos sobre o fim do conflito, as interpretações dum mesmo facto podem ser divergentes, mas, neste caso, o PAI da democracia, foi um mero joguete, para a realização duma das tarefas que, seguramente, ficará registada na nossa História como das mais REPUGNANTES.

 Sim, sabemos bem, quanto os Americanos … desde há muito, conhecem a importância estratégica dos nossos recursos minerais, agrícolas, marinhos, etc... sentimos na pele os seus métodos de actuação.
__